Home / Animais / História do Lagarto e Origem do Animal

História do Lagarto e Origem do Animal

Os lagartos são répteis muito curiosos! Eles estão espalhados por diversas regiões do globo terrestre. Possuem o corpo todo cheio de escamas e características muito particulares. 

Eles estão no Planeta Terra há milhões de anos, seus fósseis foram encontrados em rochas pertencentes a outras eras pela qual o planeta já passou. Os lagartos, cobras, serpentes, jacarés são “primos” dos dinossauros, ou seja, são animais antigos, com uma longa história na bagagem. 

Continue acompanhando este post para saber mais a respeito da história, origem e as principais características dos lagartos. Confira! 

Conheça os Lagartos

Você sabia que eles são parentes das serpentes, e juntos fazem parte do grupo Lepidosauria? Estes que também são conhecidos como Escamados (Squamata). Eles possuem características semelhantes, como por exemplo a pele e o fato de serem ovíparos. Porém, é importante destacar que o lagarto é conhecido por ser um réptil com cauda e 4 patas. 

Enquadram-se no grupo dos lagartos: o camaleão, o teiú, a lagartixa, a iguana, o dragão de komodo e muitos outros. Existem mais de 5.000 espécies de lagartos espalhados pelo globo terrestre, eles são divididos em 14 famílias distintas. Cada qual possui as suas características e particularidades, de onde originam as divisões dos grupos familiares. 

Os lagartos são parentes dos dinossauros e das aves. Sim, das aves, a linhagem Lepidosauria (a qual fazem parte o lagarto e a serpente) é “prima” dos crocodilos, dinossauros e das aves. É importante destacar que a principal diferença entre cada espécie está na disposição das patas.

Enquanto os lagartos dispõem de quatro membros nas extremidades do corpo, considerados tetrápodes, o dinossauro e as aves possuem as patas dispostas abaixo do corpo, e como consequência, conseguem ficar com o corpo ereto, diferente dos lagartos, que caminham pelo chão. Claro, um fator determinante também é a pele e a pena das aves, o que que causa muita confusão quando falamos da proximidade entre essas espécies. 

O tamanho dos lagartos variam de espécie para espécie, eles podem ser pequeninos e medir apenas 2 centímetros, como também ultrapassar os incríveis 3 metros de comprimento, como é o caso do dragão de komodo. São muitas as variações de cores, tamanhos e hábitos. Porém, todos, sem exceção, são tetrápodes e isso os distinguem dos demais répteis. 

Agora que você já sabe algumas diferenças entre as espécies, vamos contar a história do lagarto, qual a origem e desde quando estão presentes aqui no Planeta Terra. Confira! 

Origem e História dos Lagartos

Os lagartos são répteis que causam extrema curiosidade aos humanos, tanto que hoje, muitas pessoas procuram iguanas e outras espécies de lagarto para domesticar. Eles são animais frios, calmos e estão sempre observando, assim como muitos do grupo Lepidosauria. Aprenderam a nadar, escalar, rastejar, correr, ou seja, se adaptaram perfeitamente ao Planeta Terra. 

Os fósseis mais antigos indicam que o grupo está presente desde o período Triássico, há cerca de 250 milhões de anos. O único fóssil identificado é da ordem Rhynchocephalia, um grupo muito presente na Era Mesozoica, mas que com o passar dos anos foi extinguido e hoje existe apenas um gênero representante, o Sphenodon, conhecido também como tuataras. Elas vivem exclusivamente na Nova Zelândia e não podem ser encontradas em outros continentes. 

Apesar da semelhança, a ordem Rhynchocephalia não é considerada uma espécie de lagarto. É apenas um parente do grupo Lepidosauria. O fóssil mais antigo que diz respeito a um lagarto, do grupo dos escamados, fazia referencia ao Período Jurássico, há cerca de 50 – 60 milhões de anos.

E muitos cientistas não conseguiam entender como que o ancestral comum dos Lepidosauria ( Rhynchocephalia) viveu mais de 75 milhões de anos antes dos escamadas, já que o fóssil dos escamados foi encontrado apenas no Período Jurássico.

Lepidosauria
Lepidosauria

Tudo mudou quando pesquisadores e caçadores de fósseis italianos encontraram em 1999 pequenos fragmentos da estrutura óssea do que poderia ser um ancestral comum dos escamados com a ordem Lepidosauria, confirmando que ambos viveram na mesma época e não milhões de anos. 

 O ancestral mais antigo dos lagartos é conhecido como Megachirella. Os pesquisadores que descobriram o fóssil só foram identificar em 2004, com a ajuda de aparelhos digitais, onde digitalizaram toda a estrutura óssea do pequeno lagarto esmagado na rocha e encontraram a prova do ancestral mais antigo do lagarto. Sendo assim, pôde-se comprovar que os lagartos e escamados estão presentes desde o Período Triássico Médio, ou seja, vivem aqui no Planeta há mais de 250 milhões de anos.

Esses fósseis, tanto da ordem Rhynchocephalia, quanto do Megachirella comprovam o que muitos cientistas e pesquisadores desconfiavam, os primeiros escamados tiveram origem no final do Período Permiano, há cerca de 270 milhões de anos. 

Incrível, não é mesmo? São animais com um poder de adaptabilidade diferenciado. São frios, calculistas e silenciosos. Quer saber mais sobre as características e o habitat dos lagartos? Veja a seguir! 

Características e Habitat do Lagarto

Os lagartos e escamados são animais que possuem o sangue frio (por isso são calmos), e como consequência disso, buscam lugares quentes para habitar. Já que precisam de calor, devido a isso é muito comum encontrar lagartos em regiões secas, desérticas, onde poucos outros animais habitam. 

Algumas espécies preferem estar presente em meio às florestas tropicais úmidas. Eles podem se rastejar e caminhar sobre o solo, onde a maioria é encontrada, porém há as espécies que desenvolvem nado e vivem em parte dentro d’água, como também as que conseguem cavar e vivem em buracos subterrâneos. 

É uma variação enorme que ocorre entre as espécies de lagarto. Seja de tamanho, coloração, característica, hábitos. 

Fato é que as semelhanças não podem ser negadas, as quatro patas são extremamente características da ordem dos Lagartos, apesar de algumas espécies não possuírem patas e serem confundidas com as serpentes, mas ainda sim podem ser diferenciados devido aos seus ouvidos e também a sua cauda, que é comprida. 

São animais peculiares que estão no Planeta Terra há muito tempo, sua história é longa e cheia de curiosidades. São pré-históricos e merecem toda a nossa atenção, inclusive quando falamos na Preservação do seu habitat natural, que com o passar dos anos, aos poucos, é destruído.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais! 

Veja também

Quais os Benefícios do Ovo de Marreca? Para que Serve?

Os marrecos são aves aquáticas pertencentes à família dos Anatídeos. Estas aves produzem uma carne …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *