Home / Animais / Filhote de Schnauzer Para Adoção: Onde Encontrar? Como Fazer?

Filhote de Schnauzer Para Adoção: Onde Encontrar? Como Fazer?

O cão da raça Schnauzer é bem conhecido por causa de sua pelagem na face, que tem uma semelhança com uma barba. E também por ter as sobrancelhas levantadas.

Atualmente a raça de cão Shnauzer é bem popular. Este cão é muito ciumento e protetor com os seus donos. O cão desta raça é originário da Alemanha. Além disso, ele está entre os 12 cães considerados os cães mais inteligentes no mundo inteiro.

É também um cão muito brincalhão e bem ativo. Por ter uma personalidade muito protetora, o cão da raça Shnauzer, foi usado durante a Primeira Guerra Mundial, como um cão de guarda. E até os dias de hoje, ele ainda faz arte do quadro das corporações policiais alemã e americana. Eles atuam nas investigações de contrabando.

Embora esses cães sejam demasiadamente possessivos em relação aos seus donos, os pets desta raça podem ser cães extremamente dóceis e bem sociáveis, convivendo muito bem com crianças, e também com outros animais, desde que sejam acostumados desde filhotes.

No início, ele tinha um tamanho médio. Porém, devido aos diversos cruzamentos sofridos pela raça, originaram-se mais dois portes: o porte grande e o porte pequeno, cujos nomes são Schnauzer Gigante e Schnauzer Miniatura.

Sua pelagem cerrada independe do tamanho, e precisa de cuidados igualmente às demais raças, com tosas que devem ser feitas a cada três meses, e com banhos que devem ser dados uma vez por semana.

Porém, os cães Schnauzer Miniatura possuem uma facilidade em serem acometidos por doenças de pele, e também no trato urinário. Como, por exemplo, a dermatite e a urolitíase.

Onde Encontrar Um Filhote de Schnauzer Para Adotar

Não é fácil encontrar um cão da raça Schnauzer para adotar, mas as suas chances podem aumentar muito se você procurar no lugar certo.

Filhote de Schnauzer

Assim, um bom lugar para encontrar animais para serem adotados é em ONGs, e no Centro de Controle de Zoonoses da cidade onde você mora.

No entanto, para que se possa adotar um cão é preciso cumprir alguns requisitos:

  • É preciso ser maior de 21 anos de idade;
  • No momento de adoção, é necessário que o interessado apresente os seguintes documentos: CPF, RG, e também um comprovante de residência;
  • É preciso que a pessoa se comprometa a cuidar do pet, assinando termo de responsabilidade,
  • Não são em todos os locais, mas, talvez em alguns deles seja necessário o preenchimento de um cadastro.

O Schnauzer é muito querido entre os amantes de animais, e ele se adapta facilmente a ambientes pequenos, como em apartamentos, por exemplo. O preço do Schnauzer varia entre R$ 800,00 e R$ 2.000,00.

Curiosidades da Raça

Veja abaixo algumas peculiaridades desta raça:

Origem da Raça Schnauzer

A raça teve origem na Alemanha. O seu nome deriva da expressão schnauze, que é o mesmo que focinho. Ele pertence à família dos cães da raça Terriers. No ano de 1879, ele foi oficialmente reconhecido pelo nome de Pincher de Pêlo Duro. Ele é resultado de cruzamento de Pincher.

Muito antes de ser usado durante a Primeira Guerra Mundial, o Schnauzer já fazia parte das viagens constantes feitas pela Europa em carruagens, viajando ao lado dos cavalos atentos e vigilantes pelos caminhos percorridos, dando alerta com seus latidos a qualquer vestígio de perigo.

Quando 2ª Guerra Mundial começou, o Schnauzer Miniatura puxou para si um pouco da popularidade do Scnauzer Médio. Todavia, o Shnauzer médio continua sendo considerado o tipo de porte com mais inteligência dos três.

Características da Raça Schnauzer

As características mais marcantes da raça são: as sobrancelhas levantadas e a pelagem semelhante a uma barba. A expectativa de vida da raça gira em torno de 10 a 15 anos. Ele é um cão muito resistente e bastante afetuoso. E, por ser muito inteligente, absorve com bastante facilidade os comandos feitos de adestramento.

Os olhos do Schnauzer são bem escuros e ovais, a sua calda é curta e alta. As orelhas são altas e são caídas para o lado da frente. Ele tem o focinho definido e a cabeça longa. O tamanho deste cão varia de 45 a 50 cm. Pesa de 14 a 15 kg, isto no seu tamanho original.

Schnauzer Características

Portes do Scnauzer

Os cães Schnauzer possuem 3 portes. São eles:

  • Schnauzer Gigante: conhecido também por Schnazer de Munich. Isto se dá devido ao local de sua origem, no sul da Alemanha, região da Bavária. Das três raças, esta é a mais alta de schnauzer.

Antigamente, ele era muito utilizado, na condução de ovelhas e gados, como ajudante. Ele chega a medir de 60 a 70 cm, e pesar aproximadamente 45 kg.

Não se sabe de quais raças específicas originou-se o Schnauzer Gigante. Todavia, especula-se que a raça é resultado do cruzamento do próprio Shcnauser Standard com a raça Dogue Alemão, ou então o Boieiro de Flanders.

  • Schnauzer Standard ou médio: esse porte é o original, e é o que deu origem aos outros tipos de porte da raça. O Schnauzer médio pesa aproximadamente 15 kg e o seu comprimento vai de 45 a 50 cm. Ele tem um corpo elegante e mediano.
Schnauzer Standard
  • Schnauzer Miniatura ou pequeno: este porte do Schnauzer é resultado do cruzamento do Schnauzer Standard com o Affenpincher. Há muita especulação a respeito da possibilidade de a raça Poodle também fazer parte da origem deste porte.
Schnauzer Miniatura

No ano de 1933, a raça foi oficialmente reconhecida. O Schnauzer pequeno possui características iguais as características que o cão de porte médio. Exceto o peso e o tamanho mesmo. Os mesmos variam entre 5 e 7 kg, e o tamanho vai de 30 a 35 cm.

Por ser um cão com bastante inteligência, ele tem um bom comportamento e é facilmente adestrado. Mesmo sendo um pouco teimoso, responde bem aos comandos que lhe são dados por seus donos.

O Schnauzer possui uma personalidade territorial e protetora. Isso faz dele ótimo companheiro e bom cão de guarda. É um cão muito ciumento, e até mesmo agressivo com pessoas desconhecidas, ou com alguma coisa que represente ameaça a seus donos. Mas, com um bom treinamento, podem se tornar dóceis e sociáveis, em especial com outros animais, e também com crianças.

Este cão está sempre em alerta, é muito valente e ativo. Por isso, ele gosta muito de brincar. Porém, nas atividades e nas interações com esse cão, é preciso ter muito cuidado. Pois, devido ao seu temperamento protetor, a sua reação pode ser negativa, no caso de brincadeiras rudes.

Agora que você já conhece o Schnauzer e sabe tudo que vai precisar para cuidar e adotá-lo, vá em frente!

Veja também

Lagarto Chicote- de- Garganta- Alaranjada: Características e Fotos

O lagarto chicote de garganta alaranjada (nome científico Aspidoscelis hyperythrus) é uma espécie nativa do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *