Home / Animais / Crocodilo-Americano: Características, Nome Científico e Fotos

Crocodilo-Americano: Características, Nome Científico e Fotos

O crocodilo é sempre lembrado como um animal muito feroz e que costuma atacar suas presas com muita agressividade. No artigo de hoje iremos falar um pouco mais sobre uma das maiores espécies desse animal: o crocodilo americano. Possuindo o nome científico de Crocodylus acutus, o réptil também é conhecido como Jacaré sul americano, Jacaré centro-americano, e Crocodilo de água salgada americano.

Essa espécie de crocodilo pode ser considerada de grande porte já que esses animais podem atingir até cinco metros. Uma de suas características marcantes é a presença de um uma espécie de “tumor” em cada um dos olhos dos animais adultos.

Características do Crocodilo-Americano

O seu dorso possui uma armadura pequena se comparada com a de outras espécies de crocodilo. Os animais mais novos possuem uma cor diferenciada e mais clara do que os crocodilos mais velhos. Esses costumam possuir uma coloração mais amarronzada. Já os olhos possuem um tom mais próximo do cinza.

Podem ser encontrado nos Estados Unidos, mas também nas Ilhas Cayman, países da América Central (Costa Rica, Belize, Cuba, Guatemala e demais), além de algumas regiões da América do Sul. Preferem águas doces como lagoa e rios, mas também podem ser encontrados nos maré e mangues. Um exemplo disso são os indivíduos encontrados com muita frequência em lagos salinos da República Dominicana.

Um ponto interessante sobre os crocodilos-americanos é que eles podem migrar para novas regiões em busca de habitats diferentes. Podem, inclusive, se abrigarem em tocas.

Alimentação e Reprodução do Crocodilo-Americano

O crocodilo-americano prefere se alimentar de crustáceos e peixes.  Mas nem só de animais aquáticos vive essa espécie, já que também costuma comer pássaros e alguns invertebrados mais encontrados em ambientes terrestres.

Com relação à reprodução, são animais que costumam acasalar com a chegada do inverno. Esses crocodilos possuem um processo de reprodução demorado e os machos costumam atrair as fêmeas em um demorado “jogo de sedução”.

Diferente de algumas outras espécies de animais, a idade do crocodilo-americano não é tão determinante para a reprodução. O que de fato é levado em consideração para a amadurecimento sexual é o tamanho do animal. Com quase três metros de comprimento as fêmeas já estão preparadas para o coito.

Crocodilo-Americano Caçando Comida
Crocodilo-Americano Caçando Comida

Alguns meses após o acasalamento, as fêmeas constroem ninhos com plantas e areia e põem seus ovos que darão origem a diversos pequenos crocodilos-americanos.

Um dos parentes mais conhecidos do crocodilo-americano é o jacaré-americano. Entretanto, as duas espécies possuem algumas diferenças físicas como, por exemplo, o formato do focinho. Além disso, possuem colorações diferentes e dentes maiores. Mas atenção, apesar de serem “parentes” não costumam agir de forma tão amigável quando o assunto é a disputa de alimento.

Um dos Maiores Crocodilos do Mundo

O Crocodylus acutus é considerado um dos maiores crocodilos do planeta. Podem pesar mais de 350 quilos. Até mesmo as fêmeas que possuem menor comprimento pode mchegar a atingir 3 metros. São animais que possuem uma grande expectativa de vida e podem chegar a completar 70 anos.

Como possuem uma digestão muito lenta pode passar dias e até meses sem comerem absolutamente nada. São animais que tem histórico de ataque aos seres humanos, mas na maior parte dos encontros costumam fugir com a presença dos homens.

Além do jacaré-americano, os crocodilos-americanos também são atacados por tubarões.

Preservação do Crocodilo-Americano

Pode ser considerada uma espécie que sofre com a ameaça de extinção. Mesmo com poucos dados com relação à quantidade de crocodilos-americanos que existem no mundo é possível destacar que a caça predatória é uma atividade ilegal e que traz muitos prejuízos para a população.

Outro fator que contribui para que o bicho esteja desaparecendo é a depredação do seu habitat natural. As mais diversas intervenções da natureza pela ação do homem são extremamente prejudiciais para a espécie.

Boa parte dos países que abrigam os crocodilos-americanos procura fazer ações que visam preservam a espécie. Entretanto, algumas dessas leis de proteção aos animais não são cumpridas e os índices de extinção do bicho continuam crescendo a cada ano.

Curiosidades Sobre os Crocodilos

Vamos conhecer mais sobre esses animais que costumam causar muito medo por onde passam?

  • Os crocodilos-americanos mais novos preferem se alimentarem de anfíbios, insetos e demais animais invertebrados. Já os mais velhos preferem presas maiores.
  • Os dentes dos crocodilos crescem com muita rapidez. Dá para acreditar que eles podem ter mais de 7 mil dentes durante toda a vida? Inacreditável, não é?
  • Você já percebeu que os crocodilos ficam sempre com a boca aberta? Isso serve para que eles possa, receber calor do ambiente.
  • É um dos animais mais utilizados para a fabricação de artigos com a sua pele. Por esse mesmo motivo é sempre alvo de caças ilegais.
  • São nadadores excelentes podendo se movimentar com muita rapidez e sendo capaz de passar um longo tempo sem respirar na água. Entretanto, no ambiente terrestre eles não são tão habilidosos.
  • São animais que conseguem ouvir muito bem. Outra habilidade impressionante é a sua força. Estudos apontam que podem aplicar uma força de mais de 3 mil quilos em uma só mordida. Isso significa que eles podem arrancar um membro humano com facilidade.
  • Certamente você já ouviu a expressão “lágrimas de crocodilo”, não é? O ditado surgiu porque as lágrimas produzidas pelo animal só podem ser vistas se o crocodilo permanecer muito tempo fora da água. Assim, a expressão é sempre utilizada para falar de alguém que não chora com sinceridade.
Curiosidades Sobre os Crocodilos
Curiosidades Sobre os Crocodilos

Nosso artigo encerra por aqui, mas convidamos você a deixar um comentário. Seja sempre bem vindo ao Mundo Ecologia e não deixe de acompanhar nossos novos conteúdos sobre os répteis. Até mais!

Veja também

Asno Catalão: Características, Nome Científico e Fotos

O asno catalão (equus asinus) é considerado o símbolo nacional não oficial da Catalunha, que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *