Home / Animais / Aranha Armadeira é Venenosa? Picada e Características

Aranha Armadeira é Venenosa? Picada e Características

Aranha armadeira é um termo utilizado para se referir a várias espécies de aracnídeos pertencentes ao gênero taxonômico Phoneutria. Outras denominações populares incluem aranha-macaco e aranha-de-bananeira.

São espécies originárias da América Latina. Aqui no Brasil, é possível encontra-las em boa parte do estado de Minas Gerais, assim como no estado da Bahia (mais precisamente nas cidades de Salvador, Porto Seguro e Ilhéus). Também podem ser encontradas em outras áreas, embora sejam mais frequentes nestas localidades.

Mas será que a aranha armadeira é venenosa?

Sim, além de venenosa é considerada a mais fatal do planeta, segundo o Guiness Book. No Brasil, é a segunda aranha que mais acidentes, perdendo no ranking apenas para a aranha marrom.

Os acidentes provocados pela aranha armadeira ocorrem durante o ano inteiro, aumentando a sua incidência entre os meses de Abril e Maio, época que coincide com o período de acasalamento, responsável por tornar essas aranhas mais ativas.

Neste artigo, serão apresentadas importantes características sobre o gênero, assim como sobre a ação do veneno.

Então venha conosco e boa leitura.

Aranha Armadeira Classificação Taxonômica

Em nível de contextualização zoológica, é importante iniciar a descrição do animal pela sua classificação científica, a qual, no caso da aranha armadeira, obedece à seguinte estrutura:

Reino: Animalia;

Filo: Arthropoda;

Classe: Arachnida;

Ordem: Araneae;

Família: Ctenidae;

Gênero: Phoneutria.

Aranha Armadeira Listagem de Espécies

As espécies de aranhas armadeiras incluem a:

Phoneutria bahiensis;

Phoneutria Bahiensis
Phoneutria Bahiensis

Phoneutria boliviensis;

Phoneutria Boliviensis
Phoneutria Boliviensis

Phoneutria eickstedtae;

Phoneutria Eickstedtae
Phoneutria Eickstedtae

Phoneutria fera;

Phoneutria Fera
Phoneutria Fera

Phoneutria keyserlingi;

Phoneutria Keyserlingi
Phoneutria Keyserlingi

Phoneutria nigriventer;

Phoneutria Nigriventer
Phoneutria Nigriventer

Phoneutria pertyi;

Phoneutria Pertyi
Phoneutria Pertyi

Phoneutria reidyi.

Phoneutria Reidyi
Phoneutria Reidyi

Aranha Armadeira Características Físicas e Comportamentais

O corpo destas aranhas pode atingir até 5 centímetros de comprimento, isso sem contar com as pernas, pois estendidas, elas alcançam até 17 centímetros de comprimento.

Os olhos se dispõem em três filas. Na primeira fila, estão localizados dois olhos; na segunda fila, quatro olhos; e na terceira fila, dois olhos novamente.

No abdômen, há pares de manchas claras que formam uma faixa longitudinal. Nas pernas, há espinhos negros inseridos próximos a manchas claras.

Os seus hábitos são noturnos. Durante o dia, se escondem em lugares úmidos e escuros.

São aranhas extremamente agressivas, e também sabem como se defender. Um comportamento defensivo característico que deu o nome ao gênero, é o comportamento de se dispor em posição ereta com movimentos laterais do corpo e com as pernas dianteiras elevadas (daí o nome armadeira).

Aranha Armadeira é Venenosa? Picada e Características

Como já foi afirmado na Introdução deste artigo, a aranha armadeira é venenosa sim, e mais do que isso, ela assume o título de aranha mais letal do planeta.

Um dado intrigante sobre a sua concentração de veneno é que 0,006 miligramas desse veneno seriam suficientes para matar um rato.

Aranha Armadeira Pronto Pro Ataque
Aranha Armadeira Pronto Pro Ataque

Confira abaixo algumas importantes características do veneno e sua ação

Composição do Veneno e Ação Bioquímica

A peçonha da aranha armadeira é formada por polipetídeos, assim como por histamina e serotonina.

A ação neurotóxica ocorre no sistema nervoso central, mais precisamente no nível dos canais de Sódio, inativando-os. Este fator pode resultar na despolarização das fibras musculares, assim como na despolarização de terminações nervosas sensitivas, motoras e do sistema nervoso autônomo. Estas despolarizações, por sua vez, contribuem para a liberação de neurotransmissores, entre os quais se destacam as catecolaminas e a acetilcolina.

Outra ação do veneno é de isolar os peptídeos responsáveis por induzir a contração da musculatura lisa vascular, assim como aumentar a permeabilidade dos vasos. Esta segunda ação é independente da ação sobre os canais de Sódio.

Sintomas

Os sintomas de picada de armadeira podem ser classificados em 3 categorias: leve, moderado e grave.

Como manifestações leves se caracterizam a dor, inchaço, edema endurado, vermelhidão da pele, suor no local da picada, marca visível dos dois pontos de inoculação e até parestesia (sensação de formigamento). A dor ocorre em até 90% dos casos, e é descrita como excruciante, podendo se irradiar para a raiz do membro acometido.

Os sintomas moderados e graves caracterizam um quadro clínico sistêmico, o qual teoricamente é mais raro, podendo ocorrer em 10% dos casos, ou seja, quando o atendimento médico é muito retardado.

Ferimento de Picada de Aranha Armadeira
Ferimento de Picada de Aranha Armadeira

Nas manifestações moderadas, além dos sintomas apresentados na manifestação local, também há taquicardia, hipertensão arterial, sudorese, visão turva e vômitos esporádicos.

No quadro considerado grave, além dos sintomas apresentados nas manifestações leves e moderadas, também há arritmias cardíacas, arritmias respiratórias, convulsões, contrações, cianose, edema pulmonar, choque, bradicardia, diarreia e priaprismo (ereção peniana dolorosa e contínua, sem ejaculação, durante 2 horas).

Tratamento

A principal medida terapêutica está relacionada ao controle da dor. As opções são a infiltração anestésica local e os analgésicos (os quais podem ser administrados por via oral ou sistêmica).

No caso das manifestações clínicas moderadas e graves, além da analgesia, também é indicado internação hospitalar, assim como a administração do soro antiaracnídico intravenoso.

Soro Antiaracnídico Intravenoso

A internação hospitalar não é necessária no caso das manifestações de sintoma locais, no entanto, é importante que haja observação clínica, de modo a verificar se estes sintomas progridem.

Uma particularidade em relação às manifestações graves é a necessidade de utilizar medidas de suporte vital, ou seja, de cuidados intensivos.

Outras Aranhas Incrivelmente Venenosas

Além da aranha armadeira, dentro do ranking das mais perigosas do mundo estão a aranha-marrom, conhecida por suas picadas necrosantes e dolorosas; as aranhas de areia, endêmicas em áreas desérticas da África e da Ásia; a aranha-teia-de-funil (típica da Austrália); a viúva-negra (espécie considerada endêmica nas Américas); a aranha-das-costas-vermelhas (também encontrada na Austrália); as aranhas-de-ratos (outra espécie australiana); as aranhas-chinesas ou aranhas-de-pássaros, as quais apresentam potencial para matar até mesmo crianças pequenas; as aranhas-dos-pés-pretos, com potencial necrosante, encontradas apenas no Sul dos Estados Unidos; dentre outras espécies.

*

Depois de conhecer muitas informações valiosas sobre o potencial peçonhento das aranhas armadeiras, o convite é para que continue conosco e visite outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de modo geral.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

BARBOSA, B. C. Infoescola. Aranha Armadeira. Disponível em: < https://www.infoescola.com/aracnideos/aranha-armadeira/>;

CASTELLI, I. Mega Curioso. As 11 aranhas mais perigosas e venenosas do mundo. Disponível em: < https://www.megacurioso.com.br/biologia/39670-as-11-aranhas-mais-perigosas-e-venenosas-do-mundo.htm>;

Ministério da saúde. Protocolo Clínico: Acidente por aranha do gênero Phoneutria. Disponível em: < http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2014/marco/13/Protocolo-cl–nico—Acidente-por-aranha-do-g–nero-Phoneutria.pdf>.

Veja também

Lista de Raças Raras de Galinhas e Onde Encontrar

Criar galinhas raras, sejam elas anãs ou grandes não é complicado; elas geralmente são mantidas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *