Home / Animais / Toucanet-Amarela: Características, Nome Cientifico e Fotos

Toucanet-Amarela: Características, Nome Cientifico e Fotos

As aves são animais que se destacam de maneira bastante evidente em todo o planeta Terra, sendo as aves os descendentes diretos dos dinossauros. Assim, as aves são importantes para todo o ciclo da natureza e consegue fazer com que muitos ciclos comecem ou se encerrem no mundo natural, algo que poucos outros animais são capazes de fazer.

Além disso, as aves ainda têm o bônus de voar e poder ver coisas que poucos outros animais conseguem, incluindo as pessoas. Dessa forma, o estudo de aves é muito destacável em todo o mundo, sendo esse um trabalho bastante árduo e que precisa de muita atenção e concentração para funcionar da forma correta, como se pretende.

As aves, assim, recebem bastante dessa atenção e costumam ser catalogas sempre com bastante felicidade por parte dos pesquisadores quando uma nova espécie é encontrada, algo muito interessante de se ver.

Dentro desse mundo das aves, há aquelas que conseguem ainda mais destaque e, de certa forma, se sobrepõem às outras de maneira muito clara. Esse é o caso do tucano, uma ave muito bela e que consegue destaque pela grande variedade de cores que possui, inclusive no bico, além de ser rara em muitos locais do mundo, sendo comum mesmo na América Latina.

Assim, os europeus e asiáticos costumam dar bastante valor aos tucanos, já que nesses países a oferta desses animais é muito inferior ao que acontece no Brasil. Até mesmo por isso, se tornou tão comum ler e ouvir relatos de que os tucanos estão entrando em estado de extinção como espécie, algo que realmente pode acontecer nos próximos anos caso o número de abates não diminua de forma considerável.

Contudo, para essa conta da extinção é preciso levar em contada cada subespécie dos tucanos, já que cada uma apresenta dados diferentes em relação às outras e, dessa forma, enquanto alguns tipos de tucanos estão quase extintos, outros ainda se mantém fortes e distantes de qualquer problema desse tipo. Logo, tudo é uma questão de ponto de vista nesse aspecto, embora realmente haja um grande problema com caçadores ilegais e traficantes.

Conheça o Toucanet-Amarela

Dentro desse universo de tucanos, muito comuns em quase toda a América Latina, o toucanet-amarela consegue destaque pela forma como o animal se diferencia de outros tucanos.

Embora pequeno, o toucanet-amarela é muito rápido e consegue se camuflar muito bem na selva, duas características fundem tais para evitar problemas na floresta e, assim, se manter vivo por mais um dia – além dos caçadores ilegais, há também outros animais que podem matar esses tucanos. Assim, o toucanet-amarela possui bico que varia entre o preto e o amarelo, sendo o seu corpo verde e a parte interna do seu olho avermelhada.

Toucanet Amarela

Já a parte externa do olho do toucanet-amarela é azul, com detalhes em verde e amarelo além de outros detalhes em amarelo por todo o corpo do animal. Esse tipo de tucano é bastante inteligente e muito ágil para evitar os problemas da selva, algo primordial para qualquer animal nesse ambiente.

Características do Toucanet-Amarela

O toucanet-amarela é uma espécie de tucano que habita a parte central da América, em selvas muito pouco habitadas e nas quais o acesso humano é bastante dificultado. Dessa forma, o toucanet-amarela consegue se isolar um pouco das pessoas e viver de forma mais calma.

Porém, pela sua pequenez, o toucanet-amarela possui voo bastante ágil, sendo capaz de fugir de problemas. Esse animal pesa cerca de 175 a 240 gramas, algo bastante leve quando comparado a outras aves e, sobretudo a outros tucanos que são parecidos com esse tipo. Ademais, o toucanet-amarela tem comprimento de cerca de 35 centímetros, sendo também bastante pequeno para os padrões de tucanos.

O toucanet-amarela, além disso tudo, possui macho e fêmea com detalhes muito parecidos, sendo conhecido por andar sempre em grupos pequenos de animais, o que torna mais difícil saber que esse tipo de tucano está se aproximando.

O tucano em questão ainda é muito famoso por estar sempre no topo das árvores, sendo conhecido pela forma como consegue visualizar eventos que acontecem a muitos quilômetros de distância, algo que ajuda bastante quando o assunto, novamente, se trata de se manter vivo e evitar confusões.

Alimentação e Comportamento do Toucanet-Amarela

O toucanet-amarela possui alimentação bastante comum para esse tipo de animal, sendo mais adepto das frutas frescas, que muitas vezes são consumidas ainda nas árvores altas, evitando que o tucano seja obrigado a se expor a outros perigos. Além disso, o toucanet-amarela ainda pode comer insetos e outros tipos de alimentos quando em situações em que a oferta de frutas não é tão vasta assim.

Quanto ao comportamento, a espécie costuma ser tida como tranquila, com os membros andando sempre em pares ou em grupos de, no máximo, 3 membros. Por vezes o toucanet-amarela também anda sozinho, voando de galho em galho em busca de alimentos.

O tucano em questão costuma ser classificado como um animal fácil de lidar, algo que torna mais fácil o contato humano, embora nas selvas a América Central a incidência de humanos não seja assim tão elevada. O ninho do toucanet-amarela costuma ser buracos em árvores, aproveitando partes ocas para ocupar e tomar conta do local.

Se houver pássaros menores, pode ser que o toucanet-amarela expulse esses pássaros pequenos e tome conta do local. Já os ovos do toucanet-amarela, na fase de produção do animal, em geral costumam passar por fase incubação pelos dois pais, não sendo apenas a fêmea a responsável por manter o ovo aquecido.

Habitat e Nome Científico do Toucanet-Amarela

O toucanet-amarela atende pelo nome científico de Selenidera spectabilis quando pesquisado de forma profissional. Assim, esse tipo de animal vive na América Central, sem buscando posições altas.

Selenidera Spectabilis

Por isso o tucano e questão costuma ser muito visto em locais acima do nível do mar, onde esse animal pode se manter com certa tranquilidade, já que a altitude vai crescendo e o número de pessoas na região vai diminuindo. Dessa forma, o toucanet-amarela consegue se manter longe dos caçadores e dos traficantes quando no seu habitat natural.

Veja também

Ostra Aberta

Tudo Sobre a Ostra: Características, Nome Científico e Fotos

O termo ostra é uma designação não taxonômica para um imenso grupo de moluscos que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *