Home / Animais / Lagartixa Dorme? Como Elas Descansam?

Lagartixa Dorme? Como Elas Descansam?

Lagartixas

Lagartixas são pequenos repteis que podem viver em habitat natural ou até mesmo em ambientes domésticos. As lagartixas domésticas, embora mordam quando se sentem ameaçadas, não trazem nenhuma doença ou malefício para as pessoas.

Na realidade, elas trazem ajuda e limpeza, pois se alimentam de insetos perigosos como formigas, abelhas, aranhas, escorpiões, baratas, moscas e pernilongos. Esses insetos sim podem trazer doenças ao nos picar, e por conta disso, a função da lagartixa dentro de uma casa é muito importante.

Algumas pessoas inclusive acabam adotando o animal, e as criando dentro de aquários, com galhos, oferecendo insetos e águas diariamente.

Em seu habitat natural se encontra em árvores, pedras, rochas, assim como os lagartos, vivem se camuflando pela paisagem como meio de se esconder de seus predadores e ainda caçar pequenos insetos, já que sua alimentação não muda de um ambiente para o outro.

Porém nesses locais, algumas espécies de lagartixas podem ser perigosas tendo mordidas mais doloridas ou até mesmo novos tipos que foram descobertos de forma recente que soltam teias como meio de afastar seus inimigos.

Para saber sobre esse animal e suas curiosidades, inclusive como elas dormem, continue acompanhando esse artigo.

Curiosidades Sobre as Lagartixas

Uma das principais curiosidades que cercam a lagartixa e seu universo é em relação a sua cauda. As lagartixas domésticas têm como meio de defesa soltarem a sua cauda como forma de confundir seu predador. Essa cauda é feita de gordura e muitos nutrientes importantes para sua saúde, por conta disso, é comum que a mesma volte ao local depois para come-la.

Embora a cauda cresça depois, se perdida pela primeira vez, ela não será mais feita de ossos e somente de cartilagem. Esse mecanismo de defesa pode ser feito por conta de sua própria natureza, no local que a cauda está, ele é frouxo e por isso consegue se soltar com facilidade. No verão a cauda cresce mais um rápido, levando um pouco mais de três semanas.

Porém a energia para produzi-la tem um preço bem alto, as fêmeas colocam menos ovos e os filhotes são menores devido a energia que é necessária para gera-la.

Embora sejam animais pequenos, eles vivem por quase 10 anos, 8 para ser mais específico.

Possuem sistema pulmonar e digestivo totalmente completos, mas são ovíparas. Colocam em média 2 ovos por vez. Uma quantidade bem pequena se considerada aos outros animais de seu tamanho.

Algumas espécies conseguem assim como os parentes distantes, os camaleões, mudarem de cor e se camuflarem entre a natureza, além de serem o único tipo de réptil que emitem sons e ruídos para comunicarem entre si.

Muitas novas espécies têm sido encontradas em seus habitats naturais na Austrália e África, demonstrando uma certa facilidade de evolução desse animal, inclusive, muitas possuem hábitos diferentes do que a maioria, algumas atuam durante o dia e tem a cor dourada, demonstrando que a própria natureza ajuda na camuflagem e sobrevivência das lagartixas, já que nessa coloração, ela consegue se esconder em galhos e troncos conforme a luz do Sol reflete.

Possuem sangue frio e por conta disso gostam de locais quentes como perto de janelas e nos quintais, para aproveitarem a luz solar. Mas são mais ativas em períodos noturnos. Abordaremos seu modo de dormir em um tópico abaixo.

A Lagartixa Dorme?

Assim como alguns repteis como lagartos, as lagartixas podem hibernar em períodos de estações frias, e seu metabolismo se desliga quase por completo. Sua energia é contínua graças a gordura e vitaminas que ficam armazenadas em sua cauda, e são liberadas conforme a projeção do tempo.

Em períodos quentes, elas tiram pequenos cochilos durante o dia e saem para caçar insetos a noite. No caso, durante o horário de Sol, elas tiram cochilos, e assim como os crocodilos, podem dormir com os olhos abertos. Muitas vezes as pessoas tomam susto ao achar que uma lagartixa está morta devido a estar parada por muito tempo e com os olhos arregalados, porém ao toca-la, ela volta a se mexer. No caso, quando isso ocorre, ela estava em seu período de sono.

Lagartixa na Parede
Lagartixa na Parede

Devido a presença de ganchos pequenos em suas patinhas, é comum que as lagartixas possam dormir até mesmo de ponta cabeça, assim como os morcegos e alguns tipos de aves.

Por fim, respondendo à pergunta, sim, lagartixas dormem, no caso até mesmo hibernam e descansam tirando sonecas menores durante o dia.

Outros Animais com Formas Estranhas de Dormir

  • A girafas, zebras e os cavalos levam a fama de descansarem de uma forma estranha por conta de dormirem em pé. A própria musculatura desses animais é projetada para que suporte uma quantidade de peso maior, mesmo quando o restante do corpo está relaxado, fazendo com que o animal não caia. Porém, em relação aos cavalos, algumas vezes podem ser encontrados dormindo deitados quando precisam adormecer por completo.
  • Os peixes assim como as lagartixas dormem de olhos abertos e isso só é percebido pelo mesmo motivo, pois ficam imóveis e algumas pessoas ao nadarem podem achar que ele está sem vida, mas está apenas dormindo.
  • Os gatos são animais que dormem de forma fofa, porém por uma quantidade de tempo surpreendente, quase 16 horas por dia. Ou seja, passam mais da metade de suas vidas dormindo.
  • Os golfinhos e os crocodilos dormem com apenas um olho fechado, tudo isso para se protegerem de possíveis predadores, seu cérebro é programado naturalmente para que também não se desligue por completo, podendo ver alguns vultos e escutar alguns barulhos mesmo quando estão dormindo.
  • Os elefantes, ao contrário dos bichanos, podem passar dias sem dormir e quando decidem por isso, descansam por apenas duas horas ou menos.
  • Os leões, o rei dos felinos, honra a fama e dorme após caçar e comer, por até 20 horas. Geralmente fazem isso embaixo de sombras e de árvores. Sua fama de rei da floresta se dá por conta desse fato também, pois além da sua juba, descansam por completo com a certeza de que nenhum outro animal aparecerá e causará algum tipo de ameaça, uma confiança bem interessante vendo que os outros animais maiores e no topo da cadeia alimentar não fazem o mesmo.

Veja também

Cobra Boa Constrictor Sabogae Enrolada

Cobra Boa Constrictor Sabogae: Características, Habitat e Fotos

A jiboia (nome científico Boa constrictor) é um réptil que geralmente causa pavor em muitas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *