Home / Animais / Dachshund Mini Pelo Longo: Tamanho, Onde Comprar e Fotos

Dachshund Mini Pelo Longo: Tamanho, Onde Comprar e Fotos

O dachshund, também conhecido como teckel ou “cão salsicha” é um cão de origem alemã. Essa raça canina possui um grupo próprio na Fundação Cinológica Internacional (FCI) por causa das variações em seus tamanhos e no tom de seus pelos.

Esse cachorro é especialista em caçar pequenas presas, pois tem um olfato muito apurado e consegue seguir o rastro de suas vítimas facilmente. Apesar de suas pernas curtas, o dachshund é um caçador muito ágil.

Características Gerais

Segundo alguns estudiosos, essa raça tem mais de cinco mil anos. Inclusive, já foram encontradas imagens muito parecidas com um dachshund no sarcófago de um faraó.

Com relação ao dachshund dos dias de hoje, os alemães são responsáveis por boa parte do seu desenvolvimento. Eles queriam um cão de pequeno porte, porém, veloz e resistente. Dessa forma, eles teriam um animal caçador e com estrutura física adequada para entrar em tocas de coelhos, lebres e outros animais.

Com o passar do tempo, esse cachorro foi levado para a corte britânica, o que lhe deixou ainda mais famoso. O dachshund não deve ser medido pelo seu peso, mas pelas dimensões de seu tórax, que normalmente alternam entre 30 e 35 cm.

A expectativa de vida do “salsicha” é muito alta para um cão, pois ele vive aproximadamente doze anos. Em alguns casos, esse animal pode ultrapassar a barreira dos vinte anos de idade. Segundo um texto do site Portal do Dog, o dachshund é um dos cães que mais soltam pelos. No entanto, o site não diz qual é a fonte dessa informação.

Temperamento

Com relação à personalidade, esse cão é destemido e corajoso, além de ser uma excelente companhia. Ele é inteligente, animado e gosta muito de brincar. Além disso, o dachshund de pelo longo é curioso, aventureiro e muito companheiro. Esses cães amam cavar, usam seu olfato para seguir pistas e gostam de enterrar as coisas que eles caçam.

Apesar de ser muito independente, o dachshund gosta de ficar próximo de sua família. Como é um cão muito carinhoso, faz questão de ser amigo de crianças e adultos. Esse cão é muito apegado aos seus humanos, e, por conta disso, costuma seguir os passos deles com muita frequência.

O dachshund de pelo longo é um cão dócil, amigável e muito calmo. Eles herdaram essa paciência de suas espécies ancestrais. Por conta de sua personalidade tranquila, é muito raro esse cão quebrar alguma coisa dentro das casas.

No entanto, o “cão salsicha” não é muito amigável com pessoas que ele não conhece. Em um primeiro momento, ele fica muito desconfiado e começa a “estudar” a pessoa para saber se ela é realmente confiável.

Como esse cão é muito tranquilo, ele gosta de fazer amizade com outros cachorros, ainda que sejam de outras raças. Entretanto, como nada é perfeito, o dachshund de pelo longo é muito teimoso.

É muito comum ele ignorar aos comandos de seus donos e, em alguns casos, fazer exatamente o oposto do que foi dito. Ou seja, treinar esse cão requer muita paciência e perseverança. A melhor coisa é adestrá-lo desde sua infância, pois será mais fácil conviver com ele ao longo dos anos.

Como o dachshund de pelo longo é muito inteligente, ele sabe o que é a relação entre causa e consequência. Por exemplo, ao verem seus humanos colocando uma roupa nova, eles ficam tristes, pois sabem que seus donos vão sair.

Dachshund Mini na Grama
Dachshund Mini na Grama

Doenças

Por mais que a estrutura física desse cachorro seja bem engraçada, o corpo alongado do “salsicha” lhe proporciona vários problemas de saúde. Ao longo de sua vida, esse cão normalmente tem problemas na coluna e em outras vértebras.

Por essa razão, os cães dessa raça não podem ficar obesos e nem devem sofrer lesões em suas costas. Além disso, essa raça é muito delicada e precisa de cuidados especiais em sua pele, pois é muito predisposta a doenças, inclusive câncer.

Ademais, esse cão ainda pode ter outros problemas de saúde ao longo de sua vida. Doenças como glaucoma, epilepsia, surdez, hipotireoidismo e diabetes podem prejudicar muito esse animal. Para evitar esses problemas, é necessário que o cão tenha um rígido acompanhamento médico, pois, dessa forma, ele terá uma vida muito mais saudável.

O dachshund de pelo longo tem que ir ao veterinário uma vez a cada semestre. Além disso, é necessário respeitar as datas de vacinas e não se esquecer de dar os remédios necessários para todos os seus tratamentos.

Preços

O valor desse cão normalmente muda de acordo com a variação de sua espécie, com o sexo e com o canil em que ele nasceu. Por exemplo, se um filhote de “cão salsicha” nasceu de um casal que recebeu vários prêmios, o valor desse animal será muito maior do que a média.

Nos dias de hoje, o preço de um filhote dachshund varia entre R$1.200 e R$5.000. Caso queira adotar um “cão salsicha”, lembre-se de escolher um canil que seja confiável, pois esses animais precisam estar vacinados e devidamente higienizados. Por conta disso, comprar um cão pela internet ou em um canil desconhecido pode ser muito perigoso.

Independentemente da raça, cuide bem do seu cão, pois ele tem sentimentos e precisa de amor e carinho. Analise bem o seu poder financeiro, pois, não adianta adotar um cachorro e depois se livrar dele porque não tem condições de arcar com os custos. Abandonar um cachorro é um ato muito cruel.

Filhotes

Quando uma cadela dachshund gerar filhotes, é preciso levar todas as crias ao veterinário, pois é importante imunizar (vacinar) cada uma delas. Além disso, é necessário fazer um monitoramento do peso e do crescimento desses pequenos cães.

Ademais, as fêmeas dachshund precisam de acompanhamento veterinário durante toda a sua gravidez. Depois que os filhotes nascerem, eles vão precisar de muitas horas de sono para se desenvolverem da forma correta.

Os filhotes desse cão normalmente crescem de forma acelerada até os sete meses de vida. Contudo, só chegarão à fase adulta quando completarem um ano de idade.

Como têm personalidade forte, esses cães precisam aprender a conviver com outras pessoas desde sua infância. Se não for educado dessa forma, a convivência diária com esse animal será muito complicada.

Quando adotar um filhote, lembre-se de explicar para ele quais são as regras da sua casa. Além disso, mostre para ele quais são as coisas que ele não deve fazer. A melhor época para dar início à socialização desse animal é entre o 5º e o 6º mês de sua vida.

Veja também

Quais os Benefícios do Ovo de Marreca? Para que Serve?

Os marrecos são aves aquáticas pertencentes à família dos Anatídeos. Estas aves produzem uma carne …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *