Home / Natureza / Maçã Ambrosia: Benefícios, Calorias, Preço e Fotos

Maçã Ambrosia: Benefícios, Calorias, Preço e Fotos

A maçã ambrosia é uma maçã de origem norte-americana, encontrada nos gélidos terrenos no Canadá, de onde passou a ser difundida pelo mundo inteiro, e atualmente é a variedade de maçã mais consumida na América do Norte especialmente nos Estados Unidos, e algumas regiões da América Central.

A origem da maçã ambrosia vem, especificamente, na Colúmbia Britânica, no Vale Similkameen, uma província canadense, localizada entre o Oceano Pacífico e as Montanhas Rochosas.

A maçã fora cultivada, primeiramente, nesse vale, no ano de 1990, por Wilfred Mennell e sua esposa, Sally Mennell, e foram os mesmos que deram o nome de “ambrosia” para essa variedade.

Em 1992, com a ajuda da empresa canadense Summerland Varieties, a família Mennell registrou a nova variedade de maçã e assim fizeram com que a mesma viesse a fazer parte do mercado mundial.

O nome da maçã, tem origem na palavra “ambrosia”, que era um tipo de doce cultuado pelos deuses gregos, onde dizia-se que se um ser humano comum a comesse, morreria, já que era um alimento exclusivo dos Deuses.

Devido ao sabor inigualável e sua aparência reluzente, características essas que caem bem à maçã ambrosia, já que a mesma apresenta um aspecto vermelho brilhoso muito atrativo, além de ter um dos melhores sabores de maçã do mundo, segundo seus consumidores.

A macieira da maçã ambrosia é diferente das demais, pois prefere climas gélidos, e se propaga de forma mais evidente nas estações de primavera e outono, e por essas características, a maçã ambrosia não é veemente consumida em Países tropicais, como no Brasil, por exemplo, mas na Argentina seu consumo é mais amplo e muitas regiões sul-americanas, principalmente no Leste, consomem e distribuem a maçã comercialmente.

A maçã ambrosia demonstra ser doce e bastante crocante, e dela são feitos sucos altamente cultuado por quem experimenta, levando-os a lembrar um leve sabor de mel.

Benefícios Da Maçã Ambrosia

Maçã Ambrosia na Tigela
Maçã Ambrosia na Tigela

Um estudo realizado pela Associação De Saúde Mental do Canadá, constatou que 18% dos canadenses sofrem com o estresse diário da rotina profissional, e esse estudo aponta que isso ocorre devido ao fato dessas pessoas trabalharem em locais estritamente fechados e possuírem pouco tempo para uma alimentação correta e exposição à luz solar.

A chamada terapia-solar, vem se dissipando intensamente no continente e cada vez mais as pessoas estão se tornando aptas à terapia, que promove horas debaixo de raios solares, combinados com uma alimentação saudável, onde a maçã ambrosia, o fruto dos deuses, é o principal alimento diário dos “pacientes”.

A quercetina presente na maçã, é um excelente antioxidante que promove a fácil transição de neurotransmissores pelo cérebro, sem contar com a presença de Vitamina B e magnésio, e a importante Vitamina C, que alivia o cortisol, baixando o estresse.

A pectina presente na composição química da maçã ambrosia ajuda o corpo a trabalhar na digestão, aumentando o metabolismo, não obstante, a ação da maçã ambrosia promoveu doses suficiente de fibras solúveis que ajudamo corpo a manter o colesterol baixo.

Calorias, Preços e Fotos da Maçã Ambrosia

Observe abaixo a composição nutricional da Maça Ambrosia, para um valor de 100 gr. Cada maçã, em média, possui 145g.

NurtrienteQuantidade% VD*
Valor energético62.5kcal=2633%
Carboidratos16,6g6%
Proteínas0,2g0%
Gorduras saturadas0,1g0%
Fibra alimentar2,0g8%
Cálcio3,4mg0%
Vitamina C1,5mg3%
Manganês0,0mg0%
Magnésio4,9mg2%
Lipídios0,3g
Fósforo11,4mg2%
Ferro0,1mg1%
Potássio117,5mg
Cobre0,0ug0%
Tiamina B1 0,1mg7%
Sódio1,3mg0%

Como pode ser observado, a maçã ambrosia é um excelente alimento que pode fazer de qualquer dieta, pois apresenta uma composição implacável, quase entrando na tabela dos super-alimentos.

Em relação ao preço da maça ambrosia, é importante saber que ela é considera uma fruta exótica, pois só é possível colhê-la em determinados meses do ano, e esse fato faz com que ela seja mais apreciada, e consequentemente, mais cara que as demais.

Para se ter ideia, nos Estados Unidos ou no Canadá, o valor de cada maçã ambrosia pode chegar a U$ 2,00 (quase R$8,00), e até mesmo para os norte-americanos esse preço soa salgado.

Nas estações de primavera, outono e inverno, o preço da maçã ambrosia pode baixar aos centavos, por outro lado.

Como Cultivar Um Pé De Maçã Ambrosia? Aprenda Agora Mesmo

Cultivando Maçã Ambrosia
Cultivando Maçã Ambrosia

A família Menell (os criadores da variedade) contou que o segredo para fazer a macieira da maçã ambrosia crescer lindamente, está nas suas sementes.

A família não se apercebeu de que a planta era de uma variedade exclusiva de maçã até que a primeira viesse a crescer, e só então viram que era diferente, que tinha um cheiro diferente e um gosto diferente.

E, ao contrário do que pode parecer, a maçã ambrosia precisa de bastante luz solar para florescer perfeitamente, e apesar da mesma crescer em regiões gélidas como no Canadá (e até mesmo perto da fronteira com a Groenlândia) e Estados Unidos, a mesma apresenta ter mais vigor contra os ventos gelados e o clima congelante, sendo mais resistente, mas isso não exclui o fato de que necessitam de luz solar para uma boa fotossíntese.

A forma correta de colher as maçã, é quando as mesmas apresentam ambos os lados vermelhos, com possíveis manchas verdes em cima e em baixo.

Usos da Maçã Ambrosia

Além de serem maçã altamente apreciadas, muitas pessoas usam a maçã para vários outros propósitos, especialmente em épocas de não-colheita, como no verão, onde as mesmas se tornam mais caras.

A maçã ambrosia, além de poder ser consumida crua, é utilizada amplamente na fabricação de doces, tortas, bolos, sucos, saladas e, principalmente, sobremesas, tudo isso devido ao seu aspecto adocicado que remete o consumidor ao gosto de mel.

Muitas receitas são feitas a partir do uso da maçã ambrosia, e é importante não confundir uma receita de maçã de ambrosia com a receita de ambrosia, que é uma sobremesa feita com vários ingredientes e nenhuma maçã, especialmente a maçã ambrosia.

Portanto, se um dia você vier a experimentar ambrosia, uma receita feita com canela e leite, não ache que contém maçã ambrosia nela.

No Brasil, raramente se encontra maçã ambrosia nos mercados, e uma das únicas formas de obter a planta é plantando-a através da semente, importando ou comprando na América do Norte.

Veja também

Camelo Australiano: Características, Nome Cientifico, Extinção e fotos

Você sabia que a Austrália possui um grupo de imigrantes que estão no país desde …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *