Home / Plantas / Cineraria Planta Medicinal: Benefícios e Propriedades Medicinais

Cineraria Planta Medicinal: Benefícios e Propriedades Medicinais

Cineraria é um gênero de plantas com flores da família dos girassóis, nativo principalmente do sul da África, com algumas espécies mais ao norte. O gênero inclui plantas herbáceas e pequenos sub-arbustos.

Os usos para cineraria incluem basicamente as aplicações tópicas para o tratamento de catarata. Mas vejamos mais de perto como tem sido usadas:

Cineraria maritima: o extrato de folha é usado na preparação de colírios homeopáticos, úteis em infecções oculares, conjuntivite, congestão sanguínea, remoção de catarata e opacidade da córnea.

Cineraria Planta Medicinal: Benefícios e Propriedades Medicinais

O suco fresco das folhas é oftálmico. Aplicado aos olhos, possui um efeito levemente irritante que aumenta o fluxo sanguíneo na área, ajudando a fortalecer a resistência e eliminar infecções.

Diz-se que uma ou duas gotas colocadas nos olhos são úteis na remoção de cataratas e também no tratamento de conjuntivite. Este remédio deve ser usado apenas sob a supervisão de um profissional treinado. A planta contém alcaloides pirrolizidínicos altamente tóxicos para o fígado, portanto a planta não deve ser usada internamente.

Cineraria prosopis: a casca é usada para remédios. A casca é seca, amarga, com sabor acentuado. Tem propriedade anti-helmíntica e é prescrito no tratamento de bronquite, asma, estacas etc.

As vagens são uma rica fonte de proteínas e carboidratos e consumidas pelos animais como forragem. Também é consumido como vegetais e picles pela população local. As folhas são alimento palatável e nutritivo para o gado no deserto.

Cineraria Planta Medicinal: Cineraria Prosopis

Prosopis cineraria não é utilizada comercialmente. Durante a fome na Índia de Rajputana no meado do século 19, muitas vidas foram poupadas, usando a casca adocicada como alimento. Foi moído em farinha e transformado em bolos.

A madeira era usada para estruturas de barcos, casas, postes e cabos de ferramentas; a forma pobre de árvores não melhoradas limita o uso como madeira. Contendo 31% de sais de potássio solúvel, a cinza de madeira pode servir como fonte de potássio.

Gravetos e podas fornecem forragens valiosas durante a estação seca. Segundo o NAS (1980a), “não compete pela umidade das plantas cultivadas, que podem ser cultivadas perto de seu tronco”.

Paquistaneses e indianos acreditam, adequadamente, que aumentam a fertilidade sob seu dossel. Galhas de casca e folhas usadas para bronzear-se. A goma que exala do tronco é sugestiva de goma arábica.

Relatado como adstringente, sem graça e peitoral, cineraria prosopis é um remédio popular para várias doenças. Na Índia, as flores são misturadas com açúcar e administradas para evitar o aborto. Em Las Bela, Índia, as cinzas são esfregadas sobre a pele para remover os pêlos (talvez leucaena cinzas também devem ser tentadas).

A casca, considerada anti-helmíntica, refrigerante e tônica, é usada para asma, bronquite, disenteria, leucoderma, hanseníase, tremores musculares, pilhas e perambulação da mente. Sugere-se fumaça das folhas para problemas oculares, mas diz-se que a fruta é indigesta, induzindo vômitos e destruindo unhas e cabelos.

Cineraria Marítima Características

Os punjabis consideram a cápsula adstringente. Os índios da Província Central usam casca para reumatismo. Embora recomendada para picada de escorpião e picada de cobra, a planta ainda não foi comprovada para esse fim.

Cineraria Planta Medicinal: Cineraria Maritima

Cineraria maritima é uma planta medicinal importante de valor terapêutico conhecido para o tratamento da catarata e da opacidade da córnea. Cineraria é o remédio homeopático tradicional encontrado na seção de oftalmologia da referência do Medical Desk como tratamento para a catarata. O governo da Índia declarou que “a cineraria é a droga de escolha para interromper ou reverter a catarata”.

O suco das folhas e flores foi usado pelos mais antigos diretamente para fazer colírios no tratamento de catarata, o que não é recomendado hoje. Essa cineraria contém alcalóides venenosos e não deve ser consumido.

Não existem outros colírios conhecidos para a catarata que os cinerários. Use as gotas uma vez pela manhã e outra à noite por vários meses e depois retorne ao consultório médico para avaliar o progresso da terapia.

Outras Informações de Propriedades da Cineraria

O cerne contém açúcares, cinco flavononas, ácidos graxos e taninos. As folhas frescas contêm 15,3% de PB, 17,5% de CF, 10,0% de cinzas, 3,2% de EE, 54,0% de NFE, 2,65% de Ca e 0,24% de P. Wealth of India relata que as folhas contêm 2,9% de N, 0,4% de P 2 O 5, 1,4% de K 2 O e 2,8% de CaO.

O flavona glicosídeo patulitrina foi isolado das flores. Uma nova variante do alcaloide piperidina-3-ol recentemente relatada é a espicigerina. É relatado que o Centro Hindustani de Diversidade, ghaf ou CVs tolera alcalinidade, seca, pastoreio, calor, pH alto, solo pobre, areia e sal. As mudas jovens são sensíveis ao gelo.

Flor da Cineraria

Suporta geadas leves (-6°C no mínimo) e altas temperaturas (sombra máxima de 40 a 50°C). Às vezes gregário, mas espalhado na floresta seca aberta. Parece exigir luz. As pesquisas sobre as cinerarias não são confiáveis, em parte devido a confusões taxonômicas passadas. Mais pesquisas tem sido feitas.

No Punjab, seu cerne marrom arroxeado e escasso é preferível a outros tipos de lenha, no caso de cineraria prosopis. É um excelente combustível, fornecendo também carvão de alta qualidade (5.000 kcal/kg). Segundo a Riqueza da Índia, o valor calorífico é de 5.003 kcal.

Importância Socioeconômica e Ecológica

Cineraria é uma árvore polivalente que desempenha um papel importante na economia rural em muitas regiões áridas, particularmente no Golfo Árabe e na região árida noroeste do subcontinente indiano. Historicamente, os beduínos e indianos usam toda a sua parte em seu estilo de vida tradicional. É usado como remédio popular para várias doenças e condições.

As vagens verdes são usadas para fazer curry e picles. As vagens verdes são consumidas como vegetais. A farinha de vagens maduras é usada para a preparação de biscoitos e outros pratos locais. As folhas e vagens secas são colhidas anualmente para a alimentação de bovinos e ovinos, onde uma árvore adulta produz 2 a 5 kg por ano de vagens secas. Uma resina que ocorre naturalmente na árvore, conhecida como goma de mesquite, também é ocasionalmente consumida por pessoas.

Cineraria como uma árvore leguminosa tem importância na melhoria da fertilidade do solo através da fixação de nitrogênio atmosférico. A produção de queda de serapilheira para cineraria e a taxa de decomposição são consideradas as mais altas em comparação com outras árvores áridas, e que acumulam conteúdo de matéria orgânica do solo sob seu dossel, aumentam o cálcio solúvel e o fósforo disponível e diminuem o pH do solo. Portanto, os agricultores tendem a cultivar culturas sob o seu dossel para aumentar o crescimento e a produtividade de suas culturas.

A coroa de forma arredondada fornece sombra e abrigo para animais domésticos e animais selvagens durante a estação quente. É amplamente utilizado no programa de estabilização de dunas devido ao seu sistema de raízes profundas que permite que a planta não concorra com a umidade e nutrientes. Ele fornece recursos de madeira de boa qualidade para construção básica e combustível para as pessoas nas regiões desérticas.

Veja também

Como Fazer Mudas de Hibisco por Estaquia?

As plantas e flores têm diversos usos possíveis na civilização mundial, havendo diferentes formas de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *