Home / Animais / Diferença Entre Buldogue Francês e Boston Terrier

Diferença Entre Buldogue Francês e Boston Terrier

O mundo animal é muito amplo e algumas espécies podem ser muito parecidas. Um caso muito comum é o das raças caninas Boston terrier e buldogue francês, que possuem grande semelhança física. Ambos os cachorros têm focinhos “achatados”, olhos esbugalhados e orelhas eretas. Esses cães ganharam muita popularidade em nosso país, especialmente com as crianças. No entanto, existem diferenças entre essas raças e isso tem que ser levado em consideração. Leia este artigo e conheça melhor o buldogue francês e o Boston terrier.

Raízes Ancestrais

Esses cães se parecem muito e isso faz boa parte das pessoas confundirem as duas raças. Essa confusão acontece porque tanto o Boston terrier quanto o buldogue francês são descendentes do buldogue inglês. O Boston terrier surge do cruzamento do buldogue inglês com outros tipos de cães terriers. Por sua vez, o buldogue francês é resultado do cruzamento entre o buldogue inglês e diversos tipos de cães.

Buldogue Inglês
Buldogue Inglês

Outro ponto que torna os dois cães ainda mais parecidos é a personalidade, pois ambos gostam de brincar, gastar energia e fazer amizades. Com isso, ambas as raças se tornam bastante adaptáveis a diversos tipos de famílias. Esses cães se apegam aos donos com facilidade e são muito amorosos.

Porte Físico

Quando se coloca um Boston terrier e um buldogue francês lado a lado, percebe-se que o porte dos dois é bem diferente. A estrutura física do terrier é mais magra e suas pernas são mais longas. Ademais, o corpo dele é mais fino e seus músculos são menos “inchados”. Por sua vez, o buldogue francês é um cão musculoso e atarracado cujo porte varia entre o pequeno e o médio. Além disso, o buldogue é quatro quilos mais pesado. Enquanto o terrier pesa 11 kg, o buldogue francês pesa 15 kg.

Fisionomia

Se analisarmos a fisionomia desses dois cães, veremos que elas também possuem muitas semelhanças. Ambos os rostos possuem rugas e olhos bem esbugalhados. Mesmo assim, ainda é possível perceber algumas diferenças, especialmente no formato do focinho e das orelhas.

O Boston terrier possui um focinho sem rugas e menos achatado que o de seu “gêmeo”. Por sua vez, o buldogue francês tem muitas rugas no focinho e um achatamento bem mais perceptível.

Boston Terrier
Boston Terrier

As orelhas desses dois cachorros possuem diferenças em suas extremidades. Enquanto as do Boston terrier são pontiagudas e eretas, as do buldogue francês são duras e possuem pontas arredondadas.

Buldogue Francês

Esse cachorro nasceu em 1880, após vários cruzamentos que foram testados por criadores de cães parisienses. Essa raça surgiu por causa do preconceito que os britânicos tinham com os buldogues da época. No século XIX, a Grã-Bretanha exigia um tamanho específico para esses cães e rejeitava os que tinham porte diferente. Quando chegaram ao país da Torre Eiffel, os buldogues foram menos exigidos nessa questão e puderam se desenvolver com liberdade.

A primeira tarefa que deram para os buldogues franceses foi caçar ratos. No entanto, esses cães ganharam mais prestígio após serem retratados nos quadros de Edgar Degas (1834-1917) e Toulouse-Lautrec (1864-1901). Por conta disso, até mesmo os britânicos passaram a valorizar essas criaturas.

O buldogue francês costumar pesar entre 10 e 12 kg e sua altura fica na casa dos 30 cm. Ele possui pelos grossos, curtos e brilhantes. A coloração da pelagem pode ser vermelha tigrada, preta tigrada, malhada e fulva. Como esse cachorro é alegre e amigável, fez amizade com muitos açougueiros do século XIX.

Com o passar do tempo, o buldogue francês pode desenvolver alguns problemas de saúde em sua visão e nas vias respiratórias. Além disso, esse animal também pode sofrer com superaquecimento. Isso significa que o buldogue francês precisa de enormes cuidados em sua saúde e precisa tomar bastante água.

Temperamento do Buldogue

O buldogue francês, assim como vários cães de companhia, precisa estar próximo do ser humano. Se ele ficar muito tempo sozinho, pode ser que tenha crises de ansiedade. Essa crise acontece com frequência na fase adolescente, mas também pode acontecer na fase adulta. Se esse problema não for tratado, o buldogue francês pode ficar muito agressivo.

Em alguns momentos, o buldogue francês é comparado a um sapo ou a um palhaço. A comparação com um sapo está ligada ao rosto arredondado e ao modo como os buldogues se sentam. No caso dos palhaços, essa comparação tem mais a ver com a personalidade brincalhona e amigável desse cachorro. Como é muito alegre, pode-se dizer que o buldogue francês é o “palhaço” do mundo canino.

Buldogue Francês Com o Dono
Buldogue Francês Com o Dono

Os buldogues franceses não têm o hábito de latir e, normalmente, são animais fiéis e muito companheiros. Esse cachorro tem muita paciência e não poupa amor e carinho para os donos. Além disso, ele vive com cães de outras raças tranquilamente. Como esses cães possuem enorme facilidade em conviver com o ser humano, adestrá-lo se torna bem mais simples. Como nada é perfeito, os buldogues franceses têm um pequeno problema: eles são um pouco teimosos.

Boston Terrier

Assim como várias raças caninas, a origem desse terrier gera controvérsia. Para alguns pesquisadores, o desenvolvimento dessa raça aconteceu nos Estados Unidos através dos próprios norte-americanos. Por outro lado, há quem diga que esses cães se desenvolveram nos EUA, mas por meio dos estrangeiros do país.

Outro fato que gera discussão é o número de raças que foram cruzadas até o nascimento do Boston terrier. Para alguns estudiosos, o Boston surgiu do cruzamento entre cães do tipo terrier e as raças buldogues. No entanto, há quem diga que o boxer também fez parte dessa experiência. A única coisa realmente certa nessa história é o que o Boston terrier é um animal norte-americano.

Os primeiros cães dessa raça tinham o apelido de cabeça redonda (roundhead) e possuíam porte físico muito maior que os atuais. Enquanto o terrier de hoje pesa entre 4,5 kg e 11 kg, os roundheads pesavam em torno de 20 quilos. O American Kennel Club reconheceu o Boston terrier em 1893.

Temperamento do Terrier

Apesar de ser muito gentil e alegre, o Boston terrier tem uma personalidade muito forte. No entanto, eles fazem o que podem para agradar os seus donos. Por conta disso, treiná-los se torna bem mais simples. Esses cães cuidam muito de seus donos e fazem de tudo para protegê-los. Eles agem de forma territorial e se tornam muito agressivos na presença de outros pets.

Veja também

Planta em Casa

Porque é Importante ter Plantas em Casa?

Para quem gosta de ter um ambiente aconchegante em casa, principalmente para quem trabalha em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.