Home / Animais / Labrador: Peso, Tamanho, Cores, Ficha Técnica e Fotos

Labrador: Peso, Tamanho, Cores, Ficha Técnica e Fotos

A ficha técnica de um cão labrador deve conter, entre outras coisas, o seu peso, tamanho, cores, fotos, entre outras especificidades.

Essa é uma raça nobre, famosa pelo seu caráter cordial, companheiro, leal e bastante fiel aos seus donos. E por ser uma raça especial, os cães labradores possuem exigências especialmente relacionadas com a sua saúde.

Eles deverão, por exemplo, receber a assistência de um profissional em veterinária pelo menos 2 vezes ao ano. Esse profissional será o responsável por avaliar o seu desenvolvimento corporal, ganho ou perda de peso, administrar as vacinas, entre outros procedimentos.

Uma das principais características dos cães labradores é o seu olfato! O que se diz é que à frente de investigações e batidas policiais eles são incomparáveis!

Drogas, vítimas de sequestro, explosivos, ou qualquer outra substância que possa passar despercebida pelo sentido humano, não poderá escapar, de forma alguma, do faro desse animal. Obviamente que não demoraria muito para que essa raça logo caísse no gosto popular. E foi o que aconteceu!

Apesar das controvérsias acerca dos diversos cruzamentos que são feitos com essa raça sem o menor critério ou cuidado, o certo é que hoje os cães labradores são exemplos de cães de companhia em praticamente todo o mundo.

Belo Labrador Marrom

E por isso, mais do que nunca, urge atentar para algumas das suas principais características e particularidades, pois é da sua observância que depende a criação dessa raça nas melhores condições possíveis.

Labrador: Peso, Tamanho, Cores, Ficha Técnica e Fotos

1.Tamanho

O cão labrador é considerado um animal de médio porte. O seu tronco é vigoroso e o seu crânio é largo.

Eles possuem lombos (posteriores e anteriores) bastante robustos, geralmente apresentam entre 56 e 61 cm de altura (machos), e 54 e 61 cm de altura (fêmeas). Mas apesar de toda essa constituição física, eles são animais ágeis, bastante flexíveis, e ainda excelentes nadadores.

2.Peso

Mas a ficha técnica de um cão labrador também deverá conter, além de fotos, cores, tamanho, entre outras características, o seu peso.

Este geralmente oscila entre 28 e 37 kg (machos) e 24 e 33 kg (fêmea), o que lhe coloca na categoria das raças mais exuberantes em porte nessa imensa e não menos exuberante família Canídea.

3.Cores

A cor característica do cão labrador é o amarelo, em suas infinitas tonalidades, desde o creme, passando pelo amarelo pardacento, até uma tonalidade que se aproxima do vermelho – são inúmeras as características com as quais eles podem ser encontrados!

Mas o preto e o marrom também são colorações típicas dessa raça, que dessa forma caracteriza-se por apresentar um aspecto sóbrio, discreto e pouco chamativo.

Além de Ficha Técnica, Peso, Tamanho, Cores e Fotos, Outras Características dos Cães Labradores

A saúde é um dos aspectos que mais exigem a atenção de quem quer que pretenda ter como companhia animais como os cães labradores.

Muito por conta dos diversos processos de cruzamentos que vêm sendo realizados de forma não criteriosa ao longo das últimas décadas, essa raça desenvolveu a característica de apresentar, com o avançar da idade, determinados transtornos , como por exemplo, a famigerada “Displasia Coxo-Femural.”

Como acréscimo, também é comum que eles apresentem alterações comportamentais (em função da perda paulatina das suas características de docilidade devido aos vários cruzamentos), distúrbios de pigmentação (mais facilmente notados na região do focinho e patas), entre outros transtornos.

Por isso mesmo, a vacinação deverá ser um procedimento observado com bastante atenção pelos seus donos. Com 1 mês de vida eles deverão tomar a vacina parvovirose e cinamose. Com 1 mês e meio, é hora de aplicar a já conhecida V-10, e proceder a mais duas aplicações em intervalos de 3 semanas.

No mais, é atentar para a alimentação dos filhotes. Comece com 3 porções diárias de uma ração Premium (pelo menos 1 xícara e meia por porção).

Mas também considere a possibilidade de oferecer nos primeiros 45 dias um complemento à sua dieta, que poderá conter algumas porções de frutas (banana, maçã, abacate, etc) e pelo menos 1 ovo de codorna cozido (duas vezes na semana).

Dessa forma, ele terá os seu sistema imunológico robustecido nos primeiros 2 meses de vida – período em que estão mais vulneráveis ao ataque de micro-organismos patológicos.

Uma Raça Bastante Original

Essa é, sem dúvida, uma raça nobre! E como todas as raças nobres, ela possui uma personalidade facilmente identificável.

Nessa ficha técnica, que contempla, entre outras coisas, o seu tamanho, fotos, cores e peso, bem que poderia haver um espaçozinho para registrar essa sua personalidade, já que ela é marcante – é na verdade a sua marca registrada!

Os cães labradores são brincalhões, facilmente adaptáveis ao convívio em família, além de mansos, como típicos cães de companhia. O que se diz é que, de tão sociáveis, você dificilmente terá em casa um cão de guarda. Longe disso!

O mais certo é que eles acabem fazendo amizade com os estranhos, e não medirão esforços para agradar quem lhes ofereça a menor atenção.

Os labradores também são facilmente adestráveis. Com o auxílio de um profissional experiente, você poderá treiná-los para obedecer a comandos, limitar as suas exigências por atenção, e até mesmo para atender às suas necessidades fisiológicas no local apropriado.

De acordo com os especialistas (e admiradores dessa raça), os cães labradores devem ser melhor denominados de “Labradores Retriever”, já que os que conhecemos atualmente são o resultado de diversos processos de cruzamentos, a partir de antigas raças de cães de caça, que culminaram no surgimento de uma variedade das mais singulares.

Aliás, sobre o passado ancestral dos labradores, o que se sabe é que eles são descendentes de antigos cães de caça canadenses, que se notabilizaram-se pela capacidade de abocanhar uma boa presa, e esperar o tempo que fosse preciso, mesmo com a vítima a debater-se desesperadamente entre os seus dentes, até que os caçadores chegassem e lhes tomassem o seu prêmio.

Mas o tempo passou, e desse passado, digamos, “heroico” dos cães labradores, só resta mesmo os registros históricos. Pois hoje eles são reconhecidos mesmo é como um dos mais apreciados cães de companhia dessa imensa família Canídae; família composta por algumas das raças mais originais e singulares do reino selvagem.

Gostou desse artigo? Deixe a resposta na forma de um comentário. E não deixe de compartilhar os nossos conteúdos.

Veja também

Lista de Raças de Galinhas Gigantes Com Nome e Fotos

Se referir a galinhas gigantes relativiza muito a interpretação. Há raças que são tão fofas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *