O cacto amendoim, cujo nome científico é Echinopsis chamaecereus, é um cacto interessante encontrado nativamente em torno de arbustos e rochas nas montanhas da Argentina. Pertence ao gênero echinopsis e muitas vezes se confunde com o echinopsis silvestrii. Ambas as plantas fazem parte da família Cactaceae, que inclui 1750 espécies diferentes de cactos.
O nome comum “cacto de amendoim” vem dos longos e rastejantes cactos que se assemelham a uma pilha de amendoins felpudos. Outros cactos Echinocercus incluem, entre outros: Cacto de ouriço (Echinopsis werdermannii) e cacto da Bolívia (Echinopsis mamillosa).
Origem e Habitat do Cacto Amendoim
Supõe-se que esta espécie seja endêmica da Argentina, ocorrendo entre Tucumán e Salta. Echinopsis chamaecereus foi coletada pelo botânico Carlo Spegazzini e descrita no início do século XX. No entanto, a planta nunca foi encontrada novamente na área durante várias expedições a cavalo pelos especialistas, que só encontraram na área o Echinopsis saltensis. Como a espécie não foi encontrada na natureza, o tipo de vegetação em que cresce é desconhecido.
Características do Cacto Amendoim
O cacto amendoim é uma planta de baixo crescimento com flores alaranjadas ou vermelhas brilhantes, tornando-a uma planta de casa popular ou uma adição a um jardim de cactos, que produz múltiplas hastes rastejantes. Espinhos: 10 a 15 cerdas macias e brancas, com 2 mm de comprimento.
As hastes individuais têm tipicamente cerca de meia polegada de espessura e podem atingir até 15 cm. de comprimento, a medida que o cacto envelhece, eventualmente se torna amadeirado. Comparado com outros cactos, os caules crescem relativamente rápido. Quando totalmente maduras, as hastes formam um grande aglomerado, criando a aparência que lhe dá o nome comum de “cacto de amendoim”.
Durante o dia, as flores se abrem. À noite, eles fecham novamente. Infelizmente, as flores duram apenas uma semana e nem sempre aparecem. O cacto de amendoim requer cuidados especiais para incentivar a floração na estação seguinte. Flores: vermelho-alaranjado com cerca de 5 cm de diâmetro, geralmente produzidas em quantidades prolíficas desde tenra idade.
Como Cultivar Cacto Amendoim
Como Plantar – Propague o chamaecereus sylvertri usando as hastes. No final da temporada, quando a flor terminar, remova um ou mais dos pequenos botões que crescem da base da planta. As hastes individuais se enraízam facilmente no solo comercial dos cactos. Coloque cada corte em sua própria panela e sombra da luz direta do sol. Regue com moderação, adicionando umidade o suficiente para impedir que o solo seque completamente.
O Solo – De abril a agosto, adicione fertilizante líquido ao regar o cacto de amendoim. Use um solo comercial de cacto para melhores condições. Uma opção alternativa é usar uma combinação igual de terra de envasamento regular e perlita ou pedra-pomes. Transplante a planta a cada dois a três anos após a estação da floração. Repote em solo úmido com boa drenagem.
O Inverno – Quando as temperaturas noturnas caem durante o inverno, a planta deve ser levada para dentro de casa. Mantenha a planta em uma área leve e fresca durante a maior parte dos meses mais frios. Durante esse período, a planta só precisa de água uma vez por mês. No final do inverno, mova a planta para um local um pouco mais quente.
A Floração – A introdução lenta de condições mais quentes e brilhantes ajuda a evitar qualquer estresse desnecessário. Antes que os botões apareçam, leve o cacto de amendoim para sua casa pelo resto da floração. Após a floração, qualquer movimento ou mudanças bruscas de temperatura podem fazer com que os brotos caiam. Na primavera, comece a aumentar a rega. Depois que as flores começarem a murchar, mova a planta para o exterior ou perto de uma janela.
Regas – Pode prosperar em ambientes fechados à temperatura ambiente normal quando recebe luz suficiente. De fato, ele precisa de tanta luz quanto possível. No verão, verifique se a planta está cheia de sol, principalmente após a estação da floração. No verão, regue a planta com freqüência, mas não deixe o solo ficar completamente saturado. Deixe o solo secar principalmente entre a rega e evite derramar água diretamente no centro da planta.
Pragas – O cacto de amendoim é uma das poucas espécies de plantas que os ácaros de aranha tendem a atacar. Durante uma infestação, pequenas manchas brancas ou amarelas podem aparecer nas hastes. Pulverize o cacto com água para lavar os ácaros. A umidade também desencoraja as pragas. Se os ácaros permanecerem, trate com um miticida.
Doenças – Outras questões a serem observadas incluem podridão do caule preto e baixa umidade. A podridão do caule preto é um tipo de ataque fúngico por excesso de água. A podridão começa na base da planta. Para podridão severa, descarte a planta mãe e guarde algumas das hastes para propagação. Se os botões começarem a cair durante a estação de floração, a planta não está recebendo água suficiente ou está em uma área com baixos níveis de umidade. Molhe o solo completamente e coloque a planta em uma janela quente.
Terrário – O cacto de amendoim cresce facilmente em ambientes fechados e combina bem com outros cactos em uma pequena horta. As plantas maiores podem precisar de seus próprios contêineres, pois as hastes de baixo crescimento crescem em várias direções.
Híbridos de Chamaelobivia
O cacto de amendoim ainda é frequentemente encontrado como Chamaecereus silvestrii e, ocasionalmente, como Lobivia silvestrii . Esta planta foi intensamente hibridada com outras espécies de Echinopsis (especialmente Lobivia ssp.). Esses híbridos são chamados de “Chamaelobivia” e são muito fáceis de cultivar e fáceis de florescer e agora estão disponíveis em diferentes cores impressionantes.
A reprodução por sementes também é possível, mas a prole não será idêntica à planta mãe. O Chamaecereus-Lobivia produzirá vários frutos com centenas de sementes a cada estação. Depois que a flor morre e as vagens amadurecem, é possível coletá-las sob a flor seca. Em seguida, coloque as sementes em um pouco de água para deixar de molho durante a noite. Encha as bandejas de germinação com uma mistura bem misturada de 60% de turfa e 40% de vermiculita e uma a uma parte de areia grossa ou pedra-pomes.
Use uma seringa de cavalo para sugar as sementes pequenas e um pouco da água para dentro da seringa. Com a seringa, distribua as sementes uniformemente na bandeja de germinação , agitando a seringa para que as sementes não se depositem no fundo e saiam de uma só vez. Coloque as bandejas no sol filtrado , cubra com uma folha de vidro e mantenha o solo úmido até que as sementes germinem em aproximadamente 2 a 6 semanas.