Home / Animais / Benefícios Do Enxofre Para Cachorros: Quais São?

Benefícios Do Enxofre Para Cachorros: Quais São?

Um dos principais benefícios do enxofre para um cachorro está relacionado com o seu alto poder de combate a pulgas e carrapatos – alguns dos principais inimigos da saúde canina, e um verdadeiro desafio para donos de cães, independentemente da raça, porte e qualidade da criação.

O problema é que essas espécies possuem um ciclo de vida dos mais complexos da natureza. Este inicia-se com a produção de dezenas de ovos em um só dia, que se desenvolverão em um estágio larvar, permanecerão por um tempo num estágio de pupas (semelhantes a casulos), para só então atingirem a maturidade, em um processo que pode durar até vários meses.

E é justamente aí que mora o problema! Pois enquanto uma verdadeira infestação é eliminada do animal, ainda teremos um poderoso exército com até centenas de ovos, comodamente abrigado em tapetes, frestas, gramados, jardins, cantos, buracos; de forma praticamente invisível, tornando o seu combate um verdadeiro desafio para os donos de animais.

Segue, portanto, uma lista de benefícios do enxofre justamente para o combate a essas manifestações em cachorros. Benefícios geralmente obtidos por meio de uma administração tópica, que deverá ser levada a cabo após uma consulta completa com um bom veterinário.

1.Sarna

Os benefícios do enxofre para os cachorros podem ser obtidos em um tratamento para o combate à sarna; sem dúvida uma das afecções caninas mas comuns em todas as raças de cães, mas que pode ser combatida de forma natural após a sua correta identificação.

A doença manifesta-se em algumas variações, como a Sarna sarcoptica e a Sarna demodécica. A segunda é transmitida pela mãe ao filhote durante o nascimento, enquanto a primeira é o resultado da ação do ácaro Sarcoptes canis, que após a cópula deposita os seus ovos sob a pele do animal, liberando substâncias que provocam coceira, vermelhidão, irritação, e muito, muito sofrimento!

O tratamento com enxofre (na forma de banhos), apesar das inúmeras controvérsias, ainda é considerado o mais eficiente, barato e fácil de ser levado a cabo em qualquer desses milhares de rincões brasileiros.

2.Carrapato

Carrapato no Dedo de um Homem
Carrapato no Dedo de um Homem

Apesar de controverso, como dissemos, já existem estudos interessantes sobre os possíveis benefícios do enxofre para os cachorros, em especial para o tratamento de infestações por carrapatos; mais especificamente ainda quando administrado na alimentação do animal.

Mas o que diversos depoimentos nos ajudam a concluir é que o enxofre deve ser utilizado na forma de um pó misturado ao azeite de oliva, talco ou mesmo álcool gel.

Essa aplicação deverá ser feita pelo menos 3 vezes ao dia, com repetição dos banhos a cada 2 semanas; e no caso de não apresentar resultados satisfatórios, o tratamento deverá ser interrompido, e a procura a um veterinário deverá ser feita com a maior urgência possível.

3.Pulgas

As pulgas são consideradas companheiras quase inseparáveis dos cães, independentemente de raça, tamanho e cuidados. Qualquer descuido, e lá estão elas, coçando, e coçando, e coçando… e mais que isso, elas comprometem a imunidade do animal – o que logo resulta em falta de apetite, apatia e uma completa indisposição.

Uma fêmea é capaz de colocar dezenas de ovos por dia, que não só infestarão o cachorro como certamente estarão por toda a parte: nos carpetes, frestas, fendas, e onde quer que eles encontrem um ambiente acolhedor.

Aqui, mais uma vez, o enxofre pode contribuir grandemente para o combate a esse tipo de afecção canina. E, para tal, basta diluir 250 ml de enxofre em 1l de água e aplicar topicamente.

Além Dos Benefícios Do Enxofre Para Os Cachorros, a Importância De Manter Uma Ambiente Limpo E Arejado.

A principal dificuldade para um combate eficiente a esses tipos de manifestações em cães pode ser apontada no fato de que os micro-organismos causadores de tais moléstias são extremamente resistentes. Eles podem colocar dezenas ou até centenas de ovos por dia, e que geralmente são depositados em qualquer lugar da casa.

Poderão existir focos de infestações em jardins, canteiros, em sofás, tapetes, entre outros inúmeros locais considerados quase improváveis.

Isso sem contar o fato de que as pulgas, por exemplo, são capazes de resistir a até longos e quase intermináveis 7 meses sem o seu néctar precioso (o sangue), e ainda desenvolverem-se adequadamente, em um processo que contempla os estágios de ovos, larvas, até a fase adulta.

Esse ciclo poderá durar meses; com essas espécies cômoda e sossegadamente escondidas (ou não) em casa ou no canil, para eclodirem no momento certo; e por isso mesmo sempre renovando a infestação no animal, por mais que lhe seja aplicado os mais diversos tipos de tratamentos.

Por isso, o mesmo tratamento aplicado aos animais deverá ser, necessariamente, aplicado nos seus canis, casinhas, bem como em sua residência, nos tapetes, forros, pisos, etc.

Pulverizadores com o medicamento também são bastante bem vindos, ou mesmo vapor de água a altíssimas temperaturas, em jatos direcionados no teto, paredes, frestas, fendas e cantos, e onde quer que o cão tenha estado nos últimos dias.

Importante!

Muito importante é atentar para os riscos da administração de todo e qualquer produto sem o devido aquiescimento de um bom veterinário, já que todas essas dicas são oriundas da sabedoria popular. Esta, como se sabe, caracteriza-se por uma aplicação geral, e que não atende às especificidades de cada animal – como só a medicina tradicional sabe fazer.

Atente também para o fato de que animais gestantes, com ferimentos de pele, frágeis quanto aos seus sistemas imunológicos ou que já tenham apresentado alguma alergia, deverão ser privados de tais tratamentos populares, sob pena de agravar um transtorno que possivelmente seria de fácil controle por meio de métodos tradicionais.

Outra coisa importante é saber que se deve dar uma maior atenção aos períodos mais quentes, especialmente em regiões com alta umidade, como nas regiões norte e nordeste do país. Esse é o ambiente ideal para o desenvolvimento dessas espécies de micro-organismos em cães e gatos.

Banho no Cachorro Com Sabonete de Enxofre
Banho no Cachorro Com Sabonete de Enxofre

E para que os benefícios de um tratamentos como esse à base de enxofre possa verdadeiramente apresentar resultados satisfatórios, certifique-se de que a alimentação do seu cão está sendo a ideal; certifique-se também de que ele não está sendo submetido a maus tratos, vive em um ambiente saudável, entre outros fatores que podem influenciar, enormemente, na saúde e qualidade de vida do seu animal.

Gostou desse artigo? Deixe a resposta na forma de um comentário. E continue compartilhando os nossos conteúdos.

Veja também

Flamingo: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Se você se deparar com um Flamingo quando menos espera, em um passeio, ou mesmo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *