Home / Animais / Quantos Filhotes Um Schnauzer Miniatura Pode Ter?

Quantos Filhotes Um Schnauzer Miniatura Pode Ter?

O Schnauzer miniatura ou Zwergschnauzer (na língua alemã), é uma raça de cão nativa com toda a certeza da Alemanha. Seu nome deriva da palavra alemã “schnauze” que quer dizer “focinho”.

Existem 2 teorias sobre o nome: na primeira tese, é dito que esta raça veio do cruzamento entre as raças schnauzer standard e affenpinscher.

E a segunda hipótese é que o nome é derivado do cruzamento do pinscher de pelo duro, primeira raça usada no cruzamento. A princípio, o schnauzer foi criado com objetivo de ser um rateiro, muito conhecido após a 2 ª guerra mundial ficando mais evidente quando ultrapassou a quantidade normal de registros.

Curioso sobre esse gracioso e incrível cachorro? Então, saiba Quantos Filhotes Um Schnauzer Miniatura Pode Ter e outros fatos curiosos sobre a raça!

Filhotes: Quantos o Schnauzer Miniatura Pode Ter?

Geralmente, a schnauzer fêmea consegue ter de 3 a 10 filhotes mas, existem fatores que podem determinar certas situações.

Primeiramente, o tamanho é imprescindível. Uma schnauzer fêmea miniatura, pode parir de 3 a 5 filhotes. Já a fêmea de tamanho médio pode ter de 6 a 7 filhote. Uma de porte grande consegue ter até 8 filhotes.

A idade é outra questão determinante. Isso porque à partir do 3º ou 4º cio, o período de fertilidade dispara. Somando a isso um bom estado de saúde, atrelado a uma excelente alimentação ou nutrição, certamente tem influência positiva no número de filhotinhos.

Reprodução do Schnauzer Miniatura

O cruzamento é um momento importante em relação à característica dos filhotes. Saiba que a schnauzer fêmea tem somente 2 dias férteis e devido à isso, o cruzamento nesses dias em especial, podem resultar em uma grande ninhada.

Schnauzer Miniatura Filhotes

É preciso ter seriedade em relação ao cruzamento. O esperma do schauzer macho, sobrevive até 2 dias dentro da schnauzer fêmea. Se o cruzamento consequentemente acontecer antes dos dias férteis, não é certeza que engravide e se isso ocorrer, a ninhada poderá ser menor que o esperado.

Isso porque possivelmente sobrem poucos espermatozoides vivos para acontecer a fecundação dos óvulos.

Características Gerais do Schnauzer Miniatura

Com seu porte físico, o schnauzer pode chegar a 36 cm, com peso de 8 kg. Seu pelo tem diversas cores, incluindo branco, apesar dos indivíduos de pelagem prateada serem os mais procurados.

A tosa característica da espécie é curta como também uniforme, deixando em evidência sua densa barba e sobrancelha grossa. Mas em alguns países também é tosa as orelhas. O schnauzer miniatura tem sua longevidade até os 15 anos de idade e seu envelhecer é gracioso.

A coloração aceita pelo standard da espécie é preta, prata, sal e pimenta, nesta última, o pelo tende a mudar de cor ao longo do seu corpo e certamente não forma uma mesclagem de pelos de cores diferentes. Os mais comuns são pelagem branca e prata.

O cão schnauzer miniatura tem pelagem dupla – sendo o sub pelo macio e a cobertura de textura “pelo de arame”. Participando de competições como, por exemplo, de tosa, o torso pode sofrer stripping – sendo que retirada de pelos é feita de forma manual, deixando somente o sub pelo aparente.

Em tosas básicas, ou seja, comuns, é somente aparado, a fim de obter visual parecido. O focinho e a saia, que seriam dorso e patas, têm o pelo longo, provenientes da característica da função caçadora a pequenos roedores.

Esse aspecto, com toda a certeza, servia de proteção em climas frios e, consequentemente, para possíveis mordidas das suas presas, tendo o corpo livre para entrar facilmente em buracos bem como sair facilmente.

Como Saber se Uma Schauzer Miniatura Está Grávida?

Primeiramente, você terá que aprender a detectar os sintomas iniciais da gravidez de uma schnauzer. Apesar de ser difícil detectar a gravidez entre a 1 ª e 3 ª semana, um dos sinais a ser observado é o aumento de apetite da fêmea.

Schnauzer Miniatura NInhada

Se você conhece bem os hábitos alimentares do seu animal, vai perceber que ela vai sentir mais fome que o normal e que a ração diária já não vai suprir suas necessidades e conseqüentemente, a schnauzer fêmea vai engordar.

Outra evidência de gravidez seria o aumento dos mamilos e a mudança da personalidade da sua pet em ficar mais amorosa e carinhosa que o normal. Apesar desses sintomas de uma possível gravidez, surpreendentemente pode também se tratar de uma falsa gravidez.

Alguns Cuidados Com o Schnauzer Miniatura

A raça schnauzer miniatura gosta muito de comer. Isto quer dizer que o dono deve sempre ficar atento a alimentação do seu cão para não comer em excesso. Por certo, é um cão muito ativo e necessita de atividade diariamente para se manter em forma, tanto mente como corpo.

Schnauzer Miniatura Cuidados

Algo muito importante é a escovação constante como também o cuidado com os pelos a cada 2 ou 3 meses. Esta raça é forte e saudável. Entretanto, pode adquirir problemas em seu sistema urinário como, por exemplo, cálculos renais, ou seja, pedras nos rins e também problemas nos olhos e diabetes.

Algumas Curiosidades Sobre os Schnauzers

Agora que já sabemos Quantos Filhotes Um Schnauzer Miniatura Pode Ter, alguns cuidados e características, conhece algumas curiosidades dessa raça:

1 – Sabia que existem schnauzer de 3 portes? Embora isso não signifique que pertençam raças diferentes, além de tamanho, há detalhes que os diferencia. Veja:

– Miniatura: é a versão miniatura da raça Schnauzer. Resulta do cruzamento do Schnauzer Standard e o Affenpincher – sendo que existem linhas de estudam que apontam que a raça Poodle faça parte dessa mistura.

Pesam de 5 a 7 kg e tem entre 30 e 35 centímetros de altura.

– Standard ou Médico: raça que dá a origem aos outros portes de Schnauzer. Esse cão pesa até 15 kg e tem de 45 e 50 centímetros de altura, em geral.

– Gigante ou Grande: conhecido também Schnauzer de Munich, é a maior variação da raça em tamanho e peso. Já fora muito usado para conduzir ovelhas e gados. Pode pesar até 45 kg e apresentar altura entre 60 e 70 centímetros.

2 – Como já mencionado anteriormente, os Schnauzers são bastante territoriais e protetores, mesmo sendo dóceis. São excelentes companheiros e guardiões. Podem ser ciumentos com os seus donos também, tornando-se ate mesmo agressivos.

Veja também

Qual a Ração Mais Indicada Para Pastor Alemão?

O pastor alemão é um cão bastante utilizado como cão de guarda e cão policial. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *