Home / Animais / Curiosidades Sobre a Maritaca e Fatos Interessantes

Curiosidades Sobre a Maritaca e Fatos Interessantes

O que não falta na natureza são aves exóticas, que, além da beleza exuberante, são dotadas de fatos bem curiosos a respeito delas. É o caso da tão popular maritaca, um nome um tanto genérico e que engloba uma gama muito grande de outras aves.

E, é justamente da maritaca (ou, das maritacas) que vamos falar um pouco mais a seguir, mostrando algumas curiosidades desses pássaros fascinantes.

A Grande Família

Maritaca, na verdade, não é, necessariamente, a designação de uma espécie específica de ave, e sim, um termo popular que se refere, de um modo geral, às várias espécies de aves pertencentes à família dos psitacídeos. Essa família é o grupo do qual temos as aves mais inteligentes do reino animal, possuindo o cérebro mais desenvolvido, e que são justamente as que conseguem imitar todos os tipos de sons, incluindo falas humanas.

A depender da região, o termo maritaca vai denominar aves de médio porte, menores que os papagaios. Não é à toa, inclusive, que existam tantos nomes diferentes para designar as maritacas: maitaca, baitaca, cocota, humaitá, maitá, sôia, suia, caturrita, entre muitas outras. Portanto, quanto menor o conhecimento em relação à diferenciação das aves, maior será a tendência de chamar de maritaca todo psitacídeo menor que um papagaio.

Algumas Maritacas

Interessante notar que é a variedade de aves que abarcam esse termo maritaca em nosso país, englobando uma grande quantidade de espécie. Uma delas é o periquitão-maracanã, cujas características físicas incluem uma cabeça em forma oval, uma coloração verde na maior parte do corpo, e algumas penas vermelhas no pescoço. Atingem cerca de 32 cm de comprimento,reside em florestas úmidas, semi-úmidas, pântanos, florestas de galeria e palmares de Buriti nas Planícies.

Outro tipo bem comum de maritaca é a maitaca-verde, que possui em tono de 25 cm, e é uma das espécies mais coloridas dessas aves. Possui a cabeça numa coloração cinza-azulada, uma faixa roxa no pescoço, bico amarelado, asas verdes e uma ponta do rabo vermelha. A vocalização que emite é bem semelhante à do papagaio-verdadeiro. Habita em florestas úmidas, de galeria, savanas e áreas cultivadas.

Por fim, podemos destacar o periquito-de-encontro-amarelo, que além da característica física que lhe dá nome, tem penas totalmente verdes, e uma pele branca envolvendo os olhos. É também conhecido como periquito-de-asa-amarela e periquito-estrela, podendo ser encontrado não somente no Brasil, mas nos seguintes países também: Bolívia, Argentina, Paraguai, Uruguai e Peru.

Sexo não-Visível

Casal de Maritaca
Casal de Maritaca

A maritaca, ao contrário de outras aves, não possui um sexo que fique a olhos vistos. Na verdade, para identificar essa característica, é necessário fazer um exame de sexagem, ou mesmo de DNA, que é realizado a partir de algumas gotas de sangue, ou então com algumas de suas penas. Existe ainda a possibilidade de fazer uma laparoscopia para que se possa visualizar com mais nitidez o sexo delas, que, inclusive, é interno.

Por sinal, o acasalamento entre macho e fêmea de maritacas se dá entre os meses de agosto e janeiro, o que resulta na colocação de 3 a 5 ovos., que são chocados em até 25 dias. Até os dois meses de idade, os filhotes são constantemente alimentados pelos pais. Sim, as maritacas são monogâmicas.

Maritaca não é Papagaio

Por conta de algumas poucas semelhanças físicas, muitas pessoas podem até confundir as maritacas com os papagaios, mas, é bom ficar atento: são dois tipos de aves bem distintos. A primeira diferença entre elas é que os papagaios são maiores, e mais “encorpados”, digamos assim, chegando a ter 40 cm de comprimento, e pesando quase 800 g. Porém, essa não é a única diferenciação.

Além do tamanho, outra distinção bem clara é que os papagaios, ao contrário das maritacas, possuem mais poder socialização, em especial, com nós, seres humanos. Eles, portanto, comunicam-se bem mais e são um pouco mais inteligentes.

Outra característica bem particular dos papagaios é que eles possuem unhas bem mais afiadas do que as maritacas, e as penas de suas asas e caudas são bastante curtas. Ainda como diferenciação, temos o tempo de vida dessas aves. Enquanto as maritacas podem chegar a apenas 25 anos de idade, os papagaios podem atingir até os 80 anos.

E, sim, os papagaios, até por serem mais inteligentes, conseguem imitar melhor o vocabulário humano, apesar de não saber o significado das palavras.

Cuidar de Uma Maritaca Exige Empenho

Se você quer cuidar ou já está criando uma maritaca, é bom saber mais alguns detalhes dela. O primeiro é que se trata de uma ave silvestre que aprecia muito a liberdade em um espaço amplo. Portanto, deixar a maritaca em uma gaiola é maltratar o animal, já que, dessa forma, o bichinho ficará estressado, podendo adoecer.

Outra característica muito importante para a criação dessas aves é que elas gostam muito de áreas verdes, que seja, o correto é que a sua casa fique o mais próximo possível de um habitat verde e arborizado. Ou, pelo menos, que fique próximo de um jardim muito bem equipado.

Claro, lembre-se do óbvio: as maritacas pertencem a uma classe de animais dos quais você precisa ter autorização do Ibama para poder criar. Existem estabelecimentos autorizados pelos órgãos competentes que disponibilizam essas aves. É bom ter tudo legalizado para evitar problemas com a lei, concorda?

Nesses locais autorizados, você terá que obedecer a todos os trâmites de registro, com direito a nota fiscal a tudo, além de um dispositivo de marcação, como uma anilha ou até mesmo um microchip.

Ensinando uma Maritaca a “Falar”

Como já dito aqui, a maritaca não imita o vocabulário humano tão bem quanto o papagaio, mas, ainda assim, você pode “ensiná-la”. É um pouco trabalhoso, porém, pode dar resultado. Primeiro, é preciso que apenas uma pessoa se proponha a ensinar à maritaca, preferencialmente, fazendo uma voz bem aguda. Se não for “falar”, pelo menos, dá para fazer o bichinho assobiar.

Inclusive, ensinar essa ave a comer a comida que você deixa pra ela é muito mais fácil, bastando colocar pequenos pedaços na boca do animal para ele associar que é alimento, e colocar sempre outros pedaços dessas fritas ao seu alcance. Gradativamente, ela comerá sem precisar ser estimulada.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *