Home / Animais / Tempo de Vida do Shih-Tzu: Quantos Anos Eles Vivem?

Tempo de Vida do Shih-Tzu: Quantos Anos Eles Vivem?

Eles são, além de lindos e fofos, muito companheiros, estamos falando da raça canina. A raça Shih Tzu, porém, não servem para caça ou até mesmo para praticar esportes.

O objetivo de vida desses pets peludos é amar e receber amor de todos, principalmente, de seus donos, sendo um perfeito amigo companheiro!

O Shih Tzu sempre está disposto para se deleitar em um afetuoso chamego e o melhor de tudo, se dá muito bem com crianças e também com outros cães. Seu ambiente ideal é dentro da casa, em ambientes internos.

Sendo assim, apartamentos para ele, são considerados um paraíso canino, pois não ligam se não tem muito espaço para explorar.

Qual o Tempo de Vida do Shih-tzu: Quantos Anos Eles Vivem?

Este sonho de cãozinho de muitos amantes de cachorros, o Shih -Tzu, quando é criado e de forma saudável, vive entre 10 a 15 anos.

Características Físicas do Shih-tzu

Existe o padrão FCI que coleta dado de cada espécie canina. E conforme esta instituição declara, a altura do Shih-tzu, é no máximo de 26,7 cm. E tanto faz se é macho ou fêmea.

Já o seu peso varia de 4,5 a 7,3 quilos. Nota-se que o cão é mais comprido do que alto e obviamente é de porte pequeno.

O corpo do Shih-tzu é, consequentemente, peludo e volumoso, ou seja, denso com um peito tanto profundo quanto amplo e suas costas tem aspecto reto. O formato da sua cabeça é redondo e certamente grande.

Tem por característica, pelos caídos sobre seus olhos formando visualmente barba como também bigodes em seu focinho. Uma curiosidade é que os pelos localizados no focinho do Shih-tzu cresce sempre para cima.

E falando ainda sobre o focinho, outro detalhe seria que ele é amplo, parecendo quadrado e curto e em sua maioria é de coloração preta. Mas, como em toda regra, há uma exceção, alguns exemplares dessa raça apresentam focinho com manchas ou cor de fígado.

Já os olhos da raça Shih-tzu são expressivos, demonstrando meiguice. São redondos, grandes como também escuros e obviamente separados entre si. As orelhas do cão, são grandes e charmosamente caídas, com uma camada de pelos densos.

Sua cauda certamente é alta e coberta com pelagem densa representando pluma que fica exatamente apoiada nas costas. Uma marca registrada dessa raça de cães é sua pelagem extremamente densa, além disso, é sempre comprido salvo sua camada interna de pelos.

Felizmente a pelagem do Shih-tzu não costuma formar caracóis, parecendo que faz “escova” diariamente em seus pelos – apesar de às vezes apresentar ondulação.

O padrão da Federação Cinológica Internacional (FCI) sinaliza que a raça Shih Tzu, apesar de apresentar geralmente uma coloração definida, pode ter sua pelagem e demais características físicas, de qualquer cor.

Inteligência do Shih-tzu

Este lindo bibelô tem uma característica única louvável para quem ama cachorros: a obediência.

Seu temperamento não é devotado para proteção tanto da família como da casa de seu tutor, pois como já descrito anteriormente, eles são declarados cães de companhia.

Se acaso seu objetivo é fazer um treinamento com seu Shih-tzu   fim de responder as suas ordens, ou seja, comandos enviados a ele, se prepare para ter uma interminável dose de paciência.

Isso porque eles “esperam” de 40 a 50 repetições para entender o comando e aprender algum truque demonstrado por você por exemplo. É certo que no começo eles parecem agir com teimosia,  mas saiba que não é uma característica presente na personalidade da raça.

Eles são deliciosamente arteiros e brincalhões do estilo que rouba seu chinelo para ter a alegria de ver você correndo atrás dele. Eles demonstram um pouco de independência, mas a característica que predomina é o companheirismo.

Isto acaba, em certo ponto sendo problema, pois diante de um tempo de separação pode gerar ansiedade no cãozinho. Como um ser sociável, o Shih-tzu apresenta a facilidade de ficar amigo de outros animais.

De certa forma, isso não seria muito bom, por isso, peça a opinião de um veterinário em relação a essa questão, pois se não corrigida a tempo, essa característica vai durar a vida toda do Shih-tzu.

Personalidade do Shih-tzu

Muito amigo, dócil como também companheiro, essas características são marcas do Shih-tzu tanto que se apegam em poucos dias aos seres humanos em sua convivência diária.

Igual a todos os outros cães, o Shih-tzu não consegue controlar o desejo de morder e roer tudo que vê pela frente durante o processo de troca dos dentes. Por isso, se antecipe e tenha brinquedos à mão, especialmente para suprir essa necessidade do pet.

Eles também são ótimos anfitriões durante a visita de outros animais, entretanto, para que isso aconteça tranquilamente, acostume seu cachorrinho com pessoas e outros animais, desde quando ainda for um filhotinho.

Cuidados com o Shih-tzu

A raça Shih Tzu tem uma pelagem longa como também fina. Isso facilita o incômodo de seus pelos embolarem e, consequentemente, formarem nós doloridos, machucando a pele do pet.

Para evitar esse problema, é preciso uma escovação constante e também, realização de tosa todos os meses. E isto é essencial, principalmente, por causa da região dos olhos, a fim de evitar problemas para o cãozinho enxergar tudo a sua volta.

Banhos podem ser dados 1 vez por toda semana ou de 15 em 15 dias. Um cuidado que deve ser considerado durante o relaxante banho é evitar a infiltração e água nos ouvidos, o que pode causar a doença chamada de otite.

Cuidados com o Shih-tzu
Cuidados com o Shih-tzu

Por morar em geral, em apartamentos ou ficar somente dentro de casa, é possível que seu cão não tenha o desgaste natural nas unhas e piso áspero. Por isso, é preciso fazer o corte das unhas, no mínimo, a cada 45 dias.

Ainda, tenha sempre à disposição do seu Shih-tzu, ossinhos, bifinhos como também biscoitos e brinquedos para quebrar o período de quietude durante a rotina do pet.

Outra característica que serve como um reconhecimento da raça seriam os globos oculares evidentes. Por isso, é preciso atenção extra do tutor em relação a isso. Esta atitude é para evitar que o pet adquira ceratites, úlceras na córnea, olhos ressecados – além de outras enfermidades nos olhos.

Com toda a certeza, a limpeza dos olhos, como, por exemplo, a remoção de secreções no canto deve ser feita, de preferência, com produtos destinados para esse fim.

Como já escrito logo anteriormente, o cuidado com os pelos do Shih-tzu deve ser constante para evitar aqueles caroços de pelos embolados, o que pode machucar a pele do pet. A tosa além de evitar este problema, parece dar mais mobilidade e leveza nos movimentos do cachorro.

O cuidado com os dentes do animal é algo muito sério. Por isso, seja responsável e realize esse processo desde a fase quando ainda for filhote. As doenças dermatológicas mais conhecidas do Shih Tzu seriam:

  • Piodermite superficial
  • Dermatite de contato
  • Otites

Um costume desagradável que o Shih-tzu  apresenta é consumir fezes, infelizmente isso é normal para essa raça específica. Muitos profissionais acreditam que esse ato faz parte da genética do animal.

Assim, são indicadas visitas periódicas ao veterinário a fim de fazer exames de fezes bem como de urina para examinar o funcionamento dos rins.

Veja também

Marreco Pompom: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco pompom (crested duck) é uma ave ornamental considerada uma variação genética do marreco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *