Home / Animais / Que Tipo de Carne Posso Dar Para Meu Cachorro? Carne Branca ou Carne Vermelha?

Que Tipo de Carne Posso Dar Para Meu Cachorro? Carne Branca ou Carne Vermelha?

As rações são alimentos práticos e preparados de acordo com a necessidade dos cães. É possível encontrar rações específicas para certas raças e portes físicos. Na descrição da raça, consta a concentração de nutrientes, vitaminas e outros elementos.

Apesar dos benefícios, por vezes há necessidade de complementar essa alimentação ‘sintética’. Neste contexto, pode ocorrer certa dúvida sobre quais ingredientes escolhidos são adequados para a saúde canina- uma vez que há alguns podem até mesmo causar danos ao organismo animal (tal como o chocolate, temperos, cebola e outros elementos).

No quesito de escolhas das carnes, é preciso considerar as necessidades nutricionais específicas de cada indivíduo.

Cachorro Comendo Carne
Cachorro Comendo Carne

Mas, afinal todas as carnes são seguras ? De fato, que tipo de carne posso dar ao meu cachorro?

Venha conosco e descubra.

Boa leitura.

Como Seria uma Alimentação Natural Canina Ideal?

É fundamental ter em mente que os cães devem alimentar-se daquilo que instintivamente já consumiriam, caso estivessem inseridos na natureza.

Pode parecer polêmico, mas os cães descendem do lobo e, dessa forma, não possuem nenhum problema de digestibilidade em relação a carnes cruas. No entanto, a ingestão de carne crua não oferece tanta segurança alimentar (no quesito eliminação de possíveis patógenos) quanto a carne cozida, e os torna vulneráveis a contaminação por Salmonela ou E. coli.

Também convém lembrar que não são animais completamente carnívoros, mas sim onívoros.

Uma dieta ideal e balanceada é composta por proteínas de origem animal, gorduras de boa qualidade (jamais em excesso, para não causar danos gastrintestinais); e, até mesmo, porções pequenas de frutas e vegetais (de modo a ter acesso a antioxidantes, fibras, vitaminas e minerais).

Que Tipo de Carne Posso Dar Para Meu Cachorro?

O cachorro é capaz de digerir tanto carne de vaca, quanto carne de porco. O mesmo raciocínio é válido para variadas espécies de aves, assim como peixes, cordeiros e até mesmo coelhos.

O cão é capaz de digerir vísceras e gorduras de animais com carne magra.

Carne de peixe possui grande concentração de Ômega-3 e, com isso, benefícios diferenciados à saúde; todavia, possui pouca concentração de proteínas em comparação á outras carnes brancas.

Cachorro Comendo Peixe
Cachorro Comendo Peixe

O Ômega 3 é um elemento essencial para a saúde dos pelos. A carne de peixe possui pouca concentração de gordura e, portanto, evita a ocorrência de problemas digestivos.

Apesar de certos benefícios, a carne de peixe deve ser limpa antes de oferecida aos cães (diferentemente da carne de mamíferos- como boi, coelho ou porco). Esta limpeza consiste em mergulhar a carne em água quente durante alguns minutos, de modo a eliminar as toxinas que possam prejudicar o sistema digestivo do animal.

Que Tipo de Carne Posso Dar Para Meu Cachorro? A Raça Interfere?

A escolha do tipo de carne ideal para o cachorro está diretamente relacionada à raça e ao porte físico.

Raças grandes possuem a necessidade de ingerir maior quantidade de proteínas, assim como maior quantidade de gordura. Dessa forma, as carnes vermelhas são mais recomendadas.

No caso das raças de pequeno porte, estas necessitam de alimentos com bom potencial proteico, porém baixo teor de gordura. Dessa forma, as carnes de ave e peixes são muito bem-vindas.

Além de Carne, Cães Também Podem Comer Vegetais?

Partindo do pressuposto que cães são animais onívoros, é possível sim incluir alguns legumes seletos na dieta, dentre eles o alface, espinafre e couve. Estes legumes podem ser oferecidos moderadamente na forma de petiscos.

Espinafre
Espinafre

O espinafre contém Ferro, Vitamina A e Zinco, também possui grande concentração de polifenóis (isto é, poderosíssimos antioxidantes). Entre os benefícios, estão a manutenção da qualidade do pelo e da integridade da pele; além do estímulo à produção de colágeno e queratina.

Alface
Alface

A alface possui grande concentração de fibras; dos minerais Zinco e Ferro; assim como das vitaminas K, E, C e A. A inclusão de polpa de beterraba à dieta canina também oferece fonte satisfatória de fibras.

Cenoura
Cenoura

A cenoura também é um vegetal importante, contribuindo para a saúde da pele e dos pelos. Possui grande concentração de betacaroteno e vitamina A.

Brocólis
Brocólis

O brocólis possui grande concentração de fibras e Magnésio; além das vitaminas K, C e A. Na abobora, também há bastante vitamina A, assim como Ferro e proteínas. Sugere-se que a abobora seja oferecida cortada em cubos e cozida na água ou vapor.

Quais os Alimentos Proibidos ao Cachorro?

Em determinadas concentrações, um simples chocolate pode causar danos graves de intoxicação no cachorro, em razão da presença da toxina teobromina. Uvas e uvas passas podem causar até mesmo insuficiência renal aguda.

Ao temperar carnes, nunca deve-se utilizar alho ou cebola, uma vez que o primeiro pode causar irritações no estômago ou intestino, assim como causar danos às células vermelhas do sangue; enquanto que o segundo possui uma toxina que pode causar anemia.

Doces são contraindicados, especialmente os doces dietéticos. Estes últimos possuem uma substância capaz de causar intoxicação imediata no animal.

A ingestão de leite e derivados pode causar diarreia e outros efeitos no cachorro.

Entre as frutas, algumas das contraindicações estão no abacate, pêssego, ameixa e caqui.

A ingestão de café, assim como outras bebidas com cafeína, contém uma substância capaz de causar danos ao sistema nervoso, sistema urinário e circulação sanguínea do cachorro.

Não dê Chocolate ao seu Cão
Não dê Chocolate ao seu Cão

A listagem mais específica de alguns dos alimentos contraindicados ao cão, você pode conferir aqui.

*

Depois de conhecer algumas dicas sobre alimentação canina, que tal aproveitar para conhecer também outros artigos do site.

Por aqui, você vai encontrar muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral.

Sinta-se à vontade para digitar um tema de sua escolha em nossa lupa de pesquisa no canto superior direito. Caso não encontre o tema desejado, você pode sugeri-lo abaixo em nossa caixa de comentários.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

FERNANDES, T. Segredos do Mundo R7. 15 alimentos proibidos para cachorros e que as pessoas não sabem. Disponível em: < https://segredosdomundo.r7.com/15-alimentos-proibidos-para-cachorros-e-que-as-pessoas-nao-sabem/>;

Meus Animais. Qual a melhor carne para o seu cão ? Disponível em: < https://meusanimais.com.br/qual-e-a-melhor-carne-para-o-seu-cao/>;

VASCONCELOS, A. Convite à saúde. Alimentação natural canina: quais tipos de carne posso dar ao meu pet ? Disponível em: < https://conviteasaude.com.br/tipos-de-carne-alimentacao-natural-canina/>;

VIVIAN, D. Vegetais para cães ? Saiba quais alimentos ajudam na nutrição dos pets. Disponível em: < https://gauchazh.clicrbs.com.br/donna/mundo-pet/noticia/2018/08/vegetais-para-caes-saiba-quais-alimentos-ajudam-na-nutricao-dos-pets-cjpyjbl2a004htncnntyh68c5.html#:~:text=Cães%20são%20onívoros%2C%20ou%20seja,em%20vitaminas%2C%20água%20e%20fibras.>;

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *