Home / Animais / Galinha Brahma: Ovo, Choca, Como Criar, Características e Fotos

Galinha Brahma: Ovo, Choca, Como Criar, Características e Fotos

Entre as espécies de galinhas existentes, uma que se destaca é da raça brahma, sem dúvida. Isso porque essa não apenas bota ovo, como também é bastante usada por aí como galinha ornamental ou exótica.

Vamos conhecer um pouco mais dela (inclusive, como criá-la adequadamente)?

Um Pouco do Histórico da Galinha Brahma

De origem asiática, essa raça é específica da região de Bramaputra, na Índia. Essa ave também é conhecida por nomes como Chitacongs, Xangai e Brahma Pooltras, e muitos acreditam que ela surgiu do cruzamento da galinha malaio com a cochim gigante. Inclusive, as primeiras galinhas brahma a serem exportadas foram justamente para os EUA e para a Grã-Bretanha.

Certas aves dessas que foram exportadas serviram como presentes à Rainha Victoria devido ao seu porte vistoso. Essas importações aconteceram por volta do ano de 1840, e, na ocasião, essas galinhas foram geneticamente modificadas e aprimoradas nos EUA, o que fez com que surgissem a Brahma Light, a Brahma Dark e a Brahma Buff.

Por sinal, foi a galinha brahma a ser incluída no primeiro livro de padrões das aves domésticas, sendo publicado em 1865. Hoje em dia, a raça está praticamente em todos os aviários que trabalham com aves ornamentais.

Já aqui no Brasil, avicultores têm usado essa galinha para melhoramentos genéticos, em especial, por causa de seu fácil ganho de peso e da quantidade de ovos que ela coloca em sua época de postura. Nesse sentido, os resultados têm sido muito bons.

Características Gerais da Galinha Brahma

Tanto pelo seu tamanho, quanto pela sua força, alguns acreditam que essa raça tem algum parentesco distante que uma ave selvagem chamada de “asiatic elusive” (ou de nome científico Gallus Gigantus).Isso sem contar a exuberância de sua plumagem, tanto é que tanto as pernas quanto os pés (até os dedos do meio) são emplumados.

Em termos de peso, o galo possui cerca de 5 a 7 kg, e medem de 60 a 50 cm de altura mais ou menos. Já as galinhas pesam aproximadamente 4 ou mesmo 5 kg. Estas podem colocar de 120 a 150 avos por ano cada uma.

Galinha Brahma Características Gerais

Interessante notar que os machos podem demorar até 2 anos para se tornarem adultos por completo, o que implica dizer que, até chegar esse momento, eles mão têm “interesse” nas galinhas, o que pode retardar um pouco a produção comercial da raça.

Além das variedades Light, Dark e Duff que mencionamos anteriormente, ainda existem as seguintes galinhas brahma: Brahma Black, Brahma White, Brahma Blue, Brahma Carijó, Brahma Splash e Brahma Perdiz.

Tipos e Cores mais Comuns das Galinhas Brahma

De todos os tipos, a chamada Brahma Light é o que podemos dizer ser a base de todas as outras dessa raça, possuindo uma coloração predominantemente branca. Existem, no entanto, algumas penas pretas fazendo alguns detalhes tanto no pescoço, quanto em sua cauda. No galo, por exemplo, existem penas pretas formando um listrado em suas costas.

A Brahma Duff possui marcações idênticas em sua plumagem, porém, tendo um tom dourado como cor de base. A estas, estão misturadas penas avermelhadas e pretas, tanto das asas, quanto na cauda. Já no pescoço, existe uma demarcação bem nítida com penas pretas.

A Brahma Dark, como o próprio nome já indica, tem como cor base o preto. Porém, nas costas, podem ser vistas algumas penas brancas. Esses detalhes brancos também estão nos ombros das asas e nas penas ditas primárias.

Tem ainda as Brahmas Azul e Black, que fica óbvio quais são suas cores base, e a Perdiz e a Splash, cuja coloração básica da primeira é o amarelo, e a da segura é branca. Dadas tantas cores, não é de admirar que essa raça de galinha seja facilmente criada por aí como ornamental.

Galinha Brahma: Como é a Colocação de Ovos e Como ela Choca?

Esse daqui é o motivo pelo qual muitos submetem essa raça a melhoramentos genéticos constantes. Afinal, a brahma apresenta dificuldades para entrar no período de choco, e é justamente por isso que, às vezes, um bom cruzamento com outras raças pode ajudar.

Outra questão que dificulta bastante a reprodução dessas aves é o que chamamos de “abandono do ninho”. Em suma, as galinhas apresentam o estado de choco, começam a incubação, e sem maiores motivos, simplesmente abandonam seus ninhos. Para resolver esse problema, uma chocadeira elétrica é o mais recomendado.

A seguir, daremos mais detalhes com relação à criação dessa raça de galinhas, e mais algumas dicas importantes.

Galinhas Brahma: Como Criar?

Para cuidar dessa raça, é preciso que você se atente para alguns fatores importantes. Um deles é a alimentação. Porém, é necessário, primeiro, saber para que finalidade é essa criação. Porque se o objetivo for meramente comercial, é recomendado que a alimentação da brahma seja muito bem balanceada, sendo rica em diversos nutrientes. Essa ração dada 2 vezes ao dia é mais do que suficiente.

Já para que a galinha brahma possa ser mais produtiva, a recomendação é que ela seja separada dos seus pintinhos assim que eles nascem. Estes devem ser colocados em um lugar com uma fonte própria de aquecimento, e que tenha alimento e água à vontade. A galinha, geralmente, deve voltar à postura com cerca de 10 dias.

É importante também fazer a galinha deixar o choco, pois numa produção comercial isso não é nem um pouco desejável. Portanto, caso queira permanecer com a ave, isole-a das demais (e principalmente do ninho), dando a ela água e comida em abundância.

Os poleiros, por sua vez, não podem ser muito altos para se evitar a queda dos animais. Entre 40 e 50 cm de altura é mais do que suficiente. Ainda é importante frisar que a presença de galos não é necessária para que as galinhas produzam seus ovos. Isso se deve porque o ovo pode ser formado sem a presença de sêmen.

Por fim, se faz necessário salientar que existe diferença entre a nutrição das galinhas brahma o restante dos animais de uma granja, por exemplo. Essas aves, portanto, não podem ter acesso ao pasto de um gado, por exemplo, precisando de acesso exclusivo a comedouros onde estejam a sua ração.

Veja também

Cisne: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Subfamília e Gênero

Cygnus é o gênero taxonômico com o qual as maiores aves aquáticas da família anatidae …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *