Home / Animais / Quanto Tempo Após o Nascimento Pode Dar Banho no Cachorro?

Quanto Tempo Após o Nascimento Pode Dar Banho no Cachorro?

Ter um filhote canino em casa é sinal de bagunça, brincadeira e correria. Por conta disso, esses animais podem se sujar com muita frequência. Assim como as crianças, o filhote de cachorro é muito curioso e tem enorme vontade de descobrir as coisas.

Esses animais procuram novos meios de explorar o mundo sempre que podem, isso os levará a locais muito sujos. Com isso, surgirá a necessidade de dar um banho no cachorro, especialmente se o cheiro dele for muito desagradável.

Contudo, o dono precisa tomar alguns cuidados antes de banhar o filhote, pois existe a época certa para isso. Nos próximos parágrafos, veja algumas informações importantes sobre o primeiro banho de um cachorro.

Momento Ideal

A saúde de um filhote canino é muito delicada, portanto, é preciso tomar muito cuidado antes de dar o seu primeiro banho. Com relação aos veterinários, a opinião deles varia muito com relação à idade certa para dar o primeiro banho no filhote.

Nesse caso, a melhor atitude é procurar um veterinário confiável e pedir a opinião dele antes de fazer isso. Esse profissional avaliará todas as características do pequeno cachorro e te dará uma orientação segura.

Em média, as pessoas esperam entre 45 dias e 12 semanas para dar o primeiro banho no filhote. Existem algumas razões para que essa tarefa não se concretize antes desse prazo.

Primeiramente, um filhote recém-nascido possui baixa imunidade e também não é capaz de regular a temperatura de seu corpo. Dessa forma, ele poderá sentir muito frio ao ter contato com a água, o que lhe causará vários problemas de saúde.

Banho no Cachorro

Existe uma questão hipotética sobre o banho precoce do cachorro: há quem diga que ele precisa manter o cheiro original para que sua mãe o reconheça durante a amamentação.

Além de analisar a idade do cachorro, alguns veterinários acreditam que o banho deve estar ligado aos períodos de vacinação. Dessa forma, o primeiro banho do filhote só deve acontecer após ele tomar a sua primeira vacina múltipla (V8 ou V10). O mais comum é aplicar essa vacina quando o cachorro chegar aos 45 dias de vida.

Apesar dessas indicações, você não precisa deixar o filhote imundo até a data do primeiro banho dele. É possível higienizá-lo com lenços umedecidos, esponjas ou até mesmo alguns panos.

Quando o momento do banho chegar, lembre-se que a saúde do pet ainda é frágil e, como qualquer cachorro, o seu olfato é muito sensível. Evite banhá-lo com produtos perfumados, pois isso pode causar-lhe incômodo.

Precauções

Existe o momento certo para tudo nessa vida, inclusive para o banho dos cachorros. Quando esse momento chegar, você pode banhar o cachorro tranquilamente em sua casa. Essa experiência pode deixar o tutor ainda mais próximo do seu pet.

Contudo, é preciso tomar alguns cuidados antes da higienização. A água precisa estar morna e os produtos utilizados durante o banho devem ser apropriados para filhotes. Vale lembrar que a pele dos filhotes é muito sensível, portanto, é preciso ter muito cuidado na escolha do shampoo.

Preste atenção na hora em que passar o shampoo no animal, pois há o risco de cair em seus olhos, ouvidos e boca. Quando o banho terminar, use uma toalha limpa para secar o filhote. Caso o seu animal seja muito peludo, talvez seja necessário utilizar um secador. Quando fizer isso, use o modo menos quente do aparelho.

Frequência do Banho

Ao contrário dos seres humanos, os cães não precisam tomar banho diariamente. Aliás, não é preciso nem banhá-lo semanalmente como muitas pessoas fazem. Dependendo da situação, banhos em excesso podem ser problemáticos, pois diminuem a oleosidade e a proteção natural da pele dos cachorros.

Além do próprio banho, ficar atento à secagem também é muito importante, pois ela evita doenças de pele provocadas pela umidade. Por sinal, os filhotes são mais sensíveis à umidade, pois a pele deles ainda não é tão resistente como a de um cão adulto. Durante a infância, os cães são mais propensos a sofrer com parasitas e alterações climáticas.

Momento do Banho

A recomendação é que a pessoa prepare tudo o que precisa antes de iniciar o banho. Dessa forma, é necessário que haja um ambiente quente e que não gere um choque térmico no animal. Se o banho acontecer no inverno, ligue um aquecedor logo antes de banhar os filhotes.

Depois que fizer o descrito acima, prepare os seguintes itens:

  • Balde com água morna;
  • Local com temperatura ambiente;
  • Lugar confortável para acomodar o pet;
  • Shampoo específico para filhotes de cães;
  • Esponja;
  • Pente de borracha para cachorros (suave);
  • Secador e toalha (uma ou duas)

O banho é muito importante para a criação do animal, pois está diretamente ligado a sua socialização. É nesse momento que o cachorro lida com vários tipos de estímulos. Quanto mais agradável for o banho para o filhote, maior será a sua facilidade para tomar banho na fase adulta. Ou seja, procure deixar o filhote o mais confortável possível.

Encha o balde ou banheira com água morna. Lembre-se que o cachorro não deve ser submerso e nem pode ficar com água na altura do pescoço. Se isso acontecer, o cão ficará muito estressado, pois terá medo de se afogar.

Depois de preparar a banheira, molhe todo o corpo do filhote menos a cabeça. Nunca jogue água em seus olhos e ouvidos. Nesse meio tempo, dê algum brinquedo para o pet, pois assim, ele aproveitará ainda mais a experiência.

Após molhar o cão, aplique o shampoo para filhotes. É essencial que o shampoo seja adequado para a idade do animal, pois a pele de um filhote canino é mais sensível que a do cão adulto.

Cachorro no Momento do Banho

Durante o banho, utilize o pente e a esponja para espalhar o shampoo por todo o corpo do animal. Esse é o melhor jeito de aplicar o produto no cachorro. Após usar o shampoo, enxague com água em abundância e retire o produto do corpo do cachorro.

Por fim, use uma ou duas toalhas para secar o filhote. De preferência, envolva-o nas toalhas para que ele não sinta frio. Depois que as toalhas absorverem o excesso de água, seque os pelos do pet com o secador. Utilize o modo de calor baixo e a potência baixa, pois assim, o filhote não terá medo nem se sentirá incomodado com o secador.

Veja também

Como Ensinar Shitzu a Dar a Pata e a Sentar?

Toda a raça canina tem a capacidade aprender quando ensinados por tutores, principalmente os cães …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *