Home / Animais / Tipos de Tosas Para Schnauzer: Carneirinho, Bebê e Verão

Tipos de Tosas Para Schnauzer: Carneirinho, Bebê e Verão

Os tipos de tosas dos schnauzers, seja ele o bebê, o carneirinho ou o verão, são espécies de “mimos” ou cuidados dispensados a animais que, para muitos, são verdadeiros membros fiéis e leais da família.

As tosas podem ser feitas para a manutenção da higiene, como preparação para concursos de beleza, para preservação contra o ataque de pulgas e carrapatos, ou simplesmente para mantê-los sempre belos, felizes, saudáveis e satisfeitos.

E dentre os tipos de tosas mais recomendados para essa raça, podemos destacar:

1.Tosa Bebê

Como o próprio nome nos leva a supor, esse tipo de tosa é feita por quem deseja conferir ao animal (guardadas as devidas proporções) o mesmo aspecto que ele tinha quando ainda filhote.

É uma técnica bastante utilizada em cães com pelagem longa, e que ainda contribui para evitar os emaranhados e a formação daquelas curiosas “bolas de pelo”; e por isso mesmo pode ser também considerado um dos tipos de “tosas de verão”, justamente por deixar a pelagem do animal com uma espessura que não ultrapassa os 2 centímetros.

Schnauzer Tosa Bebê

A chamada “tosa bebê” é, juntamente com os tipos verão e carneirinho, um tipo bastante indicado para schnauzers, bem como para Poodles, Malteses, Yorkshires, Lhasa Apso, entre outras raças que costumam dar uma tremenda dor de cabeça quando o assunto é a manutenção das suas pelagens.

2.Tosa Carneirinho

Essa aqui é uma outra forma de fazer uma espécie de “agrado” a esses fiéis parceiros para todos os momentos. É um tipo de tosa que, além de deixar a pelagem curta, ainda modela umas espécies de tufos na cabeça e na cauda do animal.

Ela ainda deixa a quase “zero” o rosto e as patas, mantém todo o restante com não mais do que 3 centímetros, de forma a que a maior parte da pelagem mantenha-se com a mesma altura – com uma diferenciação apenas nas pernas, que podem ficar com uma espessura maior.

4.Tosa Verão

Nessa lista com os tipos de tosas para cães schnauzers, esse tipo entra como o mais radical de todos! Isso porque aqui toda a pelagem retirada – em uma “tosa total” – a fim de garantir um maior refresco para o animal, além de prevenir ataques por pulgas e carrapatos, e ainda tratar melhor possíveis ocorrências de lesões e dermatites.

Aqui o profissional deverá utilizar a máquina na sua gradação quase rente à pele; e por isso mesmo ela é capaz de fazer uma limpeza completa no animal, e, dessa forma, prepará-lo para um possível tratamento contra distúrbios de pele e lesões causadas por micro-organismos patológicos.

No início eles até estranham, mas depois é uma verdadeira festa! Observar a sensação de liberdade desses cãezinhos não tem preço!

Schnauzer Tosa Verão

Porém, apesar de aparentemente simples, recomenda-se realizar esse tipo de tosa somente com profissionais experientes, e em clínicas bem avaliadas, pois somente eles serão capazes de evitar que uma tosa tão radical traga consequências danosas para o seu cão.

Mas além dos tipos aqui mencionados, os schnauzers também podem ser submetidos a outras técnicas, como a japonesa, higiênica, leão, entre diversas outras, que também possuem as suas especificidades; elas também contribuem de alguma forma para a saúde dos cães; e ainda podem ressaltar as características mais apreciadas da pelagem do animal.

Os Segredos de uma Boa Tosa

Uma pata mais volumosa que a outra, uma sobrancelha que parece que vai despencar, diferenças de espessura em várias partes do corpo, um bigode torto…Essas são apenas algumas das inúmeras consequências de realizar a tosa de um schnauzer em um estabelecimento pouco confiável.

Diferentemente do que se imagina, os tipos de tosas para schnauzers, seja ela a verão, bebê, carneirinho, entre inúmeras outras atualmente utilizadas, possuem as suas características e peculiaridades que só mesmo um tosador profissional (ou “groomer”) poderá observar de forma adequada.

Somente ele saberá da necessidade de realizar banhos e tratamentos especiais, é quem conhece os principais cuidados preventivos e manipulações estéticas, sabe preparar os animais para possíveis concursos e exposições de beleza, além de aplicar diferentes estilos de cortes e outras formas de fazer de uma tosa uma verdadeira experiência para os cães.

As Singularidades da Tosa dos Schnauzers

Independentemente do tipo de tosa, carneirinho, verão, bebê, entre outras, a tosa dos schnauzers, devido às próprias características desses cães, deverá ser realizada apenas em estabelecimentos especializados no trato com cães de pequeno porte e com pelagem longa.

Durante a tosa, o profissional deverá utilizar tesouras para desbastar a parte externa da pelagem na região dos olhos, cortar a partir da frente da pelagem de toda a região da cabeça, atentar para os detalhes da área entre os olhos; e também não esquecer de manter a pelagem na parte superior do focinho.

Para esses cortes, recomenda-se o uso de lâminas entre #10 e #15. Já na região das orelhas, recomenda-se usar uma espessura #40; e sempre na direção oposto ao crescimento dos pelos (na parte de dentro) e no sentido dos pelos (na parte externa das orelhas).

E não é necessário nem lembrar que essa região auricular é uma das mais delicadas e sensíveis da anatomia dos cães, e por isso mesmo a tosa nessa região deverá ser feita com cuidado, sem pressa e com uso das melhores técnicas para esse tipo de empreitada.

Com relação às sobrancelhas, dê preferência a um corte em diagonal, tendo o cuidado de deixar na altura do focinho as pontas internas mais salientes. E com relação ao bigode e à barba do animal, recomenda-se tosar em um maior espaço de tempo, já que costumam crescer de forma mais demorada.

Recomenda-se lâminas #10 e #15 também para o dorso (da cabeça em direção à cauda), cuidando para deixar uma “saia” partindo da altura dos ombros, e ainda um corte na diagonal utilizando uma tesoura.

O ventre e a parte de dentro das patas podem ser cortados com #30 ou #40 – e sempre na direção oposta ao crescimento da pelagem. E na região da traseira, deixe sempre cerca de 3 cm acima do jarrete, cerca de 2 dedos na parte externa da perna – e sempre com uma lâmina #30.

Singularidades da Tosa dos Schnauzers

Dessa forma, você garante que terá sempre a companhia de um animal sadio, belo, feliz e bem tratado ao seu lado.

Não sendo demais lembrar, também, que esses tipos de tosas para schnauzers são apenas uma das inúmeras necessidades que eles apresentam durante as diferentes fases das suas vidas.

O que configura-se como uma das inúmeras características, não apenas dessa raça como também de praticamente todas essas variedades de cães considerados nobres dentro dessa nobre e imensa comunidade dos canídeos.

E caso esse artigo tenha sido útil, deixe um comentário, logo abaixo. E continue compartilhando os nossos conteúdos.

Veja também

Marreco Mandarim Branco Canela: Características e Fotos

Os marrecos são aves pertencentes à família taxonômica Anatidae, a mesma que abriga os patos, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *