Home / Animais / Pode dar Fubá para Cachorro? Ele Faz Bem?

Pode dar Fubá para Cachorro? Ele Faz Bem?

Nossos tão amados e queridos cães, com o nome científico de Canis lúpus familiaris, também conhecidos como cachorros, são mamíferos e carnívoros, pertencentes à família dos canídeos, provenientes da subespécie dos lobos, sendo o mais antigo animal domesticado pelos seres humanos.

E, ultimamente, com a introdução da alimentação natural na dietas dos cães, muitas são as dúvidas em relação aos alimentos que podem ou não ser oferecidos a esses pets. Curioso? Então, fique por aqui!

Fubá: Posso dar Para o Meu Cachorro?

A resposta para essa pergunta depende muito de alguns fatores. O fubá é um nutriente completo e importante fonte de energia que pode ser incluído na alimentação do cachorro, sendo um complemento para reforçar as calorias diárias que ele precisa para crescer forte e saudável.

Entretanto, usar o fubá como alimento principal da dieta do seu cão pode ser muito prejudicial à saúde do animal, pois deve ser usado como complemento. Cachorros que são alimentados somente com fubá, apresentam carência de vitamina B3, que seria a niacina.

Isso pode causar estomatite necrótica e inflamação na membrana da boca. O fubá, se comparado ao arroz polido tem baixo teor de lisina e triptofano que estão entre os 10 aminoácidos mais importantes para a saúde dos cães.

Saiba que a falta dessa substância pode provocar sérias complicações no crescimento do animal ou até mesmo a morte.

Para que eles não apresentem episódios de diarreia e má absorção do fubá, é importante que sua textura seja grossa e muito bem cozido. Também pode ser usado farinha de milho, tendo o cozimento mais rápido por ser previamente torrado. Mas antes de tudo, é preciso consultar um veterinário para saber a quantidade certa para alimentar o cachorro.

Alguns Alimentos Permitidos Para Cachorros

1 – Abóbora

Esse legume tem vitamina C, rica em betacaroteno e fibras. Para os cães ela pode ser servida cozida e cortada em pedaços, sem nenhum tempero.

Abóbora para Cachorro

2 – Banana

A banana é muito apreciada por nós seres humanos mas para os cachorros ela também faz muito bem! Tem potássio, magnésio e vitamina B6, fruta essa que os cães adoram comer.

Banana para Cachorro

3 – Beterraba

A beterraba também pode fazer parte do cardápio canino, porém, deve ser servida para os cães somente cozida e sem nenhum tempero. Esse legume tem vitamina A, B, C e com certeza tem a capacidade de fortalecer o sistema imunológico do cachorro.

Beterraba para Cachorro

4 – Brócolis

Esta nutritiva verdura pode ser ótima para os cachorros quando servida cozida e sem temperos, pode ser misturada com a ração diária. Possui muitos nutrientes para o cão entre eles ferro, potássio e zinco.

Brócolis para Cachorro

5 – Batata doce

A batata doce é liberada para os dogs. Isso porque tem alto teor de vitamina E, betacaroteno e fibras. Deve ser servida cozida e sem temperos.

Batata Doce para Cachorro

6 – Carne bovina

A carne bovina é o sonho de consumo diário dos cães. Ela pode ser servida cozida, sem tempero como também crua, desde que seja, de preferência, congelada antes a fim de matar bactérias da mesma.

Carne Bovina para Cachorro

É essencial verificar o cheiro e coloração da carne, cuidando para não deixá-la no prato do cão, por mais de 20 minutos, evitando contaminação.

7 – Cenoura

A cenoura é outro legume preferido dos cães. Ela tem cálcio, betacaroteno e ademais vitaminas ótimas para o cachorro.

Cenoura para Cachorro

8 – Chuchu

Apesar de acharmos que se trata de um legume sem gosto nenhum, os cachorros amam comer chuchu cozido e sem tempero. Ele proporciona sensação de saciedade para cães que estejam principalmente em processo de emagrecimento. Além disso, o chuchu possui fibras e vitaminas.

Chuchu para Cachorro

9 – Couve flor

A couve flor é outro alimento saudável para a dieta alimentar dos cães apresentando vitaminas A, B, como também fibras e deve ser servida cozida, sem nenhum tempero.

Couve Flor para Cachorro

10 – Espinafre

Certamente o espinafre é uma das verduras mais ricas em nutrientes. O espinafre tem potássio, cálcio, ferro, fósforo e magnésio. Deve ser servido para seu cão, cozido e sem temperos.

Espinafre para Cachorro

11 – Inhame

O saboroso inhame tem alta quantidade de carboidratos e fibras, devendo ser servido ao seu cão sem casca, cozido e sem temperos.

Inhame para Cachorro

12 – Kiwi

O kiwi tem um sabor inconfundível e delicioso, fruta muito rica em vitamina C. Para seu cachorro consumir, basta somente tirar a casca.

Kiwi para Cachorro

13 – Maçã

A maçã é uma das frutas preferidas dos cachorros. Ela tem vitaminas B, C, E como também fibras. Sirva sem a casca e sem sementes e o miolo.

Maçã para Cachorro

14 – Manga

A manga é uma fruta suculenta que dispensa comentários por seu sabor singular. É rica em vitamina C e os cães devem comer essa fruta sem casca e sem caroço.

Manga para Cachorro

15 – Melancia

A melancia é uma fruta refrescante, ideal para os cães consumirem em épocas quentes. Apresenta muita água, sendo muito hidratante e precisa ser servida sem casca e sem sementes.

Melancia para Cachorro

16 -Morango

O morango é mais uma das frutas preferidas desses pets. Tem poucas calorias, várias vitaminas e podem ser servidas em pequenas quantidades, como se fosse um delicioso petisco para o seu cachorro.

Morango para Cachorro

17 – Pera

A pera é uma fruta riquíssima em vitaminas A e C. Os cães também podem se deliciar com essa fruta contanto que sejam retiradas a casca, semente e o talo da fruta.

Pera para Cachorro

Os Piores Alimentos Para os Cachorros

Existem alimentos que podem ser muito prejudiciais para a saúde dos cães. Confira alguns deles logo abaixo:

1 – Abacate

O abacate é uma fruta proibida para os cães. Esta fruta pode causar problemas gastrointestinais como também dificuldade no sistema respiratório do animal. O motivo e a persina, substância tóxica existente no abacate. O problema também está no caroço da fruta. Isso porque, dependendo do tamanho, o cão pode engolir.

Abacate para Cachorro

2 – Chocolate

O chocolate é tão perigoso para os cães, que pode até matar. Componentes que estão no cacau causam envenenamento em alguns cachorros. O chocolate preto tem cafeína e teobromina, substâncias que podem causar alergia, arritmia cardíaca, convulsões, aumento da pressão arterial e problemas no sistema nervoso.

Chocolate para Cachorro

As reações adversas ao chocolate podem ser dores, agitação, vômitos e desidratação. Nesse caso, o animal precisa ser levado imediatamente ao veterinário antes de entrar em coma.

3 – Café

O café pode causar uma séria intoxicação, caso o cão consuma a bebida. Outro problema é um ataque cardíaco e morte.

Café para Cachorro

4 – Alho

O alho pode destruir os glóbulos vermelhos do sistema sanguíneo dos cães. Quanto mais puro e forte for o alho, mais tóxico ele será para o cão. Os efeitos do alho demoram para serem visíveis e o cachorro pode causar insuficiência renal e anemia. Um dos sintomas desse problema, é a urina apresentar coloração laranja intensa.

Alho para Cachorro

5 – Massas fermentadas

Muitos donos de cães, dizem que seus pets gostam de comer pizza mas saiba que massas que contém leveduras são perigosas e expressamente proibidas para os cachorros.

Massas Fermentadas para Cachorro

Isso porque a levedura pode expandir o volume do aparelho digestivo como estômago e intestino, causando episódios de gases, vômitos, dores abdominais e indisposoção nesses animais.

6 – Leite

Após o desmame quando filhotinhos, os cachorros não precisam mais de leite para sua nutrição. Assim como os seres humanos, alguns cães, são tolerantes a lactose e a gordura presente no leite de vaca, pode provocar diarreia. Isso porque os cachorros não possuem a enzima que quebra as moléculas de lactose, o que pode trazer sérios problemas gástricos e intestinais.

Leite para Cachorro

7 – Maça com sementes

É certo que a maçã faz bem para os cachorros, servida como petisco em sua dieta, porém, se servida com as sementes podem intoxicar. Isso porque a semente possui cianeto, substância tóxica que pode causar:

Maça com Sementes para Cachorro
  • Convulsão
  • Hiper ventilação
  • Disfunção cardíaca
  • Choque cardiogênico e posteriormente, coma

Veja também

Marreco de Pequim: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco de Pequim é considerado uma das principais raças atuais de marrecos, ao lado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *