Home / Animais / Qual a Diferença Entre Jaguatirica e Gato do Mato?

Qual a Diferença Entre Jaguatirica e Gato do Mato?

Jaguatirica: O Que São?

A jaguatirica é o terceiro maior mamífero do continente americano. Fica atrás somente da nossa conhecida e representante da fauna brasileira onça-pintada e a puma  representante norte americana. Seus pelos inclusive são bem similares da onça, sendo manchas amarelas com áreas mais escuras ao redor.

Seu habitat é bem amplo indo de florestas tropicais, a savanas, pantanal, caatinga, e até mesmo mangues. É um animal muito solitário e territorial. Marca seus lares e lugares que pega para dormir e se alimentar com urinas e fezes assim como animais que conhecemos mais habitualmente como cachorros e gatos.

Além de serem velozes, conseguem escalar em árvores e já foram observadas comendo peixes e nadando, fazendo uma espécie de pesca. Por se tratar de um animal menor, muitas vezes é domesticado de uma forma ilegal e pode atacar os seres humanos quando se sente ameaçado. Foi uma espécie que chegou a ser classificada como vulnerável, porém, atualmente sua situação é considerada menos preocupantes graças a ações de agentes e órgãos ambientais que conseguiram manter e preservar alguns de seus habitats.

Mas, voltando ao tema, você sabe a diferença entre jaguatirica e gato do mato? Existe essa diferença? Para saber mais continue acompanhando esse guia do Mundo Ecologia!

Qual a Diferença Entre Jaguatirica e Gato do Mato?

A expressão “gato do mato” é utilizada para falar também sobre as jaguatiricas e uma outra espécie muito similar a elas, o gato-maracajá que possui diferenciação apenas de ter uma calda maior e por conta disso mais agilidade em subir e ser encontrado em árvores.

A quantidade de jaguatiricas também é significativamente maior e o gato-maracajá uma espécie quase extinta no Nordeste e atualmente é encontrado apenas na região Norte. Sua classificação é quase ameaçada de extinção.

Essas duas espécies de felinos levam o nome de gato do mato pois quando nascem, seus filhotes são bem próximos aos bichanos e algumas pessoas inclusive os levam para casa seja por falta de conhecimento ou por burlar as leis do IBAMA que pode até levar a prisão do responsável tanto pela venda como pela adoção ilegal.

Segundo historiadores e pesquisas, os gatos presentes dentro dos lares foram domesticados há pouco tempo e por isso sua presença em livros antigos como a Bíblia não existe. Não se sabe ao certo o período em que essa transição ocorreu e nem se os gatos do mato seriam capazes de evoluírem para animais domésticos. Como a presença de cativeiros que imitam seu habitat e florestas ainda é possível, o ideal e sensato é deixar esses felinos silvestres nos seus locais de origem.

Você Conhece as Características da Jaguatirica?

Esse animal tão bonito e solitário merece destaque e abordaremos sobre sua alimentação, reprodução e métodos de sobrevivência. Por se tratar de um felino no topo da cadeia alimentar, ele não possui predadores, apenas outros do mesmo tipo como onças em disputas por território e os próprios em disputa por uma fêmea e também razões de localização.

  • Reprodução

As fêmeas em si são mais calmas e aceitam viver pacificamente, os machos são solitários além do estilo de vida em si, também na criação dos filhotes, ele não é um modelo parental a ser seguido, ele apenas faz sua parte durante o período de reprodução e depois vai embora.

As relações também não são monogâmicas, o macho mais forte que vence as disputas podem atravessar os ambientes em que as fêmeas estão e então manter relações com quantas forem necessárias. Apesar de isso ser um pró, o contra é o tempo de gestação que dura de 3 a 4 meses e depois as mães precisam cuidar dos filhotes fazendo com que seu crescimento populacional seja bem lento já que raras vezes a fêmea dará à luz a mais de um.

Sua vida sexual começa depois dos 2 a 3 anos, já que a jaguatirica vive até os 10 anos e em cativeiro já foi provado que conseguem viver por até 20 por terem condições mais saudáveis e confortáveis para sobrevivência do que em meio a natureza.

  • Alimentação

    Jaguatirica Caçando
    Jaguatirica Caçando

A jaguatirica se alimenta de pequenos mamíferos, repteis, ovos, uma dieta bem rica em proteínas em si. Até mesmo peixes algumas foram vistas caçando. Por conta da destruição do meio ambiente, elas tiveram que adaptar seu paladar para conseguirem sobreviver e por isso elas possuem um cardápio bem aberto e amplo. O que sabemos que elas não comem realmente é plantas e frutos como qualquer outro felino do topo da cadeia.

Elas têm hábitos noturnos e aproveitam de sua visão privilegiada para caçarem durante esse período. Porém algumas vezes também são vistas durante o dia, embora seja bem mais raro. Segundo cientistas alguns barulhos também são importantes para sua caçada, como os que os roedores e pássaros emitem para se protegerem e acasalarem podem atrair esses animais de audição apurada.

Além da visão e audição, o olfato é evoluído o suficiente, para detectar certos cheiros como de carnes em decomposição e peixes que possuem fragrâncias características. Ou seja, um verdadeiro caçador nato em meio a natureza.

  • Habitat

    Jaguatirica na Árvore
    Jaguatirica na Árvore

A jaguatirica ou gato do mato pode sobreviver quase que em qualquer ambiente, desde que sua temperatura seja estável e tropical. Podem ser vistas em florestas tropicais graças a presença de árvores que elas conseguem subir, em caatingas pois são muito velozes e conseguem sobreviver bem ao calor, além de locais mais úmidos, versatilidade para sobrevivência é o que não falta.

O que você deve estar se perguntando é como esse animal que vive tão bem em vários ambientes e como praticamente de tudo, quase entrou em extinção? As ações industriais planejadas e feitas pelos homens fizeram com que seu habitat diminuísse significativamente e junto outros animais que eram utilizados como alimentos.

Além disso existem muitos caçadores que vendem o animal como doméstico para colecionadores, além daqueles que utilizam sua pele e cabeça para motivos decorativos e composição de roupas ou qualquer outra razão puramente estética.

Embora ambientalistas façam um trabalho mais ativo em relação a jaguatirica e a onça-pintada, se a natureza continuar seguindo esse fluxo, é possível que daqui alguns anos, ela entre em estado de preocupação quanto a sua existência.

Veja também

Tudo Sobre a Raça de Cachorro Pug: Características e Fotos

Tudo o que podemos falar sobre a raça de cachorro pug é que ela é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *