Home / Natureza / O Que a Naftalina Faz Com as Baratas?

O Que a Naftalina Faz Com as Baratas?

Com certeza você já abriu alguma gaveta com uma naftalina ao longo da sua vida. Isso porque elas estão presentes em todos os locais, e já faz parte da cultura do brasileiro – principalmente dos mais idosos, colocar naftalina em diversos locais para prevenir o aparecimento principalmente de baratas.

Isso ocorre porque a naftalina possui diversos efeitos e finalidades diferentes, e por isso cada pessoa coloca esse elemento em um local com uma função diferente, fazendo com que ela esteja presente em praticamente todas as casas de nosso país.

Apesar disso, a verdade é que nem todo mundo sabe exatamente qual a utilidade da naftalina ou até mesmo o que ela é, além de não entender muito bem o que ela faz com as baratas, já que sua principal finalidade é espantar baratas.

Portanto, neste artigo falaremos especificamente sobre a naftalina. Continue lendo o artigo para entender o que a naftalina faz com as baratas, o que ela é, como ela é utilizada e muito mais informações necessárias antes de você começar a utilizá-la em sua própria casa!

O Que É a Naftalina?

Antes de mais nada, devemos entender exatamente o que é a naftalina. Isso porque muitas pessoas pensam apenas naquela bolinha com cheiro que encontramos por aí, mas não sabem o que ela é cientificamente, e é muito importante saber isso.

Basicamente, na linguagem científica podemos dizer que a naftalina é um hidrocarboneto de fórmula C10H8 que possui dois anéis de benzeno em sua estrutura e apresenta cheiro. Ou seja, é um elemento químico, que também é muito utilizado na hora de produzir alguns outros elementos químicos.

Porém, de maneira popular é possível dizermos que a naftalina é considerada um repelente de insetos para muitas pessoas, que não é utilizado no corpo, mas sim em móveis (principalmente em gavetas e armários) para espantar o aparecimento de baratas, já que a naftalina possui um cheiro bem característico e forte.

Dessa maneira, é isso o que a grande maioria das pessoas sabe sobre a naftalina, mas a verdade é que há muito mais informações para conseguir entender como esse elemento funciona de maneira geral, e é por isso que devemos estudar ainda mais sobre esse componente.

Portanto, agora que você já sabe exatamente o que é a naftalina, vamos entender como ela funciona quando o assunto é espantar baratas de diversos ambientes, já que ela é utilizada justamente para essa finalidade ao redor de todo o país!

O Que a Naftalina Faz Com a Barata?

Barata no Ralo
Barata no Ralo

É comum que as pessoas queiram sempre aprender novas maneiras de matar baratas, já que principalmente em grandes centros urbanos elas estão presentes nos mais diversos locais e isso acaba fazendo com que elas se tornem um grande incômodo nas residências.

Nesse caso, a naftalina sempre foi muito utilizada pelas donas de casa com a ideia de que ela seria útil para matar baratas por meio de envenenamento, o que hoje em dia sabe-se que não é verdade, já que não é assim que ocorre a ação da naftalina sobre a barata.

Como dissemos anteriormente, a naftalina é na verdade um repelente, e isso significa basicamente que ela serve para fazer com que a barata (e também outros inseto) fique afastada do local, mas isso não causa a morte do inseto de maneira alguma.

Assim, ao utilizar a naftalina você faz com que a barata não fique na sua gaveta, mas acabe procurando outros locais da casas onde a naftalina não está presente, já que é impossível colocá-la em todos os ambientes, principalmente por conta do forte cheiro característico.

Portanto, a naftalina basicamente faz com que a barata acabe sumindo, mas é sempre importante lembrar que ela não mata o inseto como todos pensam que ocorre.

Cuidados Com a Naftalina

Saquinho de Naftalina
Saquinho de Naftalina

Muitas pessoas não sabem, mas a naftalina pode ser também tóxica para o ser humano quando utilizada de maneira incorreta, principalmente porque ela libera o seu cheiro tóxico justamente em um processo de passagem do estado sólido para o gasoso, e por isso se espalha pelo ar.

Nesse caso, vamos listar agora alguns cuidados que você precisa ter ao utilizar a naftalina.

Em primeiro lugar, o saquinho de proteção que vem ao redor de cada naftalina não deve ser retirado, porque ele é o responsável por manter os gases tóxicos em um único lugar, e isso acaba evitando que o cheiro se espalhe muito pelo ambiente.

Em segundo lugar, não é recomendado que a naftalina seja colocado em gavetas de roupas infantis, pois as crianças são muito mais sensíveis que os adultos e por isso podem se intoxicar facilmente com o contato que a naftalina possui com as roupas, ou ainda em casos menos sérios, podem ter alergias causadas pelo cheiro.

Por fim, é sempre importante lembrar que a substância não deve ser ingerida de maneira alguma!

Portanto, esses são alguns cuidados essenciais que você deve ter na hora de utilizar a naftalina na sua casa!

Naftalina e Escorpiões

Como dissemos anteriormente, a naftalina é utilizada principalmente em áreas urbanas para espantar baratas, mas a grande verdade é que ela também pode ser utilizada em áreas urbanas quando a intenção é espantar escorpiões, pelo menos isso que é o que as pessoas pensam.

Naftalina e Escorpiões
Naftalina e Escorpiões

A verdade é que a naftalina não possui efeito repelente sobre os escorpiões, basicamente porque esses aracnídeos são muito mais fortes que as baratas, e por isso o cheiro tóxico da naftalina não é o suficiente para afastá-lo, fazendo com que esse seja um gasto em vão.

Nesse caso, é importante que as pessoas entendam que a naftalina não é útil ao afastar todos os seres vivos do mundo, já que ela serve como repelente praticamente apenas para baratas e traças, o que já é algo interessante e faz com que seu uso seja útil.

Logo, agora você já sabe exatamente que deve procurar outra maneira de afastar os escorpiões da sua residência!

Gostou do artigo e quer ler mais como esses na internet? Confira aqui mesmo: Cacto Amendoim – Características, Como Cultivar e Fotos

Veja também

Quanto Tempo é Necessário Para o Solo se Formar?

O solo é composto de camadas aproximadamente paralelas à superfície da Terra, em resposta a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *