Home / Animais / Alimentação do Maltês: Qual o Tipo de Alimento Mais Indicado?

Alimentação do Maltês: Qual o Tipo de Alimento Mais Indicado?

Só quem tem um Maltês em sua vida sabe com essa raça pode ser considerada extremamente gentil e simplesmente adora receber muito carinho e estar pertinho de seus tutores.

Por todos esses aspectos, esse pet é considerado um cachorrinho de colo, sendo ainda extremamente fácil de ser criado no ambiente do lar, principalmente para quem vive em apartamento!

Mas, mesmo sendo um pet ideal para ter em casa e que se adapte perfeitamente à rotina, isso não quer dizer que ele não necessite de cuidados realmente importantes!

Isso fica basicamente evidente quando se trata da alimentação do Maltês, que deve envolver alguns critérios fundamentais não somente para garantir sua saúde e bem estar, mas principalmente para ser uma forma de lhe atribuir o carinho necessário!

E diante disso, nesse conteúdo, você terá a oportunidade de conhecer mais detalhes sobre esse assunto e entender quais os alimentos mais indicados para essa raça tão amável e que adora uma boa dose de carinho!

Como Alimentar seu Pet? Conheça os Alimentos Mais Indicados Por Especialistas no Assunto!

Para poder alimentar de forma assertiva o Maltês, o primeiro passo é considerar escolher rações adequadas! Nesse caso, a ração premium é sempre a mais adequada.

Essa ração é mais indicada justamente por conter todos os nutrientes que são fundamentais para que o Maltês possa crescer de maneira saudável, e logicamente, feliz!

De maneira geral, a ração é um alimento totalmente balanceado, permitindo que o filhote esteja sempre adequadamente bem alimentado sem que seja preciso, portanto, considerar qualquer outro tipo de alimento para a complementação de sua dieta.

Características do Maltês

Outro detalhe importante e que deve ser considerado se refere à porção. Nesse caso, a quantidade ideal no dia a dia poderá ser revelada na própria embalagem.

Essa quantidade deverá ser fracionada por três vezes no decorrer do dia.

Marcas que sejam livres de grãos, transgênicos, aromas e corantes artificiais são sempre boas pedidas, uma vez que podem eliminar as chances de odores mais intensos nas fezes e garantir uma melhor digestão.

O Maltês é Um Cão Que Tem Tendência a Engordar e, Por Isso, Demanda Maiores Cuidados!

Essa raça de cachorro tem uma forte tendência para ganhar peso, e isso se dá justamente por conta de sua estrutura e também pela pouca necessidade de realizar exercícios físicos.

Se por ventura seu pet apresentar, em algum momento, os primeiros sinais de sobrepeso, uma boa alternativa pode ser optar por rações premium light.

Essa opção poderá ajudar potencialmente na queima de gordura com baixas calorias e também fornecer ao cão uma maior fonte de fibras!

Embora a ração seja realmente mais indicada para manter uma alimentação de fato balanceada e nutritiva para essa raça de pet, os agrados não precisam ser totalmente dispensados!

O grande ponto está em fazer boas escolhas. Há diversas opções de snacks deliciosos que são até mesmo indicados para eliminar a incidência de tártaro e que ainda possuem formatos que contribuem para uma boa mastigação!

Cães Idosos Também Precisam de Uma Alimentação Ideal – Há Rações Assertivas!

O Maltês também depende de cuidados quando atinge uma idade mais avançada, e nesse caso, a alimentação deve acompanhar essa fase de sua vida, de forma a lhe garantir mais saúde e bem estar!

Nesse caso, a sugestão é optar sempre por rações que sejam da linha sênior – essas rações podem começar a ser administradas a partir dos 7 anos de vida do cão.

Em geral, essa opção permite grãos menores, atribuindo uma mastigação mais facilitada para o pet e ainda contam com a dose ideal de proteínas que ajudam na manutenção da sua musculatura.

Outros Detalhes Sobre a Alimentação do Maltês!

Como já mencionado anteriormente, a quantidade de ração poderá variar conforme o peso e também o tamanho do pet, sendo que essa informação pode ser obtida na própria embalagem do produto!

O cão ainda deve ser alimentado de duas até três vezes ao longo do dia, e o tutor do animal deve ter o cuidado de disponibilizar água à vontade para ele.

É sempre importante destacar que a qualidade da ração é algo de suma importância para que se possa atribuir uma excelente condição de saúde para o cão – nesse caso, as rações do tipo premium e super premium são mais balanceadas e indicadas para o Maltês!

Até os onze meses, o Maltês é ainda considerado filhote, e nessa fase a quantidade ideal de ração pode variar entre 75 gramas e 95 gramas por dia – aqui é válido optar por rações apropriadas para filhotes.

Já a partir de um ano de vida, o Maltês passa a ser considerado um cão adulto, e nesse caso, é importante mudar o tipo de ração e também a quantidade. Nesse caso, de 55 gramas até 65 gramas por dias é uma quantidade excelente!

Alimentação é Saúde e Também Uma Forma de Dar Amor ao Seu Cão!

Resistir a esses peludinhos é um aspecto quase impossível, dificilmente alguém não se apaixona de primeiro por esses pequeninos de quatro patas!

O Maltês é um cão que exige muitos critérios com relação à sua alimentação, principalmente porque ele é propenso a alguns problemas de saúde.

O ponto positivo é que nenhum desses problemas pode ser considerado extremamente grave, mas isso não quer dizer que os cuidados básicos devem ser ignorados, ok?

Um dos mais comuns consiste em uma afetação na articulação do joelho, que geralmente pode se manifestar na parte traseira. Isso pode provocar dor no cachorro, e até mesmo gerar algum tipo de incapacidade na sua locomoção.

Por isso, uma alimentação rica em nutrientes e que ajude a manter o seu peso saudável pode minimizar as chances desse tipo de problema se manifestar no decorrer da vida do Maltês!

Em Caso de Dúvidas Não Hesite em Falar Com Um Veterinário de Sua Confiança!

Esse conteúdo tem teor apenas informativo, com base em informações e pesquisas, e por isso, a melhor maneira de garantir uma alimentação realmente adequada para o seu pet é procurar um veterinário.

Esse profissional poderá acompanhar mais de perto o desenvolvimento do Maltês e indicar uma alimentação realmente adequada! Acredite, seu pet merece esse carinho e vai retribuir com muitas lambidas e brincadeiras!

Veja também

Saiba Tudo Sobre Cabrito

Tudo Sobre o Cabrito: Características, Nome Científico e Fotos

Cabras, bodes e cabritos são os correspondentes macho, fêmea e filhote do mesmo mamífero ruminante. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *