Home / Animais / Comportamento do Shih-Tzu, Hábitos e Modo de Vida

Comportamento do Shih-Tzu, Hábitos e Modo de Vida

Eles têm fama de serem muito companheiros: são os Shih Tzus.

São excelentes cães para companhia.

Eles não são cães esportistas ou de caça, ou seja, o objetivo vital deles é amar e ser amado por seus donos.

Curioso?

Então, fique por aqui e saiba tudo sobre o Comportamento do Shih-tzu, Hábitos e Modo de Vida e muito mais!

Características Gerais do Shih-Tzu

O cão Shin Tzu tem corpo robusto, marcante e, além disso, bastante peludo. Suas patas são bem curtas, ossos fortes, encorpado e musculoso. Sua cabeça é grande com formato redondo.

As orelhas são largas, caídas como também, fartas de pelo. Já sua calda é longa e dá a impressão de ser um espanador de pelos longos. Isso porque seus pelos são longos e densos e também podem ser multicores.

As colorações dos pelos do Shin Tzu incluem as tonalidades: branco, preto, tigrado, fígado, fígado com branco, castanho claro, castanho escuro, azulado, preto com branco e dourado.

Esses cãezinhos possuem olhos escuros e grandes e escuros. A pelagem pode chegar a 28 cm de comprimento. Pesam entre 4,5 kg a 8,6 kg.

Shih-Tzu

Em relação à altura, são pequeninos. O macho adulto atinge até 28 cm. Uma fêmea adulta pode medir de 20 cm a 28 cm.

Podem viver de 10 a 16 anos. E o seu nome cientifico é Canis lupus familiaris.

Comportamento do Shih-Tzu

A raça Shih Tzu tem caráter brincalhão, curioso, independente e sempre vai tentar satisfazer sua própria vontade. Ama ficar sempre perto dos seus donos, ganhando muito mimo e ao mesmo tempo, não abre mão da sua liberdade.

Em muitos momentos, passa a impressão de que ignora ordens. Por isso, o dono desse cão deve saber dar as ordens necessárias de maneira amável, porém, firme para surtir o efeito desejado.

É uma raça que faz amizade fácil com outros cães e também com outros animais, surpreendentemente e principalmente com os gatos. Também demonstra amabilidade com estranhos.

Hábitos e Modo de Vida do Shih-Tzu

O cão Shih Tzu é amável e vívido, mas, ao mesmo tempo, são muito discretos e demonstram satisfação, contanto que recebem sua parcela de atenção. Gostam de colo, sempre recebem carinho, afeto e, consequentemente, amor de seus donos.

Ficam plenamente felizes quando estão sentados no sofá com seu tutor durante horas a fio, obviamente interagindo com ele. É considerada uma raça nobre, isso muitas vezes é erroneamente traduzido como arrogância ou insolência.

Este comportamento também pode ser entendido como cão que demonstra educação e coragem, mas por certo, este cão nunca é orgulhoso demais para resistir ao desejo de rolar pelo chão curtindo um brinquedo barulhento.

Apesar da sua hiperatividade, o Shih Tzu tem vulnerabilidade em relação a sua saúde: o deslocamento da tíbia. Outro problema é que entre 6 ou 8 semanas do seu nascimento, por causa do seu focinho curto pode passar pelo incomodo com obstruções nasais.

O Shih Tzu exige cuidados estéticos, principalmente no cuidado diário com sua pelagem. Em primeiro lugar para evitar o embaraço. E em segundo lugar para evitar ranhuras em seus olhos.

A limpeza dentária regular também é primordial. É indicado que não o deixe exposto a temperaturas muito quente e limpar logo seus excrementos, evitando assim que ele se alimente disso.

Shih-Tzu Cuidados

Geralmente, a raça Shih Tzu tem uma ótima relação com outras raças de cães, mesmo tendo fêmeas e machos juntos. É óbvio que o temperamento de cada um tem sua variação e por isso, esteja sempre perto para evitar possíveis transtornos, principalmente se o seu pet for macho.

Não são agressivos, entretanto, se são provocados, não deixam pra lá e respondem a provocação, mantendo-se com postura firme. Por este motivo, evite deixar no mesmo ambiente os machos reprodutores, certo?

Já as fêmeas, podem ter temperamento forte, principalmente na época do cio, período que o cuidado deve ser redobrado. Mas apesar disso, em seu estado geral, esse dog é sociável na maioria das situações.

Origem da Raça Shih-Tzu

Acredita-se que a raça Chow Chow, aceita por um imperador da China no ano de 1760, apesar de não termos ideia do tamanho desses pets, foram chamados de “cachorros quadrados”.

https://www.youtube.com/watch?v=pTqWj8c-6WU

De qualquer forma, é certo que no ano 500 a.C., não eram somente cachorros que seguiam as carruagens de seus donos, tinham a companhia de outros cães com focinho pequeno. Acredita-se que pelo fato de serem bem pequenos, davam a eles o privilégio de serem levados dentro das respectivas carruagens.

No ano de 1908, sua santidade conhecida mundialmente, Dalai Lama presentou a imperatriz com inúmeros cachorros. A descrição dela era de que a raça dos cães era semelhante à de cachorros-leões, certamente vistos naquele tempo em Pequim.

Ela os nomeou de Shih Tzu Kou e os deixou separados dos pequineses com o objetivo de preservar as características puras da raça.

Cão Pequinês

Apesar dos eunucos que habitavam no palácio criar os cães Shih Tzy Kou, provavelmente foram feitos cruzamentos que, por conseqüência, causou divergência em relação ao tipo. Acredita-se que esta experiência resultou em 3 espécies de cães pequenos:

  • O Carlino ou Pug
  • O Pequinês
  • Shih Tzu

Algumas Curiosidades Sobre o Shih-Tzu

Agora que já sabemos o Comportamento do Shih-tzu, Hábitos e Modo de Vida e muito mais, fique por dentro de algumas curiosidades incríveis sobre esse pequeno cão:

  • Você sabia que, até o ano de 1935 o Shih Tzu e a raça lhasa apso se tratavam do mesmo cão, devido as semelhanças. Porém, com o decorrer do tempo, diferenças (mesmo que sutis) e, em especial na personalidade desses dois pets, o separaram em 2 raças distintas. O Shih Tzu, por exemplo, é um cão considerado mais dócil e mais extrovertido com estranhos do que o Lhasa apso.

 

  • Embora exista uma gama de cores para a pelagem dessa raça de cão, conforme mencionado no inicio, é difícil classificar um Shih Tzu, pois as tonalidades são muito mescladas. É uma das raças que mais misturas apresentam em relação à cor.

 

  • Sabia que o Shih tzu tem diversos outros nomes populares? Em alguns locais pode ser chamado também de shiatsu, cheetos e shin tzu. Vale ressaltar que shih tzu significa “o cão leão”…

 

 

Veja também

Marreco Pompom: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco pompom (crested duck) é uma ave ornamental considerada uma variação genética do marreco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *