Home / Plantas / Clethra Alnifolia ou Summersweet: Habitat e Nome Cientifico

Clethra Alnifolia ou Summersweet: Habitat e Nome Cientifico

Summersweet ou cientificamente Clethra Alnifolia é uma planta arbustiva que cresce nas florestas úmidas, pântanos e riachos. É uma planta muito apreciada tanto pela sua floração quanto pelo perfume. Trata-se de uma planta nativa da América, sendo usada de forma ornamental por muitos países. A seguir falaremos um pouco mais sobre ela, suas características e habitat, acompanhe.

Clethra Alnifolia é conhecida também como arbusto de pimenta ou doce de cabra costeiro. É uma espécie de arbusto ornamenta que possui espigas de flores brancas e possui um cheiro picante. Pertence à família Chethraceae e ao gênero Clethra, nativa da América do Norte, mais especificamente oeste e leste do Texas, sul da Nova Escócia e de Maine do Sul até o norte da Flórida.

Clethra Alnifolia e Suas Características

A planta cresce cerca de 1,5 a 3 metros de altura e suas folhas são cacudas e verdes e podem medir até 10 cm de comprimento. No outono elas ficam de cor amarelo ouro, dando um charme ainda maior para a planta.

Sua floração ocorre no verão e as flores são brancas ou em tons de rosa bastante pálido, com uma fragrância bem doce, quase enjoativa, que atrai bastante abelhões. Elas são produzidas em racemos e o nome de pimenta vem dos frutos maduros que são cápsulas bem parecidas com os grãos de pimenta, porém a planta não deve ser usada para temperos.

Clethra Alnifolia Características

A Clethra Alnifolia cresce nas florestas molhadas e em zonas úmidas como pântanos e ao lado de riachos. É muito usada como arbusto naturalizante e é ótimo para atrair polinizadores para a área, como beija-flores e abelhas.

Cultivo da Clethra Alnifolia

A Clethra Alnifolia é usada, normalmente, em jardins naturais ou ainda perto de riachos para evitar a erosão. Seu crescimento é lento e a planta se adapta a diversas condições de clima, como sal, neblinas e até áreas geladas.

Seu cultivo deve ser realizado em solo fértil, úmido e ácidos, de preferência. O uso de matérias orgânicas também é importante, bem como a fertilização periódica com fertilizantes especiais para a planta. A terra precisa estar sempre úmida, por isso pode ser usado areia e argila no solo para que ele possa se manter úmido.

O plantio deve ser feito em local com espaço suficiente para deixar uma distância de pelo menos 2 metros de cada planta. O plantio é feito por sementes ou por estaquia, porém esse último deve ser feito no verão, fazendo a retirada de galhos que não floresceram e colocando-os em terra fértil para que se enraíze e produza novas plantas.

A Clethra Alnifolia também pode ser cutivada em vasos, pois se adaptam bem neles, entretanto, o vaso deve ser grande, para que a planta tenha um bom desenvolvimento. Após o plantio, ela deve ser regada com frequência, principalmente no verão, além de ser necessário o uso de fertilizantes próprios para plantas acidófilas.

Quando plantadas em vasos, após ficarem bem fortes devem ser plantadas em vasos maiores para que se desenvolvam mais. Na primavera, quando brotos crescem ao redor do pé de Summersweet, eles podem ser retirados dali e plantados em um outro lugar, para que possam também produzir. Esse é um método de multiplicação que além de ser simples, permite que a planta cresça mais rapidamente, quando plantada em um solo úmido, fértil e ácido.

Cuidados Com a Planta

Assim que o arbusto é plantado, são necessários poucos cuidados. Entre eles estão a rega constante, principalmente em períodos de seca, pois a planta gosta de bastante água.

Também é necessário realizar a poda da planta com tesouras afiadas, fazendo a retirada de galhos secos e danificados. A melhor época para realizar a poda é após o inverno, na primavera, pois fica mais fácil identificar os galhos enfraquecidos e velhos e também aqueles que foram danificados pelo frio. A poda também ajuda a rejuvenescer e instigar a produção de novos brotos.

Curiosidades

  • A Clethra Alnifolia é usada como arbusto em jardins naturais
  • É tolerante a pulverização de sal, sendo ótima para plantio em jardins costeiros
  • Como ajuda a atrasar erosão, é plantada próximo de riachos
  • Serve de alimento para beija-flor, abelhas, borboletas e diversos outros animais que comem a fruta
  • Sua madeira pode ser utilizada para fabricação de ferramentas para o lar
  • É chamado também de pimenta doce do verão, arbusto de pimenta, pimenta do reino e doce da costa
  • Pode crescer em pinheiros Flatwoods
  • Quando cultivada em solo inapropriado pode sofrer clorose férrica
  • É bastante resistente a insetos e doenças
  • No verão ou em épocas de seca a planta pode ser atacada por ácaros
  • Caso apareçam pragas ou doenças é preciso combater rapidamente com produtos disponíveis no mercado
  • Floresce em locais à sombra no final do verão
  • Se adapta bem a diversas condições
  • É de fácil cultivo
  • É bom cultivar em jardins ou bosques com bastante sombra
  • Tem um perfume forte, sendo indicado o plantio próximo às casas para apreciar seu perfume
  • Devido ao tamanho, é ideal para pequenos jardins
  • Na Nova Escócia a população da planta é pequena e pode correr perigo de não existir mais
  • Seu nome vem do grego Klethra, que quer dizer folhas como amieiro, daí vem outro nome pelo qual é conhecida: amieiro branco comum
  • Já recebeu prêmios como o prêmio do Mérito do Jardim, da Royal Horticultural Society e premio Medalha de Ouro, na Pensilvânia Horticultural Society

Agora que você conhece um pouco mais sobre a planta Clethra Alnifolia e suas características, que tal saber mais sobre o mundo das plantas, da natureza e dos animais?

Nosso site tem tudo que você precisa saber! Não deixe de nos acompanhar.

Veja também

Quais os Males que a Chia Pode Causar?

A chia (nome científico Salvia hispanica L.) é uma semente que vem se tornando bastante …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *