Home / Animais / Poodle – Suas Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Raça

Poodle – Suas Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Raça

Os poodles são cachorros famosos pela destacada pelagem, quase sempre encaracolada, com coloração que pode variar entre o branco, o preto, o marrom, o cinza, o abricó e o fulvo avermelhado. Curiosamente, a coloração do cão filhote se mantém durante a fase adulta.

Já esteve no top 3 dos cães mais populares do Brasil. A raça também é considerada a segunda colocada em termos de inteligência. Dessa forma, possuem facilidade em serem adestrados.

Suas outras qualidades incluem docilidade e obediência. Também são cães bastante brincalhões. Na Europa do século XVI, eram famosos como ‘dançarinos’ em festas promovidas pela sociedade aristocrática. Talvez, por essa razão, até hoje seja comum vê-los representados com cães da alta sociedade em desenhos animados e outras mídias.

Sua origem remonta à França, apesar desta informação ser relativamente questionável, uma vez que este cão já era criado na Alemanha e Europa Central.

Neste artigo, você conhecerá algumas outras curiosidades e fatos interessantes sobre a raça.

Então venha conosco e boa leitura.

 Poodle Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Raça: Existem 4 Tamanhos de Poodle

O cão da raça poodle pode ser classificado como grande, médio, anão ou toy- dependendo de seu porte físico.

O poodle grande possui entre 45 a 60 centímetros; aqueles que são classificados como médios apresentam entre 35 a 45 centímetros. O poodle anão possui entre 2 a 35 centímetros; ao passo que, o poodle toy está na média entre 24 a 28 centímetros.

Tal como há variação em termos de comprimento, também há variação no peso. Do toy ao grande, o poodle pode pesar entre 2 a 23 quilos.

Poodle Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Raça: Estilo de Tosa

Uma tosa estrategicamente bem feita confere maior elegância a este cãozinho.

Ao longo da história, o estilo de tosa apresentou uma série de significados atribuídos. Na Alemanha, era mantida uma ‘juba’ exuberante ao redor do focinho. De acordo com a mentalidade da época, este corte em estilo leão ajudava a assustar os lobos que tentassem invadir certos rebanhos.

A raça foi concebida com o propósito inicial de caçar aves aquáticas. Dessa forma, na França, uma parte dos pelos eram removidos para facilitar o nado, mantendo-se a pelagem apenas nas áreas que necessitassem de proteção (tais como, próximo às orelhas).

Poodle Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Raça: Idade da Raça, Reconhecimento e Popularização

De acordo com o registro de pinturas e esculturas, acredita-se que a raça exista a mais de 400 anos. No entanto, o reconhecimento pelo American Kennel Club só ocorreu no ano de 1887.

A Raça Poodle
A Raça Poodle

A popularidade na aristocracia europeia do século XVI foi evidente, mas, nos anos no séculos XX e XXI também houve um grande boom. Esta raça foi disseminada como pet de muitas celebridades com grande poder de influência, dentre elas Walt Disney, Elizabeth Taylor, Chopin, Elvis Presley – e até mesmo cantoras do mundo pop, tais como Rihanna, Katy Perry e outras.

No Brasil, esta popularidade ocorreu apenas nos anos 1990.

Poodle Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Raça: Estes Cães Sabem Nadar

Os poodles estão entre as raças com maior capacidade para o nado. Tal habilidade está relacionada ao propósito na criação destes cães- no caso, a caça de aves aquáticas.

Todos os cães possuem, em algum nível, os dedos dos pés em formato de teia, de modo a favorecer o nado. No caso do poodle, esse formato é ligeiramente mais acentuado do que a média dos demais cães.

No entanto, é importante entender que toda regra tem a sua exceção. Não é porque a habilidade de natação está no seu gene, que todo poodle vai atirar-se apaixonadamente na água ao encontra-la. Cada cão pode reagir de forma diferente, bem como manifestar níveis de habilidades diferentes.

Curiosidades do Poodle
Curiosidades do Poodle

O dono poderá contribuir neste processo, ao levar o cão para passear na praia, rios ou lagos. Não é necessário colocar o cão imediatamente na água, mas sim verificar se o animal está confortável neste ambiente. No início, recomenda-se começar pela água rasa (local menos intimidante e de mais familiaridade). O próprio dono também poderá entrar na água, de modo a guiar o cão e transmitir certa confiança. Coletes salva-vidas caninos também são uma excelente opção para auxiliar nesta tarefa.

Dentro do adestramento para nado, os mesmos movimentos realizados na água poderão ser repetidos em terra firme. É importante que em cada evolução o cão receba um elogio. Cães tímidos ou ‘medrosos’ podem ser colocados ao lado de cães que adoram brincar na água.

Mesmo com instinto natural para o nado, não é recomendável forçar os limites do cãozinho. A paciência e a consistência são peças-chave. Afinal, afogamento de cães também pode ocorrer.

Poodle Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Raça: Doenças Associadas

Toda raça canina possui maior vulnerabilidade a determinadas condições clinicas. Apesar de o poodle ser uma raça bastante saudável e com boa expectativa de vida (na incrível marca de 18 anos), ele também possui certas predisposições a doenças (seja pela genética ou mesmo pela idade avançada).

Os exemplos mais comuns são a displasia de cotovelo e a luxação de patela, as quais podem resultar em dor, desconforto e até mesmo incapacidade para locomoção. Dependendo do grau de acometimento, é possível tratar apenas com atividades físicas moderadas (de acordo com a prescrição do veterinário), ou mudanças na rotina. Casos mais graves demandam intervenção cirúrgica.

Cães poodle também podem desenvolver catarata. Todavia, neste caso a cirurgia quase nunca é recomendada. Há outros procedimentos disponíveis que auxiliam na melhora da visão, todavia, a doença sempre gera sequelas.

Outra doença que pode aparecer nos poodles é a doença de Von Willebrand, a qual resulta em uma dificuldade de coagulação, por deficiência de uma proteína específica do plasma sanguíneo. Esta doença não tem cura, mas alguns tratamentos podem aliviar a intensidade dos sintomas.

Cães dessa raça também são mais propensos a dermatites e Doença de Addison (a qual resulta em atrofia na glândula dos rins).

*

Depois de conhecer algumas curiosidades e fatos interessantes sobre a raça poodle, que tal continuar conosco para visitar também outros artigos do site.

Aqui há bastante material sobre o mundo animal e vegetal, além de dicas uteis para o dia-a-dia.

Fique à vontade, esse espaço é seu.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

MOTTA, Z. É o bicho! 10 curiosidades incríveis sobre os cães da raça poodle. Disponível em: < https://www.metropoles.com/colunas-blogs/e-o-bicho/10-curiosidades-incriveis-sobre-os-caes-da-raca-poodle>;

Pet Love. Tudo sobre o seu: Poodle. Disponível em: < https://www.petlove.com.br/poodle/r>;

Petz. Guia de Raças Poodle. Disponível em: < https://www.petz.com.br/cachorro/racas/poodle/>;

SZAMI, C. Mundo Animais. O Poodles sabe nadar ? Disponível em: < https://www.mundoanimais.com/o-poodles-sabe-nadar/>;

Veja também

História da Harpia e Origem do Animal

Você já ouviu falar da harpia ? Pois bem, essa ave é o mesmo conhecido …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *