Home / Animais / Reprodução da Barata: Filhotes e Período de Gestação

Reprodução da Barata: Filhotes e Período de Gestação

As baratas (ou baratas) estão entre os animais mais antigos do mundo. De fato, foram encontrados achados fósseis de mais de 300 milhões de anos atrás, o que atesta sua resistência ao longo do tempo.

Considerando o número de espécies presentes, os indivíduos pertencentes a cada espécie e sua ampla distribuição, as baratas podem ser consideradas entre os animais de maior sucesso durante a evolução terrestre.

Reprodução Da Barata: Filhotes E Período De Gestação

As baratas pertencem a uma ordem de insetos cujo desenvolvimento ocorre através de metamorfoses incompletas. Dos ovos postos em caixas (ovoides ou reniformes) que contêm cerca de vinte, de fato, nascem indivíduos (ninfas) que, além do tamanho menor, têm a mesma forma externa dos adultos, carecendo apenas dos órgãos e asas reprodutivos; as ninfas jovens vivem nos mesmos ambientes que os adultos e se alimentam de maneira semelhante; à medida que crescem, realizam numerosas mudas, após as quais atingem seu tamanho máximo e maturidade sexual.

Os ovos são abandonados em grupos contidos em bares de vinho. As ninfas emergem dos ovos e normalmente se assemelham a um adulto em miniatura, embora às vezes tenham uma cor diferente. As ninfas se alimentam independentemente, crescem e mudam até atingirem a idade adulta.

A espécie mais comum em nosso território brasileiro, mas não a única, é a periplaneta americana. A reprodução destas contêm até 16 ovos, com uma média de 10, e são depositados e cimentados em superfícies próximas a fontes de alimentos ou jogados em rachaduras.

A fêmea não deposita a cápsula dos ovos assim que é formada, mas pode carregá-la com ela, como um corpo que se projeta posteriormente do abdômen, por um período que varia entre algumas horas e 4 dias. Os ovos eclodem em cerca de dois meses e atingem a maturidade com 13 mudas em cerca de 6 meses. A fêmea pode produzir 12 a 14 clubes que abrem após 1 ou 1,5 meses.

O potencial da espécie é alto, se não for retido pelo frio do inverno. O desenvolvimento ocorre durante um período de tempo variando entre 5 e 15 meses em relação às condições de temperatura e umidade. Os estágios juvenis passam por 7 a 13 mudas e os animais adultos podem viver até mais de um ano.

Preocupação Com Ovos De Baratas Em Casa

Ovos De Baratas
Ovos De Baratas

De fato, os ovos de barata representam um problema muito complexo para lidar. Como é fácil entender, o tempo nesses casos é realmente fundamental e, portanto, a primeira e mais importante coisa a fazer é poder intervir no tempo, de maneira a eliminar o problema raiz.

As baratas, em geral, atacam os alimentos e são capazes de transmitir vários tipos de doenças . Em suma, a presença de baratas em casa é um problema que deve ser reconhecido. Se você viu algumas baratas andando pela casa, é possível supor que alguns ovos foram postos.

Obviamente, a primeira ação a ser tomada é a eliminação das baratas em questão, de modo a impedir que continuem a pôr seus ovos. Nesse sentido, é bom ressaltar que não é fácil encontrar os ovos. As baratas, de fato, prestam muita atenção e, em princípio, tendem a botar seus ovos em lugares difíceis de encontrar. Isso significa que não é fácil encontrar ovos de barata.

Encontrá-los, no entanto, não é totalmente impossível, desde que você saiba como eles são feitos. Antes de tudo, é bom especificar que existem diferentes tipos de ovos e que eles variam dependendo da barata que os colocou. Os ovos são depositados em uma embalagem específica que leva o nome de ooteca. Basicamente, é um saco específico em que são encontrados dezenas deles.

Toda barata feminina tem a possibilidade de estabelecer até 60 bares de vinho. Por esse motivo, o número de baratas cresce exponencialmente em muito pouco tempo. Por exemplo, duas baratas fêmeas são suficientes para dar forma a uma invasão em grande escala.

Os ovos das baratas americanas têm uma cor marrom escura típica, são muito bem modeladas e são simétricas. Seu comprimento é de 0,8 cm e, portanto, são facilmente identificáveis. Os ovos que podem estar contidos nesta ooteca são entre 10 a 16 como já dissemos. O problema, no entanto, é que toda fêmea pode até depor uma ootheca a cada 7 dias. Em relação ao local, geralmente o escolhido é muito bem escondido e particularmente protegido.

Começar analisando os locais onde eles poderiam ser colocados é um ótimo começo para um resultado positivo. Adegas, guarda-roupas, sótãos, gavetas: em geral, é aqui que as baratas decidem botar seus ovos esperando a eclosão. Se conseguir encontrar ovos de barata é um empreendimento significativo, outro empreendimento de igual importância é eliminá-los definitivamente da casa. Procure especialistas!

A Curiosa Reprodução Proposital De Baratas

Barata Fotografada de Perto
Barata Fotografada de Perto

Você sabia que existe uma colônia com cerca de pelo menos seis milhões de baratas? Essa certamente deve ser a maior proliferação de barata por metro quadrado do mundo! E sabe o que é mais curioso nisso? É uma fazenda de reprodução, ou seja, lá são criadas baratas propositalmente pra atender um comércio! Está localizado na província sudoeste de Sichuan , na cidade de Xichang . Não se sabe muito sobre por que a produção é coberta pelo segredo de Estado.

Quem já esteve na China já poderia imaginar, visto que barata se vê frita em barracas de vendedores ambulantes. Por lá o comércio de insetos como petiscos e semelhantes é comum, inclusive baratas. E elas, as baratas, gozam de um status muito respeitável: antigas como dinossauros, são consideradas valiosas desde os tempos antigos, não tanto pelo seu gosto, que às vezes enojam até os chineses, mas pelas qualidades curativas.

No campo, baratas ainda são picados com alho para o tratamento da gastrite, e a medicina tradicional os utiliza para produzir vários tipos de poções de cura. Alguns também relacionados à longevidade. Eles são ricos em proteínas e são utilizados para nutrição animal.

Criação de Baratas na China
Criação de Baratas na China

O consumo é muito alto. O mercado vale milhões de euros. E há muitos empresários que os criam. A fábrica na província sudoeste de Sichuan, na cidade de Xichang, consiste em galpões especiais, quentes, úmidos e escuros, selados como prisões, que se estendem por uma área do tamanho de dois estádios de futebol.

No interior, uma longa e estreita linha de prateleiras soldadas a recipientes de água e comida. Uma mosca não voa. Apenas um farfalhar constante é ouvido. Muito poucas pessoas podem acessá-lo. Ali as baratas estão por toda parte: nas prateleiras, no teto.

Eles são gigantes porque esta fábrica é especializada na criação de baratas adultas, particularmente solicitadas pelo mercado farmacêutico. Eles são monitorados por um programa de inteligência artificial. Desde o nascimento até a morte, eles nunca vêem a luz do sol.

Cerca de 28 mil por metro quadrado são produzidos a cada ano. É a maior colônia da história. A mega colônia a um passo do aeroporto preocupa os 800.000 habitantes de Xichang. Se um erro humano ou um terremoto libertasse os seis bilhões de baratas, seria “uma catástrofe”.

Não é apenas uma hipótese de um filme de terror! Em 2013, em um mês tórrido de agosto, úmido e, portanto, ideal para a reprodução de insetos, um milhão de baratas saiu de uma pequena fazenda em Jiangsu. Há também aqueles que temem que a reprodução intensiva e o controle genético possam gerar uma super barata de dimensões surreais.

Veja também

Ostra Aberta

Tudo Sobre a Ostra: Características, Nome Científico e Fotos

O termo ostra é uma designação não taxonômica para um imenso grupo de moluscos que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *