Home / Animais / História do Schnauzer, Personalidade e Origem da Raça

História do Schnauzer, Personalidade e Origem da Raça

O chão schnauzer, além de lindo e encantador, também é super dócil, muito brincalhão, ou seja, é o pet ideal para estar por perto dos seres humanos. Pesquisas mostram que essa raça canina é o cruzamento de poodle com affenpinschers. Essa mistura o tornou um animal de personalidade adorável.

Ficou curioso? Então, fique por aqui e conheça a História do Schnauzer, Personalidade e Origem da Raça e muitas outras curiosidades sobre esse cão!

História do Schnauzer e Origem da Raça

A criação do schnauzer foi no ano de 1800, sendo nativo da Alemanha e trazido para os Estados Unidos no ano de 1924. Ele era usado para trabalhos em fazendas alemãs e como caçador de ratos, isso porque os roedores prejudicavam e diminuíam o estoque alimentar.

O schnauzer foi mais conhecido ainda na época da 1ª guerra mundial se tornando a raça mais popular da época nos Estados Unidos, porém, foi só no ano de 1926 que a raça foi registrada e reconhecida pela AKC – American Kenne Club.

Schnauzer

Primeiramente, o schnauzer foi adicionado a categoria pinscher wirehaired. Isso porque, na época, cães que apresentassem uma barba eram reconhecido como schnauzer. Isso causou certa confusão na identificação correta da raça.

Personalidade e Temperamento do Schnauzer

O temperamento do schauzer é tranquilo, muito fácil de lidar e se adapta a qualquer família que o tenha por membro da mesma. É muito interativo, sociável e brincalhão, porém gosta de ser sempre o centro das atenções.

Ele tem as características de um caçador, tendo o instinto de gostar de locais espaçosos e ao ar livre para ele correr sem medo de ser feliz. Outra característica marcante desse animal é a coragem, ele interage com cães tanto grandes como pequenos pois tem em seu íntimo o desejo de um desbravador.

Para esse cão, o que importa é brincar, não interessa o tipo ou tamanho do seu companheiro de brincadeiras. O schnauzer é extremamente familiar, isso porque sua alegria é contagiante, por isso, é preciso preparar uma área bem espaçosa para suas brincadeiras com a família.

Ele precisa construir laços fortes com a família que o adotou e outro detalhe, essa relação se desenvolve a medida do afeto que o cão recebe, tanto que é preciso ter cautela quando ele for apresentado a pessoas que não está acostumado a conviver. É preciso de uma supervisão durante esse momento.

Ele é quase sempre amor, entretanto, seu instinto de proteção está sempre ativo, quando tem alguém diferente ao lado dos seus familiares. É possível resolver isso, mostrando com atitudes que não há perigo em receber essa pessoa em sua casa. Com outros animais, também é bom ter prudência.

É fato que a raça é muito brincalhona, sendo assim, o tutor precisa monitorar as brincadeiras com raças maiores, pois ele pode correr o risco de sair machucado. É bom evitar a aproximação do schnauzer com outro pet menor que ele, como, por exemplo, hamster ou ratos domésticos, isso porque o instinto de caçador do cão, pode se manifestar!

É Verdade Que o Schnauzer Late Muito?

Isso vai depender da situação, mas no geral, ele late muito mesmo. Um exemplo disso é quando ele visualiza e sente que pessoas estranhas estão próximas, pois ele sente que pode ser um perigo para ele como também para sua família.

Tirando isso, ele é tranquilo no quesito latido com exceção dos momentos em que fica empolgado para demonstrar alegria, felicidade e euforia.

Os Portes do Schnauzer

Saiba que o cachorro schnauzer tem três tipos de porte distintos. Confira abaixo quais são:

Schnauzer miniatura (Pequeno)

Este porte é resultande do cruzamento do schnauzer standard com affenpincher, apesar de muitas pessoas acreditarem que o poodle seja desse mesmo cruzamento. Foi reconhecido no ano de 1933 e tem as mesmas características do porte médio, a não ser pelo seu tamanho que va de 30 a 35 cm, pesando em média de 5 a 7 quilos.

Schnauzer standard (Médio)

É dessa raça canina alemã que vem os ademais portes do cão schnauzer. Sua altura varia de 45 a 50 cm e pesa 15 quilos aproximadamente, tendo uma postura mediana e elegante.

Schnauzer standard

Schnauzer gigante (Grande)

Essa espécie do schnauzer também é conhecida como schnauzer de Munich, isso porque esta relacionado ao local onde ele nasceu que seria na Bavária, no sul da Alemanha, sendo o cão de maior porte da raça, entre as 3 variações descritas anteriormente.

Schnauzer gigante

Antigamente, o schnauzer gigante era muito usado para conduzir ovelhas como também o gado pois ele pode medir de 60 a 70 cm de altura e seu peso pode chegar à 45 quilos.

Quais as Pelagens do Schnauzer

Os pelos do Schauzer são em formato cerrado e apresenta textura dura e áspera. Sua cabeça tem pelagem visivelmente mais longa e rígida, o que forma a barba típica da raça, assim como sua sobrancelha disposta de forma arqueada, quase cobrindo seus olhos.

As cores da pelagem geralmente variam entre preto, prata e branca, sendo essa última a mais rara. Também existem schnauzer que apresentam a mistura dessas cores como, por exemplo, preto e prata. Isso gerou a necessidade de um padrão específico para a tosa desse animal.

A Saúde e os Cuidados com o Schnauzer

A raça schnauzer por sorte, é super resistente a doenças mas a variação do porte da raça pode gerar alguns problemas de saúde:

  • Schnauzer miniatura pode ter problemas de pele como dermatite e no sistema urinário, a urolitíase
  • Schnauzer gigante pode apresentar displasia coxofemoral devido ao seu tamanho
Cuidados com o Schnauzer

Curiosidades Sobre a Raça Schnauzer

1 – Conhecido também como o cão do “focinho”. Com um focinho bastante aparente é chamado carinhosamente de “cão do focinho”

2 – São desconfiados. A raça schnauzer, embora sociável, também é um tanto desconfiada. É um tipo de cão que não basta agradar para ganhar a sua confiança…

3 – Nível de energia. Está  entre as raças mais ativas. Adoram correr e brincar.

4 – Adestramento. São ótimos cães para serem adestrados. O schnauzer, inclusive, fica com a 12 ª posição no Ranking de Inteligência Canina – que fora desenvolvido por Stanley Coren. Assim, é uma raça de obediência moderada, mas que aprende muito fácil.

5 – Peso sob controle. Muito diferente de outras raças de cães, o schanuzer não apresenta muita tendência a ganhar peso. No entanto, sempre é fundamental cuidar da alimentação do pet, pois a obesidade é um problema com conseqüências muito prejudiciais aos animais.

6 – Cuidados com o pelo. A pelagem do schnauzer tende a embolar, criando nós difíceis de desfazer. Assim, é importante escovar esses cães com freqüência e deixar os pelos sempre saudáveis e limpos. Por outro lado, eles apresentam pouca perda de pelos.

7 – Já ouviu falar do “Chumpie”? Pois se trata de um cãozinho que mora no Canadá. É famoso e é um cão da raça schnauzer – que conta com mais de 10 mil seguidores na rede social Instagram. No perfil do Chumpie é possível acompanhar o seu dia a dia, as suas aventuras e muito mais!

Veja também

Quais os Benefícios do Ovo de Marreca? Para que Serve?

Os marrecos são aves aquáticas pertencentes à família dos Anatídeos. Estas aves produzem uma carne …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *