Home / Animais / Cisne: Curiosidades e Fatos Interessantes sobre o Animal

Cisne: Curiosidades e Fatos Interessantes sobre o Animal

Os cisnes são aves da família Anatidae do gênero Cygnus. Há seis para sete espécies de cisne chamados a Cisne de pescoço preto, Black Swan, Cisne-trombeteiro, o Swan Bewick e Whistling Swan, e o Whooper Swan. Além disso, há outra espécie conhecida como cisne de coscoroba, embora essa espécie não seja mais considerada um dos verdadeiros cisnes.

Os cisnes são parentes próximos de gansos e patos. Muitas vezes visto deslizando pelos lagos, o cisne há muito tempo representa elegância e requinte. Os cisnes são os maiores membros da família das aves aquáticas Anatidae e estão entre os maiores pássaros voadores.

As espécies maiores, incluindo o cisne, o trompetista e o cisne-bravo, podem atingir mais de 1,5 metro e pesar mais de 15 kg. Suas envergaduras podem ter mais de 3,1 metros.

Cisne Sob a Água

Vida dos Cines

Os cisnes vivem por aproximadamente 20 a 30 anos. Existem algumas variações entre as espécies mais comuns de cisnes. O cisne-trompetista, que é o maior cisne da América do Norte, vive em média 24 anos em estado selvagem, mas sabe-se que vive há 33 anos em cativeiro. Um cisne muda por uma média de 19 a 20 anos; o cisne de tundra tem uma vida útil semelhante. 

Os cisnes negros da Austrália e da Nova Zelândia, que foram introduzidos na América do Norte e na Europa, podem viver por até 40 anos em estado selvagem.

O cisne é encontrado em ambos os lados do Equador nos hemisférios norte e sul. O cisne do norte é geralmente de cor branca com bico laranja e o cisne do sul tende a ser uma mistura de branco e preto com bico vermelho, laranja ou preto.

Habitat

Os cisnes vivem nos seguintes habitats: prados inundados, lagos e lagoas, rios e córregos e pântanos. Os cisnes são geralmente encontrados em ambientes temperados, raramente ocorrendo nos trópicos. Cisnes são herbívoros. Os cisnes se alimentam principalmente de vegetação aquática, com seus pescoços longos permitindo que se alimentem de plantas que crescem nos leitos dos rios. 

Eles também comem pequenas criaturas, como os moluscos que se agarram à vegetação, e pequenos peixes, sapos e vermes. Os cisnes também pastam nos campos, comendo grama, se disponível. Várias espécies são migratórias ou parcialmente migratórias, enquanto algumas populações são residentes. O cisne muda é um migrante parcial, sendo residente em áreas da Europa Ocidental, mas totalmente migratório na Europa Oriental e na Ásia. Os cisnes Whooper, cisnes Tundra e cisnes trompetistas são totalmente migratórios. As evidências sugerem que o cisne-de-pescoço-preto é migratório em parte de seu alcance.

Sons

Seus sons consistem em sons altos, profundos, sonoros, como buzinas, bem como pio, assobios e gorgolejos. Os cisnes geralmente se acasalam por toda a vida, embora o “divórcio” às vezes ocorra, principalmente após a falha do ninho, e se um cônjuge morre, o cisne restante aceita outro.

Pares ligados tendem a permanecer juntos o ano todo ; no entanto, fora da estação de reprodução, eles são altamente sociais e geralmente se reúnem com um grande número de outros cisnes. Durante a época de reprodução, os pares defenderão agressivamente seus territórios. Os cisnes constroem seus ninhos em terra com galhos e folhas, e o cisne fêmea deposita entre 3 e 9 ovos. Os cisnes-bebês eclodem de seus ovos após uma incubação de pouco mais de um mês.

O casal de cisnes guarda seus cisnes furiosamente contra predadores ou qualquer animal que ela acredite ser uma ameaça. Depois que os cisnes assustam as ameaças, eles batem as asas e chamam um ao outro em comemoração – mais ou menos como um cisne! Um cisne juvenil normalmente vive como parte de um rebanho até os 4 anos de idade e é considerado adulto. Em seguida, procura um companheiro, mais comumente do rebanho em que vive, e parte com ele para encontrar seu próprio território de acasalamento.

Tamanho

Devido ao seu grande tamanho, os cisnes têm poucos predadores naturais na natureza. O principal predador do cisne é o humano que caça o cisne por sua carne e suas penas. Outros predadores do cisne incluem lobos, guaxinins e raposas que atacam tanto o cisne em si, mas também seus ovos.

Antes que os exploradores europeus chegassem à Austrália, acreditava-se que todos os cisnes eram brancos. O marinheiro holandês, Antounie Caen, foi o primeiro a se surpreender ao ver os cisnes negros da Austrália na Baía dos Tubarões em 1636. Notáveis ​​por seus graciosos movimentos na água, eles foram alvo de muitos poemas, contos de fadas, lendas e composições musicais.

A canção do cisne é uma frase metafórica para um gesto, esforço ou performance final, dado pouco antes da morte ou aposentadoria. A frase se refere a uma crença antiga de que os cisnes cantam uma bela canção no momento imediatamente anterior à morte, tendo ficado em silêncio (ou, alternativamente, não tão musical) durante a maior parte de sua vida. O cisne tem cerca de 25.000 penas em seu corpo. Os cisnes voam em forma de V ao voar em grupos. Eles podem voar até 95 km / h (60 mph), embora 30 a 50 km / h (19 – 31 mph) seja a norma.

A “taxa de divórcio” é estimada em cerca de 6%. Tradicionalmente, o monarca britânico mantém o direito de propriedade de todos os cisnes mudos não identificados em águas abertas, mas apenas exerce a propriedade em certos trechos do rio Tamisa e de seus afluentes. Os cisnes, o epítome da beleza, refinamento e elegância entre as espécies emplumadas, foram elevados a um status quase mítico na consciência humana. Sua renomada “canção dos cisnes” é lendária em meio aos românticos, assim como sua estratégia de acasalamento quase exclusivamente monogâmica. 

Fotos do Cisne

Fazem parte da cultura humana há séculos, fazendo parte das lendas da mitologia grega e da irlandesa, referenciadas em fábulas como a história de “O Patinho Feio” e mencionadas na literatura védica, onde pessoas com grandes espíritos e capacidades espirituais são chamado “cisnes supremos”.

Cisnes são mesmo referenciados nas artes. De particular importância é o balé popular, “Swan Lake”, de Pyotr Ilyich Tchaikovsky. Mais recentemente, o filme de 2010 “Cisne Negro”, estrelado por Natalie Portman, recebeu elogios da crítica e acabou sendo um grande sucesso.

Mas será que sua reputação imaculada e imaculada aguenta o escrutínio? Eles são uma espécie? Como exatamente eles se parecem? Onde é que eles vivem? Mais importante, o que exatamente eles comem e é certo alimentá-los nós mesmos?

Veja também

Araçari-Miudinho ou Araçari-Limão: Características e Fotos

 Quem já viu um a araçari-miudinho não esquece jamais! Uma ave multicolorida que também  é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *