Home / Animais / Quanto Tempo O Hipopótamo Fica Embaixo Da Água? Ele Nada Rápido?

Quanto Tempo O Hipopótamo Fica Embaixo Da Água? Ele Nada Rápido?

Conhecidos como cavalos d’água, os hipopótamos são considerados os mamíferos mais perigosos do mundo, quando ameaçados, pois mais de 500 pessoas morrem por ano devido a ataques desse animal.

Semiaquático, o hipopótamo é encontrado em rios e lagos profundos, mas quanto tempo ele consegue ficar embaixo da água? Será que ele nada rápido? Confira isso e muito mais a seguir.

Características Do Hipopótamo

Hipopótamo vem do grego e significa “cavalo do rio”. Pertence à família Hippopotamidae e tem suas origens na África. Este animal é um dos maiores animais terrestres quando se fala de peso, perdendo apenas para os elefantes e rinocerontes.

O hipopótamo é um mamífero ungulado, ou seja, possui cascos. Sua pele é grossa, cauda e patas curtas, cabeça grande com focinho largo e redondo. Tem o pescoço largo e a boca grande. Suas orelhas são arredondadas e pequenas e seus olhos ficam na parte de cima da cabeça. É um animal de cor rosada ou marrom e possui poucos pelos, que são bem finos.

Sua pele possui algumas glândulas que expelem uma substância que age como lubrificante da pele e ainda o protegem do sol. Um animal desse mede de 3,8 a 4,3 metros e pesa entre 1,5 toneladas a 4,5 toneladas, sendo que as fêmeas são um pouco menores e menos pesadas. Além disso possuem um estomago bem complexo e ainda conseguem ficar embaixo da água por até cinco minutos.

Os hipopótamos vivem em grupos liderados por um macho. Esses grupos podem ser de até cinquenta indivíduos. Eles se alimentam a noite e durante o dia dormem e mantém os corpos resfriados. Quando saem para se alimentar caminham por até oito quilômetros em busca de comida.

Alimentação E Habitat do Hipopótamo

Os hipopótamos são animais herbívoros e se alimentam, basicamente de grama, folhas verdes e largas, frutas caídas no chão, samambaias, brotos, ervas e raízes macias. Eles são animais que saem para se alimentar ao entardecer e podem chegar a comer de 68 a 300 quilos por dia.

Existem alguns relatos de que hipopótamos podem comer carne ou ainda praticar o canibalismo, mas seu estomago não é adequado para esse tipo de alimentação. Assim, a carnivoria pode ser consequência de estresse nutricional do animal.

Apesar de ficarem a maior parte do tempo na água, sua alimentação é terrestre e, geralmente ele anda nos mesmos caminhos em busca de comida. Assim, ele tem forte impacto sobre a terra, mantendo-a clara da vegetação e firme.

Habitualmente, os hipopótamos vivem em rios e lagoas da África, mas também existem alguns animais mantidos em cativeiro, principalmente nos zoológicos. Por ter a pele bastante sensível ao sol, passam a maior parte do tempo dentro da água, ficando apenas com os olhos, narinas e orelhas para fora da água.

Reprodução do Hipopótamo

Como vivem em bandos, o ciclo reprodutivo acontece mais facilmente. Fêmeas atingem sua maturidade sexual aos 5 ou 6 anos e os machos com 7,5 anos. O acasalamento acontece na água, durante o ciclo reprodutivo que é de 3 dias, quando a fêmea está no cio. Na época de reprodução, os machos podem chegar a brigar para ficar com a fêmea.

Via de regra, o nascimento dos filhotes acontece sempre nas épocas de chuva e a fêmea consegue dar à luz a cada dois anos. A gestação dura aproximadamente 240 dias, ou seja, 8 meses. Cada gestação resulta de apenas um filhote, sendo raro ter dois. A cria nasce debaixo da água, medindo 127 centímetros e pesando entre 25 e 50 quilos. Ao nascer, os filhotes precisam nadar até a superfície para poder respirar pela primeira vez.

Os filhotes são amamentados até completarem um ano. A amamentação acontece tanto em meio terrestre como na água. Nesse período os filhotes ficam sempre junto da mãe, e em águas mais profundas ficam nas costas delas, nadando para baixo quando querem se alimentar.

Hipopótamo Fica Embaixo Da Água E Nada Rápido?

Os hipopótamos ficam na água praticamente todo o dia, pois gostam de estar dentro da água por se tornarem mais leves e flutuar. Dentro da água, eles ficam apenas com as orelhas, olhos e narinas para fora da água, para poder respirar. Porém, ele consegue ficar totalmente submerso por até seis minutos.

Em terra, eles podem atingir até 30 km/h, andando tão rápido como as pessoas, porém eles podem parecer um tanto desengonçados ao caminhar. Já na água, são bastante suaves, parecendo bailarinos. Também são rápidos e apresentam suas narinas e orelhas se fecham quando ele fica submerso. Nadando, podem atingir até 8 km/h.

Curiosidades do Hipopótamo

  • Quando ficam muito tempo no sol, os hipopótamos podem se queimar, por isso eles se hidratam tomando banho de lama.
  • Quando ficam totalmente embaixo da água suas narinas se fecham.
  • Sua respiração é automática, assim mesmo se ele dormir na água ele vai subir a cada 3 ou 5 minutos para respirar.
  • Sua mordida pode chegar a força de 810 quilos, equivalendo a força de mais de duas mordidas de um leão.
  • Os leões são os únicos predadores naturais do hipopótamo.
  • Em cativeiro, podem viver por até 54 anos, já no meio natural até os 41 anos.
  • Vivem apenas na beira de rios e lagos por serem semiaquáticos.
  • Possuem a forma arredondada, parecendo um barril.
  • É o terceiro maior animal terrestre, depois do elefante e do rinoceronte.
  • É considerado um animal agressivo e perigoso na África.
  • Entre si, são extremamente agressivos, lutando para ganhar território.
  • Sofre ameaça de extinção em algumas regiões.
  • São bastante seletivos na sua alimentação.

Veja também

Cygnus Buccinator

Reprodução do Cisne: Filhotes e Período de Gestação 

O cisne, essa linda ave aquática, é muito usada para enfeitar os ambientes, e vivem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *