Home / Natureza / Parque das Sequoias no Brasil em Canela RS

Parque das Sequoias no Brasil em Canela RS

Pra quem não consegue imaginar uma oportunidade na agenda para visitar os parque nacional da sequoias na Califórnia, existe uma opção talvez mais econômica e viável pra você seu grupo. Aqui mesmo no Brasil também temos um ótimo parque com lindas e impressionantes sequoias disponíveis pra apreciação.

Parque das Sequoias no Brasil em Canela

Esta pode ser uma maravilhosa chance de você conseguir uma interação com estas árvores magníficas. Você encontrará nesse local muitas coníferas e diversas outras espécies de árvores nativas de outros continentes, além da atração principal que fica por conta, é claro, daquela que dá nome ao parque: as sequoias.

Trata-se de uma área com quase dez hectares de terra em que antes parecia existir uma plantação industrial de pinheiros pra atender o comércio ganancioso de exploração madeireira. No entanto, surgiu a idéia de oferecer ao lugar algo mais nobre, primando pela ecologia, a ciência e a cultura. E aquela semente de amor a natureza plantada a 70 anos atrás deu lugar a essa área inestimável de lazer e entretenimento. de aventura e educação ambiental.

Atualmente, o parque das sequoias em Canela, no Rio Grande do Sul, ganhou expressão mundial com sua bela coleção de espécies arbóreas, especialmente coníferas com o grande destaque pras sequoias. Obviamente, em função de ser um projeto novo, as sequoias aqui ainda não atingiram os impressionantes tamanhos, mas já é possível encontrar espécies tão altas quanto um prédio de oito andares e diâmetros tão largos que será preciso duas pessoas ou mais pra envolvê-la.

As Principais Atrações

Para pesquisadores, historiadores, estudantes e curiosos amantes da natureza ainda existem outros atrativos dignos de nota no parque das sequoias em Canelas. Ali também pode ser apreciado uma espécie rara das famílias das sequoias, um espécime que beirou a extinção chamado metassequoia. A existência dela hoje só foi possível graças a intervenção científica sobre sementes “fossilizadas”; e a existência delas no parque só foi possível graças ao generoso presente de um cônsul inglês, oferecendo algumas dessas raras sementes ao idealizador do parque.

Outra atração especial que pode ser apreciada no parque das sequoias de Canela, no Rio Grande do Sul, é a existência também de uma das espécies mais antigas de árvores que já existiu no planeta, chamada Ginkgo biloba. Esta espécie é sobrevivente ainda da época dos dinossauros. Tudo isso está no parque, em meio a vegetação nativa da serra gaúcha, com sua mata atlântica exuberante e cheia de atrativos nacionais, que abrilhantam o ambiente com o mais edificante ar ecológico, uma verdejante saúde!

Parque das Sequoias Rio Grande do Sul

Se quiser visitar o parque das sequoias em Canela, no Rio Grande do Sul, ele fica a cerca de dois quilômetros da conhecida Catedral de Pedra. A partir desse ponto de referência, você encontrará um caminho plenamente sinalizado na direção do parque, um percurso feito com cerca de cinco minutos. O parque abre todos os dias, menos às terças-feira, e seu funcionamento se estende entre 09:00 às 17:00 hs. Aproveite lá as diversas trilhas ou os amplos espaços pra curtir um pic nic em família.

Se preferir, consulte na internet horários e valores de visitações com guias credenciados para tornar a sua visita ainda mais proveitosa e bem elaborada. A orientação profissional dos guias vai lhe proporcionar a certeza de que usufruirá o parque plenamente, sem o risco de perder um detalhe sequer. Há muitas informações detalhadas na internet constando informações de preços, horários, pacotes promocionais e outras ofertas que visam lhe garantir um passeio memorável e satisfatório.

Um Ideal De Grande Importância Ecológica

A ideia de um projeto como esse do parque das sequoias em Canelas, no Rio Grande do Sul, é de particular admiração pelo bem valioso que oferece ao ecossistema terrestre. Como já dito, a proposta foi minimizar áreas de terra exploradas por madeireiras e criar um ecossistema de cunho científico, visando não só a pesquisa e educação acadêmica, mais principalmente uma contribuição em prol da saúde de nosso planeta. Você consegue imaginar porque a decisão de plantar coníferas é tão útil ao nosso parque?

Há uma série de usos significativos para as árvores coníferas que os tornam importantes tanto ecologicamente quanto economicamente. Em muitas partes do planeta, as coníferas constituem a maior parte da biomassa e são fontes importantes de produção primária para muitos ecossistemas. As árvores coníferas são importantes como sumidouros de carbono, pois a fotossíntese remove carbono da atmosfera e seus troncos gigantes podem armazenar imensas quantidades de carbono por centenas, senão milhares de anos. Coníferas fornecem habitat importante e abrigo para muitas espécies animais.

Crescimento rápido e boas propriedades de madeira tornam muitas espécies de coníferas ideais para madeira. A grande maioria da produção mundial de madeira é através do tratamento de muitas espécies de coníferas que são comumente conhecidas no mundo da madeira como madeiras macias. Coníferas também têm importância global para o seu uso como celulose para a produção de papel, valores culturais como árvores de natal e algumas espécies possuem sementes comestíveis.

Desse modo talvez consiga compreender como esse parque é de valor significativo pra todos nós. É mais do que pela beleza e lazer. Há grande importância econômica e ecológica em poder desfrutar de tantas coníferas em nosso território brasileiro, ainda mais com tamanha diversidade que o projeto conquistou e semeou ali no parque. Quando tiver a oportunidade de visitar, reflita também nisso!

Ambiente Florestal E Saúde Humana

E o benefício de usufruir um ambiente como o parque das sequoias não está apenas pela reflexão do bem que faz ao planeta. Mas existe um benefício pessoal em o fazer. Você mesmo, qual indivíduo pode ganhar muito em bem estar e outros benefícios a saúde emocional e física ao aproveitar minutos de sua vida circulando tranquilo e sereno por trilhas arborizadas e ambientes florestais como esse que o parque das sequoias proporciona.

A maioria de nós sente que dar um passeio em uma floresta é bom para nós. Nós fazemos uma pausa da correria de nossas vidas diárias. Nós apreciamos a beleza e a paz de estar em um ambiente natural. Agora, a pesquisa mostra que visitar uma floresta tem benefícios de saúde reais e quantificáveis, tanto mentais quanto físicos. Até cinco minutos em torno de árvores ou em espaços verdes podem melhorar a saúde. Pense nisso como uma receita sem efeitos colaterais negativos que também é gratuita.

Exposição a florestas e árvores estimula o sistema imunológico, reduz a pressão sanguínea, reduz o estresse, melhora o humor, aumenta a capacidade de concentração, mesmo em crianças com TDAH, acelera recuperação de cirurgia ou doença, aumenta o nível de energia, melhora o sono, etc. Reconhecendo esses benefícios, em 1982, o Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão chegou a cunhar um termo para isso: shinrin-yoku. Isso significa observar a atmosfera da floresta ou o “banho na floresta”, e o ministério incentiva as pessoas a visitar as florestas para aliviar o estresse e melhorar a saúde.