Home / Plantas / Quais São as Cores da Flor Jasmim

Quais São as Cores da Flor Jasmim

Primeiramente, o jasmim é uma planta pertencente à família Oleaceae, tendo cerca de 200 espécies presentes nas regiões tropicais e nas regiões subtropicais da Oceania, Eurásia e, enfim, a Australásia. Mas, também são bastante cultivadas no Brasil, devido apreciarem climas amenos e quentes.

As espécies dessa flor são em sua maioria arbustos ou lianas com folhas compostas ou simples. Suas flores têm características tubular e geralmente são perfumadíssimas. É raridade ter mais de 2,5 cm de diâmetro (salvo algumas espécies).

Que tal saber, então, Quais São as Cores da Flor Jasmim? Além de outras curiosidades imperdíveis sobre essa bela e graciosa flor? Acompanhe!

As Cores da Flor Jasmim

O jasmim tem, basicamente, duas colorações em suas flores: amarela e branca, mas em sua maioria, é branca. No entanto, também existem exemplares que tem uma cor levemente rosada.

Como Cultivar Jasmim Em Casa

A flor, por ser graciosa e fácil de ser cultivada (se isso for feito de forma correta), pode ser um lindo ornamento natural para a sua casa ou outros ambientes.

Interessado? A seguir, você confere as principais dicas e os cuidados de como cultivar jasmim em casa. Não perca:

1 – Solo: o solo escolhido para plantio desta linda flor deve ser bem drenado, argiloso, como também úmido.

2 – Sol e iluminação: deve ter exposição direta ao sol, pois não se desenvolve plenamente em locais com sombra ou meia sombra. Ela deve ficar no mínimo, 4 horas exposta ao sol.

3 – Épocas: é imprescindível para que o cultivo do jasmim dê certo, começar o plantio entre os meses de Junho e Novembro – período perfeito para isso!

4 – Distância: deixe um bom espaçamento entre plantas ou mudas para que a flor não sufoque durante o processo de desenvolvimento. A princípio, oito pés de distância seria o indicado, certo? Oito pés equivalem a aproximadamente 160 cm.

5 – Fertilização: a época ideal para fertilizar, ou seja, adubar seu jasmim é durante a primavera. O melhor fertilizante é: húmus de minhoca misturado com farinha de osso ou NPK 04.14.08 – que são encontrados em lojas especializadas. Siga as quantidades e proporções indicadas pelo fabricante.

6 – Regas: a rega do jasmim deve ser feita no verão como também em dias quentes. A planta gosta muito de água, isso quer dizer que pode molhá-la abundantemente.

7 – Ar: sempre mantenha o ambiente arejado onde seu jasmim estiver. Se acaso for em ambiente fechado, faça o possível para entrar ar e luminosidade.

8 – Podas: o jasmim, quando saudável, cresce de forma vigorosa, por isso, é importante fazer podas de contenção para não ficar com seu tamanho exagerado, bem como quando estiver murcha ou com folhas amareladas.

9 – Pragas: as pragas que mais atacam os jasmins são parasitas que costumam deixar pintas acastanhadas nas folhas. Mesmo que essas flores sejam resistentes, é preciso cuidar e até evitar pragas. Ao tomar todos os cuidados anteriormente citados no cultivo do jasmim, você já deixa a sua flor protegida. Mas, se assim mesmo, algum tipo de praga atacar, lance mão de inseticidas naturais vendidos em lojas especializadas – evite os industrializados. E para prevenir, é bom borrifar vinagre ou álcool uma vez por semana na planta, ok?

Algumas Espécies de Jasmim

Conheça espécies de jasmim bem interessante, entre as mais de 200 existentes!

  • Jasminum polyanthum: tipo de jasmim de alta durabilidade. Sua floração é branca e rosada. Porém,é uma planta extremamente sensível a temperaturas baixas, então, seu cultivo é indicado em zonas atlânticas e mediterrânicas.
    Jasminum Polyanthum
    Jasminum Polyanthum
  • Jasminum officinalis: conhecido também como Jasmim Oficinal. Suas flores são brancas e perfumadas, sendo que exalam mais perfume ainda nos meses que vão de junho a novembro. O arbusto pode chegar até 15 metros.
    Jasminum Officinalis
    Jasminum Officinalis
  • Jasminum mesnyi; também chamado de Jasmim de Primavera. Se trata de uma belíssima planta, com folhos do tipo perenes. Dá flores desde cedo, em especial no inicio da Primavera. Suas flores são, especialmente, amarelas. Também é muito sensível ao frio e devem ser protegidas nas épocas de temperaturas baixas.
    Jasminum Mesnyi
    Jasminum Mesnyi
  • Jasminum azoricum: é um tipo de jasmim que tem a sua origem na América Meridional. As flores são duplas e brancas e o arbusto pode ultrapassar os 2 metros de altura. Dá mais flores no Verão e no Outono. Gosta de climas amenos – nem tão frios e nem tão quentes.
    Jasminum Azoricum
    Jasminum Azoricum
  • Jasminum nudiflorum: é o Jasmim de Inverno. Sua florada é de cor amarela. Gosta de temperaturas baixas, ao contrario da maioria das espécies de jasmim, ficando muito bem em ambientes abaixo de 20ºC.
    Jasminum Nudiflorum
    Jasminum Nudiflorum

Jasmim Para a Saúde e a Beleza!  

Sabia que da planta jasmim é extraído um óleo essencial com um aroma muito agradável que com toda certeza é usado na indústria cosmética? Esse óleo é usado na produção de sabonetes, shampoos, perfumes e ademais produtos.

E algo muito relaxante e que traz bem-estar é um banho de infusão com jasmim ou mesmo chás a base dessa flor. Experimente!

Jasmim Verdadeiro X Jasmim Falso

Primeiramente saiba que existem dois tipos de jasmim: o verdadeiro e o falso? A confusão dá-se pelo perfume parecido entre as duas flores. Afinal, como identificar uma da outra?

Jasmim Verdadeiro no Vaso
Jasmim Verdadeiro no Vaso

O jasmim verdadeiro tem arbusto espesso, não venenoso e suas folhas são ovais e brilhantes. Já o jasmim falso que pertence a família Loganieaceae, do gênero Gelsemium certamente é venenoso sendo perigoso tanto para seres humanos como também para animais, principalmente os de estimação.

Algumas Curiosidades Sobre os Jasmins

Agora que sabemos Quais São as Cores da Flor Jasmim? Como cultivar adequadamente essa flor e outras informações, conheça algumas curiosidades super interessantes:

  • Os jasmins exalam um cheiro muito agradável, mas a maioria das espécies apresenta botões maus cheirosos. Apenas quando eles começam a abrir é que o odor agradável é exalado.
  • Já ouviu falar do Jasmine Sambac? Essa espécie é considerada a mais cheirosa do mundo e apresenta a característica peculiar de se abrir apenas pela noite, mantendo as flores fechadas durante o dia.
  • O famoso perfumista francês, Herve Fretay, (diretor da renomada Global de Naturais da Givaudan) classificou o jasmim como “a rainha das flores” e um dos melhores aromas para fragrâncias.

Classificação Cientifica do Jasmim

  • Reino: Plantae
  • Divisão: Magnoliophyta
  • Classe: Magnoliopsida
  • Ordem: Lamiales
  • Família: Oleaceae
  • Gânero: Jasminum
  • Espécie-tipo: Jasminum officinale

Veja também

Como Plantar Vinca em Vaso em Casa?

A vinca-de-madagascar ou simplesmente vinca (nome científico Caranthus roseus) é um vegetal de fácil propagação, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *