Home / Plantas / Flor Amor-Perfeito: Curiosidades, Fatos Interessantes E Fotos

Flor Amor-Perfeito: Curiosidades, Fatos Interessantes E Fotos

Características do Amor-Perfeito

O Amor-Perfeito, ou Viola tricolor, é uma flor selvagem parte da família das Violaceae, que inclui várias espécies conhecidas, como a Violeta. É originária da Europa e da Ásia, mas também pode ser encontrada na África do Sul e América do Norte.

Cruzamentos

É uma planta de porte pequeno. Seu tamanho pode chegar até, no máximo, 30 centímetros de altura e 6 centímetros de diâmetro. Normalmente, essa flor é cultivada como híbrida, resultado do cruzamento do Amor-perfeito com outras flores do gênero Viola, como: 

  • Violeta-branca (Viola alba)
Violeta-Branca
Violeta-Branca
  • Erva-da-trindade (Viola arvensis)
Erva-Da-Trindade
Erva-Da-Trindade
  • Benesse-da-beira (Viola canina)
Benesse-Da-Beira
Benesse-Da-Beira

Existem oito variedades de flores da Viola tricolor, geralmente na combinação de três cores (entre roxas, vermelhas, azuis, amarelas ou brancas), com diferentes formatos. Existem também, cruzamentos que variam em duas ou somente uma cor. As variações dessa planta são:

  • Amor-perfeito Roxo
Amor-Perfeito Roxo
Amor-Perfeito Roxo
  • Amor-perfeito Sortido
    Amor-Perfeito Sortido
    Amor-Perfeito Sortido
  • Amor-perfeito Azul
    Amor-Perfeito Azul
    Amor-Perfeito Azul
  • Amor-perfeito Branco
    Amor-Perfeito Branco
    Amor-Perfeito Branco
  • Amor-perfeito Crespo
    Amor-Perfeito Crespo
    Amor-Perfeito Crespo
  • Amor-perfeito Mini
    Amor-Perfeito Mini
    Amor-Perfeito Mini
  • Amor-perfeito Vermelho
    Amor-Perfeito Vermelho
    Amor-Perfeito Vermelho
  • Amor-perfeito Púrpura
    Amor-Perfeito Púrpura
    Amor-Perfeito Púrpura

Como Plantar o Amor-Perfeito

A planta não suporta altas temperaturas, mas se dá bem com climas amenos, com temperaturas que podem variar entre 15 °C e 25 °C. Gosta de sol direto ou sombra parcial, desde que seja com alta luminosidade. Se dá bem com qualquer tipo de solo, mas o ideal para que ocorra o plantio correto, é que: seja rico em matéria orgânica, bastante fértil e pouco ácido, com pH que varia de 5,5 a 6.

Seu plantio é feito através da plantação de sementes, na primavera ou outono. Devem ser disposta superficialmente – num espaçamento de 15 a 30 cm entre uma planta e outra-, em sulcos numa bandeja ou tabuleiro, com apenas uma fina camada de terra peneirada por cima. Após isso, regar constantemente. 

É necessário cobrir o tabuleiro semeado com vidro, para que as sementes fiquem em um espaço úmido e quente. Se possível, cubra o vidro com jornal para que não haja variações térmicas, pois a germinação irá falhar. As sementes irão germinar entre 17 a 21 dias, mas seu florescimento dura no entorno de 90. Ao germinarem, retire a cobertura, mas mantenha o solo constantemente úmido. Após florescer,  transplante as mudas para um vaso ou jardim, na parte da manhã ou da tarde, regando após isso.

Como Cultivar o Amor-Perfeito

Para que cresça bem, o Amor-perfeito deve estar em solo que permaneça regado (de duas a três vezes por semana), mas sem ficar encharcada, pois, a planta é sensível à falta de água. É necessário que esteja exposto ao sol durante 6 horas ao dia.

Amor-Perfeito no Vaso
Amor-Perfeito no Vaso

Elimine flores mortas, pois estas estimulam a que outras morram. Adube o amor-perfeito de quinze em quinze dias.

Benefícios Do Amor-Perfeito

O amor-perfeito é uma planta fitoterápica, ou seja, é utilizada no tratamento de diversas doenças como asma, epilepsia, eczema e demais doenças de pele. É rica em vitamina E, flavonoides e saponinas. Dentre as suas propriedades estão:

  • Anti-inflamatório;
  • Purificante;
  • Bactericida,
  • Expectorante, pois acalma a tosse e diminui irritações na faringe;
  • Hidratante ou emoliente, porque mantém o nível de umidade da pele;
  • Provoca a secreção biliar, o que facilita a digestão de alimentos gordurosos;
  • Atua na desintoxicação, eliminação de toxinas e combate a ação dos radicais livres;
  • Um diurético;
  • Laxante;
  • Sudorífero;
  • Anti-seborreico e,
  • Tônico

Além disso, é uma importante ferramenta no tratamento do câncer, pois apresenta ciclotídeos e outras substâncias citotóxicas. E a partir de suas propriedades, é possível produzir:

  • Pomada

A mistura das folhas secas da Viola tricolor com mel, formam uma pomada que aplicada sobre as feridas ou infecções cutâneas, ajuda em suas cicatrizações. 

  • Chá

A partir do chá dessa planta, é possível estimular o metabolismo corporal, pois combate patologias como a icterícia, a debilidade nervosa, o cansaço, afecções do sangue e as doenças cardíacas nervosas. É também um bom expectorante devido a seu alto conteúdo em saponinas e também tonifica e fortalece os vasos sanguíneos.

Contra-Indicações

Apesar de bastante benéfica, é preciso ter alguns cuidados ao consumir esta planta. Não deve ser utilizada por pessoas que sofrem de insuficiência renal, hipertensão ou cardiopatia, por é bastante diurética. Seu uso diário pode causar enxaqueca, náusea e vômito. É necessário que consulte um médico ao utilizar essa planta como um medicamento.

Curiosidades E Fatos Interessante Sobre a Flor

Lembrança

Seu nome Amor-perfeito, em francês significa “Pensée“, que quer dizer pensamento. Antigamente, casais de namorados presenteavam seus prometidos com esta flor, caso se ausentassem durante um tempo. A flor era um sinal de que o amor nunca seria esquecido.

Mitologia Grega

Essa flor foi utilizada em muitas lendas da mitologia grega. Existe uma lenda que conta que essas flores, eram, na verdade, pessoas. Certa vez, Zeus as surpreendeu entre arbustos espiando a bela Afrodite tomando banho em um lago. Imediatamente o poderoso deus teria transformado-as em flores como castigo, as condenando a viverem para sempre nos campos.

Figuras da Mitologia Grega
Figuras da Mitologia Grega

Já em outra estória, Zeus se apaixonou pela jovem Lo, o que provocou ciúmes à sua esposa Hera. Para resolver essa questão, transformou a jovem humana em uma novilha, mantendo-a pastando a seus pés. Por pena da recém novilha comer somente ervas, fez com que a terra produzisse lindas flores que chamou de Lo. Com a evolução fonética passou a ser chamada de Viola, o real nome do Amor-perfeito.

Outra lenda grega conta que as flores brancas eram a adoradas por Eros, o cupido. Para diminuir o apreço do cupido por essas flores, Afrodite as coloriu, o que resultou na coloração tricolor do Amor-perfeito.

Na História

Flores Viola
Flores Viola

Antigamente, Celtas e Romanos usavam essa flor no preparo de cosméticos e perfumes. Além disso, feiticeiros da época acreditavam que elas conseguiam afastar o mal. 

A população de Atena, na Grécia, costumava utilizar uma coroa da Viola para combater a dor de cabeça e o enjoo.

Chineses acreditavam que a infusão dessa flor podia acalmar a ira.

Já na Inglaterra, o Amor-perfeito foi utilizado na produção de poções do amor. Os britânicos acreditavam que ao colocar uma dose dessa poção nos olhos de uma pessoa adormecida, ela se apaixonaria pela primeira pessoa que visse ao despertar. Por isso, acredita-se que a obra de Shakespeare “Sonhos de uma noite de Verão” foi inspirada nessa história sobre a flor.

Veja também

Nectarina Colombiana: Caracteristicas, Muda e Fotos

Olá, durante o artigo de hoje você vai conhecer a Nectarina Colombiana e suas principais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *