Home / Animais / Que Tipo de Carne Posso Dar Para Meu Cachorro?

Que Tipo de Carne Posso Dar Para Meu Cachorro?

Com a alimentação natural em alta nos últimos anos para os pets, muitas pessoas têm dúvida do que elas podem oferecer ou não aos seus animais de estimação.

Uma dúvida bastante comum é “Que tipo de carne posso dar para meu cachorro?”. Os cães podem comer carne sim. No entanto, cuidados são fundamentais para que as carnes não venham a fazer mal para o cachorro.

Cachorro e Alimentos
Cachorro e Alimentos

Fique por aqui e saiba quais carnes é possível dar para o seu cachorro, como oferecer esse tipo de alimentos, como preparar muito mais!

Quais os Tipos de Carne Que Posso Dar Para o Meu Cachorro?

Vamos lá. O cachorro pode comer, a principio, carne de frango e algumas partes de carne de boi.

Mas, os cães ainda podem comer carnes de: caprinos,  bubalinos, ovinos, peixes e suínos.

No entanto, o primeiro cuidado indicado pelos médicos veterinários é: Não dar carne crua para o animal.

Por quê? A carne crua pode conter muitos parasitas e acabar resultando em problemas estomacais e outros ao cachorro, certo?

Os Melhores Tipos de Carne Para Dar Para o Cachorro

  • Carne de frango: a carne de frango é uma das mais recomendadas para dar aos cachorros. De acordo com especialistas, o frango – em especial o peito do frango – é uma carne magra, repleta de proteínas, é de fácil digestão e tem pouca gordura. Além disso, atenção com outras partes do frango. Sempre ofereça a carne e não ossos, muito menos ossos de coxa de frango.
  • Carne vermelha: a carne vermelha é praticamente a preferida por todos os cães. O sabor dessa carne agrada muito os caninos. Além disso, essa carne faz bem aos pets. A carne vermelha é fonte rica de proteínas e também de ácidos graxos – que estimulam o tônus ​​muscular.
  • Carne de Cordeiro: a carne de cordeiro não é comum na alimentação dos cães, mas não faz mal. O preço deste alimento muitas vezes o deixa de gora a dieta dos cachorros. O sabor da carne de cordeiro é intenso – o que agrada muito os cães. Além da proteína, a carne de cordeiro tem gorduras boas, energia e mantém os músculos e a pele saudável.
  • Carne de Peixe: muitas dúvidas do tipo “Que tipo de carne posso dar para meu cachorro?” dizem respeito especificamente a carne de peixe. E isso é realmente um assunto importante. Isso, porque, muitos tutores dão aos seus cachorros peixes inteiros ou, então, em pedaços grandes.

Esse tipo de alimentação para o cachorro pode ser bem perigosa. Além do fato de o cão poder engolir grandes alimentos de uma só vez e sem mastigar, não é raro que a carne de peixe contenha espinhos.

Ingerir espinhos de peixe pode causar problemas de lesões na boca e garganta. Ou pior: lesionar órgãos internos, como o estomago ou até mesmo o intestino. Sem contar o perigo de engasgos e sufocamentos.

Mas, isso pode ser solucionado! Além das orientações que iremos ver mais adiante sobre preparar a carne para oferecer ao seu pet, atenção redobrada para remover todos os espinhos. Ou melhor: já prefira peixes com poucos espinhos.

Carnes Para o Cachorro: Atenção!

Cachorro Mordendo um Bife
Cachorro Mordendo um Bife

Completando o tópico anterior, as carnes devem ser oferecidas (depois de preparadas – conforme item a seguir), em sua forma natural. Ou seja, nunca de embutidos para o seu cachorro.

Exemplos de alimentos com carne proibidos para os cães: linguiça, hambúrguer, salsicha, mortadela, salame, peito de frango em fatias, etc.

Dicas de Como Preparar a Carne Para o Cachorro

Já sabendo Que tipo de carne posso dar para meu cachorro, vamos ver dicas de como preparar a carne, certo? Acompanhe:

  • 1 – Remover os Ossos

Sempre se certifique de que removeu cuidadosamente ossos e cartilagens das carnes. Atenção especial aos peixes, ok?

Os ossos de algumas carnes podem parecer pequenos e inofensivos, mas podem causar danos aos cães.

  • 2 – Lavar Bem a Carne

Depois de preparar a carne como explicado acima, é preciso lavar muito bem o alimento. Isso evitará que seu cão ingira algo estranho, mesmo que a carne seja de boa procedência.

Também, veja se a carne é temperada. Em caso positivo, lave diversas vezes o alimento para remover qualquer vestígio de tempero. Além disso, evite carnes temperadas para não ter de fazer esse processo.

  • 3 – Cozinhando a Carne para dar ao Cão

A próxima etapa é cozinhas muito bem a carne, mas em um ponto que fique bem cozinha, mas macia. Ou seja, não deixe a carne queimar. Dar carne queimada para o cachorro também faz mal.

Podemos cozinhar a carne na panela de pressão, em banho Maria, de forma ensopada ou até no forno de microondas.

Saúde Bucal do Cachorro Que Come Carnes

Além de tudo o que vimos até aqui, vale se atentar que cachorros que comem carne precisam de cuidados redobrados com a saúde bucal. Ou seja, mais do que aqueles que só se alimentam com ração.

Descuidar da saúde bucal do cão que se alimenta com carne, pode causar enfraquecimento dos dentes e até gengivites.

Escovando os Dentes do Cachorro
Escovando os Dentes do Cachorro

Assim, uma dica é dar petiscos especiais para a limpeza de dentes. Mas, sem exageros. Ofereça ao cão conforme instruções da embalagem ou indicação do médico veterinário.

Outra forma, é oferecer pedaços de maça. A maça é um verdadeiro detergente oral.

Há cães que se dão bem com a escovação de dentes. Nesse caso, é possível fazer a higiene bucal desses cães, mas sempre, com produtos específicos e de maneira adequada.

Alimentos Proibidos Para Cachorros

Agora que já sabemos tudo sobre carnes e cachorros, vale saber outros alimentos que podem fazer muito mal aos cães. Assim, eles são proibidos!

Lista de Alimentos Que Cachorros Nao Podem Comer
Lista de Alimentos Que Cachorros Nao Podem Comer
  • Alho e cebola
  • Chocolate
  • Abacate
  • Adoçantes
  • Uvas
  • Frango
  • Comida vencida
  • Espiga de milho
  • Laticínios
  • Salmão cru
  • Macadâmia
  • Caroços de frutas
  • Café

Veja também

Comportamento do Vombate, Hábitos e Modo de Vida do Animal

Você já ouviu falar do vombate? Caso não, pode ficar tranquilo. Este animal não é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *