Home / Animais / Ciclo de Vida do Bicho-da-Seda: Quantos Anos Eles Vivem?

Ciclo de Vida do Bicho-da-Seda: Quantos Anos Eles Vivem?

Entender mais sobre o ciclo de vida de um ser pode até parecer algo complicado, mas a verdade é que apenas dessa maneira conseguimos entender como um ser vivo realmente age e como ele se desenvolve ao longo da vida, ou seja, isso é algo realmente importante para conseguirmos entender a espécie.

Dessa maneira, precisamos estudar o ciclo de vida dos animais de maneira mais detalhada para que seja possível entender completamente como eles agem e são, até porque o ciclo de vida influencia diretamente nos hábitos dos seres vivos.

Porém, a verdade é que nem todo mundo sabe muito bem por onde começar os estudos sobre ciclos de vida de uma determinada espécie, já que as informações na internet podem acabar ficando um pouco soltas e isso pode gerar bastante confusão na mente.

Portanto, para resolver este problema e deixar as informações mais concisas, neste artigo falaremos especificamente sobre o ciclo de vida do bicho da seda. Continue lendo o artigo para saber exatamente como esse animal se desenvolve ao longo de sua vida em cada etapa, e também para entender quantos anos ele vive.

Ovo

Os ovos são a primeira fase de vida de praticamente todos os insetos, já que é dentro deles que essas espécies costumam se desenvolver, justamente porque o ovo cria uma camada de proteção entre o inseto e o meio externo, fazendo com que nada externo acabe por afetar o meio interno do ovo, e é assim que o bicho da seda se desenvolve.

Um ovo de bicho da seda é tão minúsculo que muitas vezes não pode ser visto com facilidade, já que esse bicho já é pequeno por natureza e quando está dentro do ovo acaba por ser ainda menor do que em outras fases da vida.

É interessante notarmos que o ovo do bicho da seda não é branco como o ovo de galinha que estamos acostumados a ver, mas sim possui uma casca meio amarelada e, dependendo da espécie, pode até chegar a ser um pouco transparente, o que faz com que seja possível ver o bicho da seda se desenvolvendo dentro do ovo.

Portanto, essa é a primeira etapa do ciclo de vida do bicho da seda justamente porque é nessa fase que ele está deixando de ser um feto e começa a se formar para que seja possível sair do ovo e a gente possa passar para a próxima fase.

Ovo do Bicho-da-Seda
Ovo do Bicho-da-Seda

Larva

Como já dissemos anteriormente, o ovo é a primeira fase do ciclo de vida do bicho da seda, e é claro que após sair do ovo ele já estará bem mais desenvolvido e saudável. Nesse caso, ele sai em forma de larva ou lagarta, tudo irá depender da espécie.

Essa larva é pequena e possui coloração branca levemente transparente, e com certeza à primeira vista poderia causar nojo na maioria das pessoas, já que ela se parece com o famoso “bigato” e por isso as pessoas podem sim se confundir com sua aparência.

Além disso, é interessante citarmos que algumas larvas possuem a parte da cabeça levemente pretas, o que basicamente demonstra que a larva já está se desenvolvendo mais e amadurecendo, ou seja, se preparando para passar para sua próxima fase.

Portanto, essa é a segunda fase do ciclo de vida do bicho da seda, e ela funciona como uma espécie de intermediário entre a fase infantil e o começo da fase adulta, já que o ciclo de vida desse bicho é dividido em 4 fases e essa é a fase em que ele realmente toma forma e sai do ovo para viver no meio externo.

Pupa

Como já dissemos anteriormente, a larva é um intermédio entre a fase infantil e a fase adulta do bicho da seda, o que basicamente significa que na fase de pupa ele já está mais adulto e ainda mais desenvolvido, mas agora com um elemento extra muito importante.

O elemento extra da fase de pupa é basicamente uma espécie de “casca” que a larva desenvolve em volta de si para acabar de crescer antes de chegar à fase final de bicho da seda. Dessa maneira, podemos dizer que a pupa é mais ou menos parecida com o casulo da borboleta, já que ela também fica em uma espécie de casca para conseguir crescer completamente.

Dessa maneira, essa é uma fase muito importante para que o bicho acabe de crescer e possa se desenvolver, e é exatamente aí que começa a produção de seda, e é justamente por isso que esse tecido é tão caro: não é tão simples assim obter a seda e ela também vem em pequenas quantidades.

Portanto, depois dessa fase o bicho da seda chega em sua fase adulta e finalmente as etapas do seu ciclo de vida chegam ao fim. Após isso, a tendência é que ele fique para sempre igual e, consequentemente, não se modifique mais.

Quantos Anos Eles Vivem?

Agora que você já entendeu todas as fases do ciclo de vida do bicho da seda, vamos ver um pouco mais sobre quanto tempo ele vive, ou seja, qual é a expectativa de vida desse animal.

A verdade é que insetos muito pequenos já possuem a tendência a ter uma expectativa de vida baixa, por isso você provavelmente já espera que o bicho da seda viva pouco, e essa realmente é a verdade.

Neste caso, podemos dizer que o bicho da seda vive entre 10 e 15 dias, ou seja, entre pouco mais de 1 semana e 2 semanas. Porém, durante esse tempo de vida ele pode chegar a botar 400 ovos, e é por isso que a espécie se reproduz tão rapidamente.

Portanto, o bicho da seda não vive nem um ano, já que na realidade ele não consegue viver mais de 1 mês completo.

Logo, esse é o ciclo de vida do bicho da seda e também sua expectativa de vida. Você sabia que a expectativa de vida dele era tão baixa assim?

Gostaria de aprender ainda mais com nossos artigos? Assim, confira também: O Que a Naftalina Faz Com as Baratas?

Veja também

Reprodução do Marreco: Filhotes e Período de Gestação

Os marrecos muitas vezes são confundidos com os patos, porém, engana-se quem acredita que ambas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *