Home / Animais / O Que Significa O Nome Chihuahua? De Onde Vem O Nome?

O Que Significa O Nome Chihuahua? De Onde Vem O Nome?

Todo mundo, ao menos uma vez, já teve a oportunidade de conhecer esse pequenino, seja pessoalmente, ou seja pela sua fama de “bravinho”, não é mesmo?

Mas, será que você sabe de fato o que esse nome Chihuahua quer dizer no final das contas? Sim, acredite, existe um significado bem marcante a respeito dessa raça de cachorro!

Antes de lhe dar essa resposta, é importante destacar que esse é de fato a menor raça de cachorro em todo o mundo! E sabe qual é o seu país de origem? O México!

E talvez essa origem ajude a entender porque esse cão é dono de uma personalidade um tanto picante, não é mesmo? Brincadeiras à parte, essa é uma raça particularmente muito popular, principalmente levando em conta a lista de animais de estimação!

Tudo isso fez com que esse pequenino se tornasse, no final das contas, uma espécie de fenômeno da cultura pop para filmes e comerciais, principalmente nos Estados Unidos!

Quer saber mais sobre o significado desse pequeno grande cão e como é a sua personalidade? Então você está no caminho certo! Confira agora mesmo no decorrer desse conteúdo!

De Frente Com O Chihuahua!

Os Chihuahuas têm como principal característica um temperamento bastante forte! Isso mesmo! Nada de se intimidar pelo tamanho porque eles são não somente valentes como totalmente geniosos!

Mas, limitar esse cão somente por esse viés seria injusto! Até porque eles podem ser apontados como cães absolutamente companheiros e ainda podem ser levados para todos os lados com seus donos!

O reconhecimento desse cão se deu pela primeira vez por meio do American Kennel Club, no ano de 1904.

Além de serem cães extremamente pequenos, eles são donos de uma estrutura corporal bem compacta! Mas, não se engane: eles  possuem pernas extremamente fortalecidas e altamente resistentes!

Uma prova disso são os pulos que eles são capazes de dar, sem contar a agilidade!

Em geral, eles podem apresentar até 6 kg no máximo em fase adulta, mas se criados em casa, é sempre recomendável manter um peso de até no máximo 4 kg, por conta de seu porte.

Outro detalhe é que eles dificilmente superam os 23 centímetros de altura! Ou seja, de fato são muito pequenos!

Características Físicas!

Os Chihuahuas possuem pelos bem curtinhos, mas há casos que eles também podem ser mais alongados – o fato é que nos dois estilos esses cães costumam cativar muitos corações!

Suas pernas, embora curtas, são essencialmente poderosas! Eles ainda possuem um tronco retangular e uma cabeça que apresenta um formato semelhante ao de uma maçã!

Já o seu rosto é bastante característico! Dono de olhos bem grandes e escuros eles estão sempre alertas! E isso fica ainda mais potencializado pelas suas orelhas, que permanecem sempre eretas!

Seus movimentos são marcantes, visto que são curtos, porém, essencialmente fortes! Tudo isso envolto de um temperamento constantemente alerta, e uma personalidade semelhante a de um terrier!

Um Comportamento Hostil, Mas Um Amor Incondicional Por Seu Dono!

Como muitas pessoas já devem saber, o Chihuahua geralmente pode se revelar um cão bastante hostil, principalmente levando em conta a presença de pessoas estranhas.

Nesses casos, os latidos altos e bem agudos podem ser seguidos de mordidas – como são pequenos, é importante salvar os calcanhares, porque é ali que ele certamente irá mirar!

Mas, assim como qualquer outro cão o Chihuahua também pode ser um companheiro e tanto, apresentando um temperamento mais calmo e até mesmo próximo de sua família – isso é possível quando se aposta em treinamentos corretos e, claro, uma boa dose de amor!

Seu Tamanho Pode Ser Um Alerta Para Alguns Problemas De Saúde!

Por conta de seu tamanho tão reduzido e até mesmo demais características físicas e biológicas específicas, esse cão acaba tendo que lidar com maiores chances de ser acometido por algumas doenças raras.

Por isso, ter um Chihuahua também quer dizer ter cuidados redobrados! É importante manter visitas constantes ao veterinário e também dedicar atenção à sua alimentação e outros fatores básicos!

Entre os problemas mais comuns  pode-se apontar os riscos associados à um baixo nível de açúcar presente no sangue, nascimento com um crânio incompleto e uma dieta bastante exigente.

Ele também pode manifestar maiores possibilidades de convulsão o decorrer de sua vida!

Afinal, O Que Quer Dizer Chihuahua?

Chihuahua no Veterinário
Chihuahua no Veterinário

O nome Chihuahua é uma variante do termo CHIARA. Sua origem é da Itália, e quer dizer simplesmente “clara”. Essa é apenas uma das possíveis teorias que são associadas ao seu nome!

E essas suposições acabam sendo possíveis justamente por conta das diversas polêmicas que essa raça tende a carregar!

Segundo uma das várias teoria é que essa raça surgiu na China, sendo levada para o chamado “novo mundo” por meio de comerciantes espanhóis, onde houve o cruzamento com outras raças nativas também extremamente pequenas.

Uma outra teoria afirma que o Chihuahua surgiu mesmo na América do Sul, sendo descendentes diretos dos nativos denominados por Techici, que nada mais era do que um cão extremamente pequeno e mudo.

Conta a lenda que esses cães acabavam sendo sacrificados em rituais religiosos Toltecas. Acreditava-se que existia um cão vermelho e muito pequeno que era capaz de guiar as almas até um submundo.

Era comum, portanto, que diversas famílias Astecas tivessem um cão desses que acabava sendo sacrificado e cremado junto com cada membro que vinha a falecer.

Logicamente que há ainda muitos outros aspectos que geram intriga e dúvidas acerca do surgimento do Chihuahua, mas o fato inquestionável no final das contas é que ele se tornou um dos cães prediletos na casa de muitas pessoas!

Seu pequeno porte é um dos pontos que mais contribui com isso! Além disso, o Chihuahua é um cão muito companheiro, animado e também bastante reservado!

Ele tem um instinto muito protetor, e não mede esforços para proteger seu tutor sempre que tem uma boa oportunidade!

Tudo isso acaba fazendo o Chihuahua um pet muito especial, e que mesmo tão pequeno, é capaz de preencher o lar com muito companheirismo e alegria!

Veja também

Camaleão Rhampholeon

Camaleão Rhampholeon: Características, Nome Científico e Fotos

Entender mais sobre os animais que habitam o nosso planeta é entender mais sobre nós …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *