Home / Animais / Condor da Califórnia Gymnogyps

Condor da Califórnia Gymnogyps

O Condor da Califórnia Gymnogyps cuja espécie recebe o nome científico de Gymnogyps californianus é uma ave que pertence a família Cathartidae, a mesma família a qual pertencem os urubus. Esta ave é um animal de aparência exótica e bem marcante e recebe este nome devido ao fato de poder ser encontrado em algumas partes da Califórnia.

São animais encontrados somente no continente americano, mais especificamente na América do Norte e América Cemtral, podendo ser vistos mais facilmente no Grand Canion, em algumas regiões da Califórnia e ainda no México.

O Condor da Califórnia Gymnogyps pode ainda receber o nome de Condor Californiano e faz parte de um grupo de aves denominado Abutres do Novo Mundo. Este grupo de aves recebe este nome por possuírem características e hábitos semelhantes ao abutres, que são um tipo de ave que habitam algumas regiões da Europa, África e Ásia e por isso são chamados de Abutres do Velho Mundo.

Embora hoje em dia o Condor da Califórnia seja uma espécie única pertencente ao gênero Gymnogyps, há diversos registros arqueológicos que relatam a existência de outros condores do mesmo gênero desde o período pré-histórico, que inclusive habitaram outros países do continente Americano, como por exemplo, o Peru. Esses animais foram extintos por fatores históricos e ambientais, e hoje depois de mais de  9 mil anos a única espécie do gênero que restou realmente foi o Condor da Califórnia.

Características do Condor da Califórnia Gymnogyps

Como já foi dito anteriormente o Condor da Califórnia Gymnogyps possui uma aparência exótica e se assemelham um pouco aos urubus, porém os condores possuem maior porte.

Características do Condor da Califórnia Gymnogyps
Características do Condor da Califórnia Gymnogyps

As suas penas apresentam cor predominantemente preta, exceto no caso dos machos da espécie que possuem penas brancas que mesclam as pretas na região mais inferior de suas asas. Sua cabeça é desprovida de penas, como uma forma de evitar a proliferação de bactérias decorrente de sua alimentação, e apresenta uma coloração avermelhada com fundo amarelado e laranja. Uma curiosidade interessante é que a cor de sua cabeça pode variar entre essas nuances, provavelmente como forma de se comunicar entre os outros condores de sua espécie. Por sua vez, os seus pés e seu bico possuem uma coloração acinzentada.

O macho e a fêmea do Condor Da Califórnia Gymnogyps podem ser diferenciados também por seu tamanho, além da coloração de suas penas. A fêmea apresenta tamanho menor que o macho, e de forma geral este animal pode atingir aproximadamente 1,34 metros de comprimento além de poder atingir incríveis 14 quilos. Sua envergadura também é enorme, chegando a cerca de 3 metros, caracterizando o Condor da Califórnia Gymnogyps como uma das maiores aves documentadas no continente Norte-Americano.

Embora seja classificada como uma ave de rapina as suas garras são mais retas, sendo assim, elas não são caracterizadas como sendo eficientes para a caça, que é um dos hábitos mais comuns praticados pelas aves de rapina.

Hábitos Alimentares e Comportamentais

O Condor da Califórnia Gymnogyps é um animal que se alimenta de restos mortais de outros animais. Ao contrário dos urubus, este condor não possui o olfato como ferramenta para encontrar comida, e a sua busca por alimento acaba sendo feita com base na localização de outros animais necrófagos, como o urubu e a águia real.

Esta ave tem preferencia por se alimentar da carcaça de grandes animais e peixes, sendo que muitas vezes, por se alimentarem em demasia em uma única refeição, precisam permanecer em terra firme até que a refeição seja digerida.

Como Ocorre a Reprodução do Condor da Califórnia

O Condor da Califórnia Gymnogyps é uma espécie de animal monogâmico, ou seja, ao formarem um casal permanecerão juntos pelo resto da vida. Sua expectativa de vida gira em torno de 50 anos e a sua maturidade sexual é atingida por volta dos 6 anos de idade, porém a sua taxa de reprodução é naturalmente muito baixa.

Os seus ninhos normalmente são construídos em buracos existentes no paredões de penhascos e cavidades de árvores. O seu ovo tem uma cor levemente azulada e pesa aproximadamente 120 gramas, sendo que o mesmo é chocado tanto pela fêmea quanto pelo macho por pelo menos 53 dias.

Filhote de Condor da Califórnia Gymnogyps
Filhote de Condor da Califórnia Gymnogyps

Ao nascerem, os filhotes do Condor da Califórnia Gymnogyps apresentam uma penugem de coloração acinzentada e seu primeiro voo é realizado após o quinto mês de vida.

Risco de Extinção

O Condor da Califórnia é uma ave que sofre uma importante ameaça de extinção, esta condição se agrava ainda mais pelo fato de esta ave não possuir nenhuma subespécie, uma vez que há muito tempo atrás, as aves que pertenciam ao mesmo gênero que é o Gymnogyps foram extintas.

Os fatores que contribuem para a ameaça de extinção dessas aves são diversos e vão desde fatores como a sua baixa taxa de reprodução, até causas ambientais, por exemplo.

Existem dois fatores muito preocupantes que vem cada vez mais sendo uma das causas da diminuição da população dos Condores da Califórnia Gymnogyps, sendo um deles o incêndio, que pode ocorrer devido a seca e temperaturas muito quentes ou até mesmo ser provocado por um ser humano propositalmente. O outro fator é a caça ou captura ilegal desses animais para serem expostos em alguns locais ou até mesmo para serem vendidos como produto do tráfico ilegal de animais silvestres.

O Condor da Califórnia Gymnogyps  pode ser atingido também pelo envenenamento por chumbo, o que é motivo de muita preocupação, uma vez que isto ocorre pelo fato de esses animais se alimentarem da carcaça de outros animais vítimas da caça, que ao levarem um tiro são atingidas por balas de chumbo.

Por sua população se encontrar em crescente declínio, em 1975 foi estabelecido nos Estados Unidos um programa para promover a preservação e recuperação da espécie que consistia em capturar esses animais e criá-los em cativeiro com uma finalidade reprodutiva a fim de aumentar a sua população e depois devolvê-los a natureza.

Embora seja um programa com altíssimos custos e com um andamento um pouco lento, as intervenções realizadas vem mostrando os seus resultados pouco a pouco, uma vez que o nascimento de filhotes de Condor da Califórnia Gymnogyps  já foi registrado na natureza nos últimos anos.

A Preservação da Espécie
A Preservação da Espécie

Desde então, mesmo que lentamente a população de Condores da Califórnia vem aumentando e trazendo maiores esperanças de preservação da espécie, aumentando assim o equilíbrio no ecossistema em que vivem.

Veja também

Top 10 Raças de Cachorros Mais Cheirosos Que Existem?

Há ocasiões em que os cães amados emitem odores desagradáveis, e isso é especialmente verdadeiro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *