Home / Plantas / Plantas que Drenam o Solo

Plantas que Drenam o Solo

Ao escolher plantar algum tipo de flor, árvore ou outro, é preciso que você saiba exatamente que tipo de solo elas aguentam. Se você escolher uma planta que só consegue se desenvolver em solos úmidos e coloca-la em um solo arenoso, é o mais provável que ela acabe morrendo rapidamente.

Os solos úmidos normalmente são os que mais possuem potencial para as plantas. Entretanto, alguns tipos podem acabar não se desenvolvendo bem, pois ser água demais. Já outras, tendem a ajudar a drenar a água desses solos. Se no seu quintal ou fazendo você tiver um solo úmido, é interessante para uma maior biodiversidade, ter algumas plantas que drenam o solo.

Sendo assim, no post de hoje, trouxemos alguns exemplos ótimos e diferentes de plantas bonitas e que ainda te ajudam nessa missão de drenar seu solo.

Papiro

Com origem na América do Sul, ela é muito achada aqui no Brasil, sendo na verdade, um dos países com mais incidência da planta. Ela já tem uma história bem antiga, quando relacionada aos egípcios que utilizam o papiro na produção de um papel diferente e resistente. Por muito tempo foi utilizado pelos grandes faraós, também como cestas e pequenas embarcações.

Já deu para perceber de como o papiro pode ser bem resistente. Além disso, são muito bonitos, mesmo que não apresentem nenhum valor ornamental. Essa planta gosta muito de solos bem úmidos, por isso na natureza, é mais comum que você a encontre perto de rios e lagoas, onde há mais água disponível.

Elas então são ótimas para drenarem o solo úmido, pois precisam diariamente de muita água. Se forem bem cuidadas no solo correto, podem chegar em até 3 metros de comprimento. Uma boa opção de beleza e utilidade em uma só planta.

Azálea

Quem está atrás de um arbusto de flores bonitos para o seu solo úmido, as azáleas são ideais para você. São mais de 800 espécies pelo mundo, variando sempre em sua coloração e outras diferenças na flor. Jânio Quadros, quando foi prefeito da cidade de São Paulo declarou que a flor era um símbolo da cidade.

A maioria das espécies de azaleia precisam de um solo bem úmido, mesmo que suas raízes sejam superficiais. E apesar disso, não gostas de irrigação nas folhas, por isso evite, para que elas acabem não ficando doentes. Também é necessário que seja plantada em um lugar fresco e sombreado, para que cresça e se desenvolva bem.

As flores começam a desabrochar na primavera e no verão, e continuam até o outono. Sua coloração é bem vasta, variando entre vermelho, laranja, rosa, lilás, branco e magenta. Mesmo que sejam um pouco mais exigentes quanto ao plantio, a sua beleza vai te deixar impressionado durante o período de flor.

Pindaíba

Ao ouvir esse nome você já deve pensar naquela música sertaneja, certo? Apesar de ser utilizado como uma expressão brasileira, pindaíba também é o nome de uma planta de origem brasileira. O seu nome vem do tupi-guarani, e significa árvore dos caniços, que eram as casas dos índios antigamente.

A pindaíba possui um processo de crescimento lento e que necessita de muita água, por isso, solos úmidos são ideais para seu cultivo. Prova dessa demora é que só há a frutificação depois de 6 anos de cultivo. Com o tempo é preciso ir podando alguns lugares da planta, tendo em mente exatamente onde você deve ou não podar.

Quando há muito espaço (por exemplo em uma fazenda, ou na própria mata), a planta pode chegar a passar de 30 metros de altura, sendo então uma árvore de grande porte. Se você tiver bastante espaço em seu quintal, vale a pena plantar essa árvore que produz frutos deliciosos.

Eucalipto

O eucalipto talvez seja uma das plantas mais conhecidas no mundo inteiro. Por crescerem muito rápido, eles acabam consumindo muita água, o que é ótimo para drenar solos bastante úmidos. A maioria das 800 espécies de eucalipto são originadas na Oceania, predominantemente na Austrália.

São árvores muito bonitas, altas e cheirosas também. Seu único problema é que acabam crescendo demais, tanto em cima, quanto na parte de baixo (nas raízes), por isso é necessário além do solo bem úmido, que também seja um quintal bem amplo, e com podas bem regulares. Caso a árvore fique muito grande, você pode cortar e utilizar sua madeira que é muito boa.

Bambu

Outra planta que possui uma variedade de espécies muito grande é o bambu. Ele é indicado na maioria dos casos para terrenos com solos bem molhados, e eles também não podem ser solos pesados. Se bem tratado, pode chegar em até 3 metros de altura, e são de uso especialmente ornamental.

Além de ser belíssimo para a sua propriedade, você pode utilizar sua madeira para fazer móveis, instrumentos musicais e vários outros tipos de coisas. Sua fibra é caracterizada por ser pesada, ou seja, não amassar. Dá para perceber a quantidade de benefícios que uma planta como essa trará para o seu solo, além é claro, de drena-lo.

Um ponto ruim do bambu, é que assim como o eucalipto, ele cresce muito rápido. Algumas espécies possuem raízes bem profundas que vão se espalhando pelo local. Se o seu quintal for pequeno, pode causar problemas em outras plantas ou até mesmo na própria estrutura da casa. Então é algo a ser pensado e procurado qual a melhor espécie de bambu para o tipo de lugar que você necessita.

Esperamos que o post tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas e mostrado algumas plantas legais para você utilizar no seu quintal. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou.

Veja também

Quando o Amendoim foi Introduzido no Brasil? Onde Foi?

O amendoim é originário da América do Sul, de países como o Brasil, Bolívia, Paraguai …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *