Home / Plantas / Boca de Leão Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre A Flor

Boca de Leão Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre A Flor

A boca de Leão é uma flor muito antiga, muito conhecida por pessoas mais velhas. Talvez os mais jovens não conheçam, se você é um desses, vamos explorar agora um pouco mais sobre essa flor.

Fatos Sobre a Boca de Leão

A boca de Leão chega a quase 70 centímetros de altura, muito conhecida entre floristas e arranjadores por causa de suas cores e versatilidade. Isso porque suas cores podem variar de cores delicadas como rosa e branco ou cores mais fortes como laranja, vermelho ou amarelo. Permite muitas atividades utilizando a criatividade. O nome Boca de Leão tem um significado muito aparente. Ao apertar as laterais das pétalas, elas se abrem, lembrando realmente uma Boca de Leão. Além das pétalas se abrirem, dentro delas é possível notar pequenos ‘dentes’ brancos. Essa flor é muito comum de ser encontrada em jardins.

Flor Boca de Leão

É uma flor herbácea, ou seja, o seu caule é bem maleável, podendo ser quebrado apenas com as mãos. A florescência dessa planta se dá no final do inverno e início da primavera, é quando os botões começam a desabrochar e então as flores formam pequenos arranjos em forma de cone. Apesar de parecer e até ser delicada, ela pode suportar o frio, tendo resistência para baixas temperaturas e até preferir por elas. Seu principal meio de multiplicação através das sementes. A florescência da boca de Leão é anual, ou seja, ela não floresce durante o ano inteiro, mas tem um período correto para sua florescência. Ela também não gosta de solos encharcados, em breve vamos aprender a cultivar e cuidar de uma Boca de Leão.

Sua Própria Boca De Leão: Como Cultivar

Passo 1 – Plantando sua Boca de Leão: Para cultivar essa flor que você precisa primeiramente das sementes. Para consegui-las você precisa de uma flor que tenha caído, morrido ou secado da Boca de Leão. As sementes estarão no interior dessa flor seca, portanto, assim que secar, você pode extrair as sementes dessa flor. O ideal para plantar as sementes é durante o inverno ou época de geada, é quando a semente vai germinar. Diferente de muitas flores essa tem preferência por climas muito frios, portanto a germinação acontece em época de baixa temperatura.

Boca de Leão de Todas as Cores

Passo 2 – Solo: Ao plantá-las em solo, certifique-se de que esse não receberá muita chuva ou muita água, pois a Boca de Leão prefere solos arenosos mais secos e não se adapta muito bem com solos encharcados, portanto, caso ela fique entre outras plantas que precisam de muita água ela pode não viver por muito tempo. Então, seja em vasos ou seja em solo, certifique-se de que o solo não irá reter a água e terá um bom sistema de drenagem. O início da plantação dessa flor deve ser em vasos, porém sempre esteja atento ao tamanho que ela está tomando e a saúde suas raízes. Para isso é muito importante que seja feito o replantio dessa flor, sempre passando vasos menores para vasos maiores com cuidado e delicadeza, dando a ela o espaço que suas raízes e desenvolvimento precisarem.

Flor Boca de Leão Amarela, Rosa e Lilás

Passo 3 – Iluminação: Os cuidados com a iluminação são primordiais para qualquer planta. A Boca de Leão precisa de luz plena para crescimento constante e para uma boa florescência. Ela também se adapta a meia sombra, mas sua florescência tende a ser mediana. Portanto, escolha locais com bastante luminosidade ou até luz direta e plena do sol.

Boca de Leão Vermelha

Passo 4 – Rega: Essa planta pode ser resistente, porém como qualquer outra, ela precisa de água. A diferença dela para algumas outras é que não precisa de tanta. Esteja sempre atento as condições do clima de sua cidade. Caso esteja muito seco, analise bem o solo e então regue de acordo com o que ela precisar. A regra é: Nunca deixa o solo encharcado. E tenha certeza de que está bem drenado, as vezes a água some de cima e não conseguimos ver o fundo retendo água. Isso pode matar sua planta. A Boca de Leão precisa se manter hidratada, então mantenha o solo úmido e bem nutrido. Em tempos secos, é comum o ajuntamento de pó. Para a boa respiração da Boca de Leão, pulverize um pouco de água nos ramos com flores e folhas.

Flor Boca de Leão, Branca, Amarela e Cor de Rosa

Significados Da Boca de Leão

No geral a Boca de Leão significa amizade, mas existem mais significados variados de acordo com sua cor, vamos conhecer:

  • Boca de Leão Amarela

Boca de Leão Amarela

Companheirismo; Amizade; Cumplicidade; Confidência.

Boca de Leão Branca

Boca de Leão Branca

Paz, Tranquilidade; Proteção; Segurança. Bom presente situações ou períodos difíceis.

  • Boca de Leão Cobreada

Conquista; Vitória; Fim de trajetórias. Ideal para presentear vencedores de competições e disputas.

  • Boca de Leão Vermelha

Boca de Leão Vermelha

Cuidado com a pessoa amada; Amor incondicional.

  • Boca de Leão Roxa

Boca de Leão Roxa

Resiliência; Trabalho duro; Perseverança. Ótimo presente para pessoas que estão dando duro para alcançar um objetivo.

Esses significados podem tornar um simples presente muito mais especial do que já é. E plantar uma planta dessas em sua casa, acreditando em seus significados pode atrair boas pessoas e boas intenções.

Curiosidades Sobre a Boca de Leão

  • Como já citamos, essa flor resiste a baixas temperaturas, podendo resistir a geadas;
  • A Boca de Leão muitas propriedades medicinais! Colaborando no combate a problemas digestivos, ajudando em tratamentos de reumatismo, estimulando o apetite, entre outros.
  • As flores Boca de Leão são muito exóticas, seu formato contribui para a composição de arranjos diferenciados e criativos feitos por floristas.
  • Sua versatilidade é explorada para buquês, arranjos de entradas, corredores, etc. Mesmo que não sejam usadas a flor em si, a ‘espiga’ ao centro pode ser muito útil.

  • Ela é uma planta perene, ou seja, pode viver por muitos anos. Mesmo que as vezes pareça estar morrendo com temperaturas baixas, com os cuidados certos ela volta a florescer na primavera.
  • Essa flor também recebe nomes como Boca de Lobo ou em inglês Snapdragon Flower, algo como Boca de Dragão.
  • Essa flor é original de países mediterrâneos como Portugal, Turquia, França e Marrocos.
  • No interior das flores estão suas sementes, essas podem ter um formato de crânio. Isso por muito tempo foi motivo para povos acreditarem que a Boca de Leão possuía poderes místicos.

Veja também

Tudo Sobre a Planta Cíclame: Características da Flor e Fotos

Cíclame, também conhecida como cyclamen ou cíclame-da-pérsia, é uma planta que tem origem nos continentes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *