Home / Plantas / Tudo Sobre a Flor Azulzinha: Características, Nome Cientifico e Fotos

Tudo Sobre a Flor Azulzinha: Características, Nome Cientifico e Fotos

As flores estão presentes no cotidiano das pessoas e da humanidade desde os tempos mais remotos, sendo fundamentais para vida do homem desde que se tem notícia. Assim, as flores podem servir tanto para a composição de produtos de perfumaria ou maquiagem, como muito acontece no Brasil, quanto para a elaboração de óleos essenciais que funcionam como remédios naturais e ajudam a salvar muitas vidas.

Além disso, as flores ainda funcionam como base para aromatizantes naturais e algumas pode até mesmo ser inseridas em alimentos para a ornamentação, podendo ser consumidas na maioria dos casos. Dessa forma, as possibilidades para o uso das flores são milhares e o fato é que elas são importantíssimas para a vida.

As flores sempre despertaram particular interesse nas pessoas, seja pela sua beleza que encanta a muitos, seja pelo seu aroma que costuma ser muito bem apreciado em qualquer lugar. O fato é que quase todas as pessoas gostam de ganhar flores, por exemplo, não importando sequer o gênero ou a idade.

No passado, a prática de dar flores a alguém era muito utilizada para estabelecer uma relação inicial cordial e amistosa com a pessoa que está conhecendo, além de a beleza e raridade da flor escolhida servirem para analisar o status de quem oferece o artefato. Logo, quanto mais bela e rara era a flor, mais posses e boas condições financeiras a pessoa provavelmente teria.

Assim, a relação do homem com as flores mudou muito ao longo do tempo, mas uma coisa que permanece viva até os dias atuais é a essência de fascínio do ser-humano em relação a muitas plantas.

Uma dessas flores tão cultuadas pelas pessoas é a flor azulzinha, que, como o próprio nome já diz, possui coloração azulada e atrai de longe a atenção de pessoas e pássaros.

Conheça a Flor Azulzinha

A azulzinha é muito bonita, fácil de cuidar e extremamente delicada, sendo ótima para a ornamentação de espaços para eventos como casamentos e também extremamente útil para dar cor e vida ao próprio jardim.

Ademais, o clima presente na maior parte do Brasil favorece em muito o cultivo da azulzinha, que se desenvolve facilmente e sequer precisa de cuidados muito complexos para se manter bela e exuberante. Isso porque a azulzinha pode ser cultivada em pleno sol, exposta a todo tempo à energia solar, mas também pode ser cuidada à meia sombra, não havendo a necessidade de seguir de forma específica e rígida uma ou outra indicação.

Nas regiões de clima mais frio, a planta que dá a azulzinha prefere estar mais exposta ao sol para receber calor e se manter bela. Já nas regiões de clima mais quente em que o sol atua de forma mais agressiva, embora a flor azulzinha seja bastante resistente, não se recomenda deixá-la exposta por todo o dia, já que o sol excessivo pode causar queimaduras ou mesmo prejudicar o desenvolvimento pleno da flor.

Canteiro de Flor Azulzinha
Canteiro de Flor Azulzinha

Outra vantagem da azulzinha, além de toda essa resistência, é que a planta gosta do litoral e se dá muito bem em regiões próximas ao mar. Essa é uma característica não muito comum dentre as flores, que costumam se desenvolver melhor em climas frios. Ou, no melhor dos casos, em climas quentes distantes do mar, já que existem estudos comprovando que as ondas emitidas pelo mar podem prejudicar as plantas.

Assim, a azulzinha se adapta bem àquela sua casa de praia e, como não exige cuidados a todo momento, consegue até mesmo suportar a ausência do dono sem maiores problemas, desde que seja regada algumas vezes por semana.

Veja abaixo mais informações e detalhes a respeito da flor azulzinha, além de descobrir o nome científico da planta e como você pode prolongar o tempo de vida dessa flor.

Nome Científico e Características da Flor Azulzinha

O nome científico da flor azulzinha é muito diferente do nome popular, atendendo por Evolvulus glomeratus. Assim, a flor pertence à família Convolvulaceae e ao gênero Evolvulus. Esse gênero conta com cerca de 100 espécies ativas, sendo de predominância americana, embora tenha espécies por todo o planeta Terra e não apenas no continente americano.

Como características mais marcantes, a azulzinha possui a coloração destacada que dá nome à flor. Contudo, nem sempre as pétalas da azulzinha são completamente azuis, já que algumas flores apresentam partes brancas em meio ao azul predominante. Ademais, a flor azulzinha não cresce muito em altura, crescendo muito mais em largura. Isso faz com que não seja necessário um espaço extremamente alto para realizar o plantio e o posterior cultivo.

Assim, é possível plantar a flor azulzinha em apartamentos e casas pequenas sem o menor problema, não sendo necessário possuir um grande jardim para ter acesso à flor. Contudo, a planta pede um solo fértil e adubado, de forma que os fertilizantes consigam oferecer todos os nutrientes necessários para vida da planta. Isso é especialmente necessário nos primeiros meses de vida após o plantio.

O Paisagismo e a Flor Azulzinha

Muda de Flor Azulzinha
Muda de Flor Azulzinha

A flor azulzinha é extremamente bela e se encaixa muito bem praticamente em qualquer cenário. Assim, é bastante natural que as pessoas busquem a planta com as lindas flores azul para incrementar ambientes. Logo, a flor azulzinha é muito usada no paisagismo e funciona muitíssimo bem para tal.

Uma boa forma de usar a azulzinha é nas áreas em que não há grama, por exemplo, usando a planta como cobertura vegetal do solo. Como a planta não cresce muito na vertical e cresce bastante na horizontal, isso é bastante interessante e muito fácil de fazer.

Porém, leve em conta que a planta não sobrevive bem ao pisoteio frequente. Logo, ela deve servir como cobertura do solo apenas em locais que não são muito visitados, sendo interessante colocar uma placa avisando para não pisar.

A Adubação da Flor Azulzinha

Flor Azulzinha no Vaso
Flor Azulzinha no Vaso

A flor azulzinha depende de adubo para se desenvolver, sobretudo nos primeiros meses, mas não é qualquer adubo que pode ser usado para tentar fornecer os nutrientes que a planta exige.

Assim, é interessante que você tenha atenção ao que está usando e uma dica muito importante é não colocar o adubo em contato direto com o broto, para evitar queimaduras e desgaste. Porém, abuse dos compostos orgânicos e ajude a azulzinha a dar beleza ao seu jardim.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *