Home / Animais / O Que Fazer Para o Cachorro Não Urinar nas Plantas?

O Que Fazer Para o Cachorro Não Urinar nas Plantas?

Existem casos em que uma pessoa tem o desejo de criar plantas, mas possui grande receio por causa do seu cachorro. Ou então, a pessoa já tem uma planta e gostaria muito de ter um cão, mas tem  medo que ele destrua a planta.

Se uma pessoa resolve unir cachorros e plantas no mesmo ambiente, ela precisa tomar alguns cuidados. Neste artigo, você conhecerá algumas dicas para que animais e plantas vivam na mesma casa sem nenhum tipo de problema.

Faça a Melhor Escolha

Procure plantas que têm folhas finas ou resistentes. Não traga para dentro de sua casa espécies venenosas ou muito espinhosas, pois isso pode machucar os animais, principalmente os filhotes.

Cachorros têm uma disposição incrível para cavar buracos. O correto é ensinar esse animal a não se aproximar da terra das plantas, pois há o risco dele mexer e até mesmo urinar em cima delas. Quanto mais longe seu pet estiver das plantas, mais seguras elas estarão.

Cachorro Urinando na Árvore
Cachorro Urinando na Árvore

Outra boa opção para donos de cães que amam plantas são as espécies bulbosas. Comparadas com outras plantas, as bulbosas possuem um ciclo de vida curto e são capazes de se refazerem depois de serem machucadas.

Espaço Apropriado

Observe bem qual é a parte da casa que mais chama a atenção do seu pet. Se o lugar que ele escolheu não criar nenhum tipo de problema para você, procure incentivá-lo a ficar ali.

Aliás, tente deixar aquele local o mais confortável o possível para o seu cão. Dessa forma, o animal perderá a vontade de invadir a área reservada para as suas plantas. Com relação aos filhotes, sempre os deixe longe do seu jardim ou canteiro.

Se o cachorro for adestrado ou, pelo menos, muito comportado, ele não sentirá vontade de invadir o local das plantas. Cachorros muito educados tendem a respeitar as coisas de seus donos.

Se puder, crie um local apropriado para que seu cão possa correr e brincar ao ar livre. Isso fará com que ele se divirta e, ao mesmo tempo, esqueça o seu canteiro de plantas. De preferência, escolha um local que tenha sombra.

Quando montar esse local, cerque-o com madeira ou ferro e coloque objetos que tornem aquele lugar atrativo para o cachorro. Uma boa dica é adicionar alguns brinquedos ou então colocar alguma coisa para que o cachorro possa subir e olhar a paisagem.

Deixe a superfície coberta com algum material que não seja tóxico. Folhas ou alguma mistura de areia com terra devem servir. Isso é bom para os cães que têm o hábito de cavar.

Cuidados com a Urina

Como é muito ácida, a urina dos cachorros queima as plantas e apenas uma intensa irrigação é capaz de recuperar a parte que foi afetada. Dependo da situação, talvez a melhor coisa seja arrancar aquela parte que foi atingida pela urina. É melhor perder uma parte da planta do que prejudicar todas as outras mudas.

Se conseguir, mude a planta de lugar, pois cachorros gostam de marcar território. Se eles urinarem na planta uma única vez, usarão aquele local como “banheiro” pelo resto da vida. Por isso, é importante deixar os cachorros longe das plantas.

Urina do Cachorro
Urina do Cachorro

Uma das coisas que mais preocupam os donos de cães é o gramado. Como a urina desses animais é acida, ela deixa a grama queimada e cheia de manchas. Não há uma solução mágica para impedir que um cachorro urine na grama.

A melhor coisa é educá-lo para que ele não faça as necessidades dele no primeiro local que achar. É importante ensinar o cão a urinar em um local apropriado desde a infância dele. Com isso, ele vai lembrar que não deve usar o seu gramado como banheiro. Nunca deixe um filhote em um quintal se ele não tiver feito às necessidades.

Se o cão já for velho, será mais difícil educá-lo. Nesses casos, só que se pode fazer é mantê-lo afastado da grama. Se o seu cachorro urinar no gramado, irrigue-o diariamente e, se puder, lave o local atingido na mesma hora, pois isso reduzirá possíveis problemas. Deixe a grama bem fertilizada, hidratada e aparada, pois esses pequenos cuidados a tornarão mais resistente à urina dos cachorros.

Adubos

Evite utilizar adubos químicos caso tenha um cão em casa, pois eles podem intoxicá-lo. Também fique atento quando estiver lidando com inseticidas e herbicidas. Para quem tem animais, a melhor coisa é utilizar adubos naturais, pois isso preservará a saúde do seu cão.

Hortas

Cachorro Urinando na Horta
Cachorro Urinando na Horta

Quem cuida de ervas e hortaliças também precisa ficar atento. É preciso manter o cão longe da horta, pois ela corre o mesmo perigo que as plantas. A melhor opção é deixar o canteiro em um local elevado. Caso a horta seja muito grande para mudar de lugar, deixe-a bem cercada e protegida. Se possível, construa um jardim vertical.

Jardinagem

Evite fazer trabalhos de jardinagem quando seu cão estiver por perto. Se ele perceber que você acabou de cortar as folhas ou mexeu na terra, fará questão de ir até o local. Na cabeça do cachorro, você está brincando e não cuidando do jardim. Não transmita uma mensagem errada ao cão, pois isso pode gerar um comportamento ruim da parte dele.

Cachorro no Jardim
Cachorro no Jardim

Se, mesmo assim, o cão bagunçar o seu quintal, de nada adiantará castigá-lo após o ato. Ele só deve ser punido se você pegá-lo no flagra. No geral, é mais interessante tratar o cachorro de forma positiva quando ele se comportar bem. Dessa forma, ele perceberá que vale a pena fazer as coisas da maneira certa. Outra coisa, jamais bata no cachorro. Procure discipliná-lo de outras formas.

Normalmente, os cães só bagunçam as coisas quando não têm nada para fazer. Procure ocupar o tempo do cachorro e não se esqueça de passar algum tempo com ele. Não deixe o seu pet “pensando na vida”, senão o seu jardim sofrerá as consequências.

Se, mesmo depois de todas essas dicas, o cachorro ainda mexer ou urinar em suas plantas, talvez a única opção seja montá-las em vasos. Dessa forma, você poderá deixá-las fora do alcance do animal. Essa é a maneira mais segura de impedir um cão bagunceiro de mexer nas plantas da casa.

Veja também

Comportamento do Marisco, Hábitos e Modo de Vida do Animal

Por definição, mariscos ou frutos do mar seriam algumas espécies de moluscos ou crustáceos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *