Home / Animais / Relação Entre Seres Humanos e Animais de Estimação

Relação Entre Seres Humanos e Animais de Estimação

Eles são os nossos melhores amigos, estão em diversas residências, e são ótimas companhias. Os animais de estimação – seja ele pássaro, jabuti, cachorro, gato, peixe ou qualquer outro ser vivo que se adapte aos nossos lares –, estão presentes na vida do ser humano há muito tempo.

Desde as primeiras civilizações, pequenos animais acompanhavam grupos humanos. E por que essa relação deu tão certo a ponto de continuar e ainda aumentar?

Neste presente artigo vamos contar um pouco da história destes grandes companheiros dos nossos antepassados, e que mesmo depois de muitos séculos ainda continuam com nós.

Eles podem realmente fazer parte da nossa família. A companhia, o carinho e o alimento são fatores que foram cruciais ao longo da história. Confira a seguir!

Os Primeiros Animais de Estimação

Os animais de estimação estão com os humanos desde os primórdios. Quando as primeiras civilizações começaram a surgir, os primeiros animais começaram a aparecer.

Até quando os humanos ainda eram nômades; cães, gatos já os acompanhavam, pois auxiliavam na caça, na segurança e em troca recebiam alimento e lugar para dormir. Além é claro, da companhia e da atenção fundamental que um dedicava ao outro.

Desta maneira, as civilizações foram aumentando, e consequentemente, a ciência, a tecnologia, os estudos avançaram e muitos cachorros, gatos, passaram por transformações laboratoriais, para enquadrarem-se em determinados padrões de comportamento e pudessem viver tranquilamente dentro de uma residência.

Como por exemplo, é o caso de muitos cachorros, que foram modificados geneticamente para atender determinados gostos do dono. Então surgiram inúmeras raças, muitas variações de cachorros. E inclusive hoje em dia, muitos cachorros são tratados melhores do que seres humanos.

Mas os primeiros a acompanhar grupos humanos, há milhares de anos, foram os cachorros; porém, não eram cachorros como imaginamos hoje, e sim seres selvagens, como raposas e lobos e depois de muitos anos passaram a conviver em harmonia, sendo domesticados.

Tudo começou com o alimento, fácil para os dois lados; mas com o tempo, percebemos que eles são muito mais do que isso.

Hoje em dia, cães auxiliam no tratamento de pessoas com deficiência, também podem guiar cegos, além de elevar a autoestima e a alegria de pessoas que estão doentes.

E essa relação intensificou-se tanto que hoje eles estão espalhados em inúmeras residências e há quem diga que não vive sem o seu animal de estimação. Eu não vivo sem o meu e você?

Relação Entre Seres Humanos e Animais de Estimação

Os animais de estimação são seres fantásticos, eles podem auxiliar e nos ajudar em diversos momentos da nossa vida.

Como por exemplo, quando você chega em casa exausto do trabalho, desanimado com a vida, e lá está o seu bichinho de estimação. Querendo brincar, dando atenção pra você e principalmente, “exalando alegria” apenas por estar perto de você.

E desde os primórdios foi assim, o ser humano necessitava de companhia, de ajuda e os animais de alimento e um lar.

Seres Humanos e Animais de Estimação
Seres Humanos e Animais de Estimação

Então nessa relação, podemos perceber que ambos são beneficiados. Por isso deu tão certo. E foram intensificadas com o passar dos anos que deixou essa relação muito mais dinâmica.

Um animal doméstico é aquele que é adaptado ao estilo de vida dos seres humanos; é aquele que foi ensinado, treinado, ou mesmo modificado geneticamente para atender alguns requisitos. E com o passar do tempo, esses laços entre humanos e animais de estimação intensificaram e transformaram essa relação em algo surpreendente e positivo para os dois lados.

Estima-se que os gatos estão com nós há mais 5.000 a.C., e que foram domesticados pelo povo egípcio, depois pelo Império Persa e difundido por toda Europa, Ásia e depois pela América.

Cão, Gato e Aves: Os Animais mais Presentes em Nossos Lares

Como sabemos, os gatos e os cães são animais que conquistaram nossos corações. Não é apenas pela beleza ou elegância deles, e sim por que são ótimos companheiros.

Como estão com nós há muito tempo, adaptaram-se e atendem exigências dos mais distintos tipos de pessoas. Existe o cão pequeno, médio, grande. A mesma coisa para o gato, ou seja, adaptam seus hábitos e costumes para levar uma vida mais tranquila ao nosso lado.

Com as aves não foi diferente, suas habilidades vocais, as primeiras aves domésticas alertavam grupos humanos de decorrentes perigos. O som emitido por elas era como um alarme de “cuidado, perigo”.

Bichinhos de estimação são especiais. A intensa busca por alimentos e para sobreviver cruzou o destino do ser humano e destes dóceis animais e até hoje ele é mantido e vai ser ainda por muito tempo.

Cuide do seu Animal de Estimação

Se você optou por ter um bichinho de estimação na sua residência, saiba que são necessários uma série de cuidados. Como  por exemplo:

  • alimentação,
  • higienização do local e do animal
  • medicamentos (se necessário)

Claro, estes são os 3 principais fatores para manter a relação entre você e seu pet de maneira saudável, e para que ele leve uma vida tranquila e confortável o seu lado.

Desta forma, podemos incluir nesta lista: carinho, amor, confiança, companheirismo, afeto e alegria.

Isso é o que eles podem proporcionar para nós e nós para eles. É uma relação recíproca, onde dois seres vivos que não são da mesma espécie se relacionam e convivem em harmonia, da maneira que se adaptaram e escolheram viver ao longo de milhares de anos.

Mas lembre-se, é fundamental que você só busque por um animal de estimação, se tiver condições de cria-lo e cuidar da maneira adequada. Não é indicado, por exemplo, você possuir um cachorro grande se não há espaço na sua casa para ele se locomover.

Algumas ações podem prejudicar os animais, e a relação que sempre foi tão bonita, pode ir por água abaixo quando lembramos que inúmeros animais de estimação sofrem de maus tratos, falta de alimentação, ou mesmo falta de passeio.

Se você tem condições, espaço e principalmente, vontade e disposição, está esperando o que para adotar um animal de estimação e levar uma vida alegre com boa companhia?

Possui um animal de estimação? Conte para nós aqui nos comentários como é a sua experiência com ele e confira outros posts do site!

Veja também

Qual Animal Vive Menos Tempo? Qual A Menor Longevidade?

Na natureza é possível encontrar animais de todos os tipos, tamanhos, cores, personalidades, hábitos entre …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *