Home / Plantas / Tudo Sobre a Flor Amor-Perfeito: Características e Nome Cientifico

Tudo Sobre a Flor Amor-Perfeito: Características e Nome Cientifico

As flores sempre despertaram particular interesse nas pessoas, seja pela sua beleza que encanta a muitos, seja pelo seu aroma que costuma ser muito bem apreciado em qualquer lugar. O fato é que quase todas as pessoas gostam de ganhar flores, por exemplo, não importando sequer o gênero ou a idade.

No passado, a prática de dar flores a alguém era muito utilizada para estabelecer uma relação inicial cordial e amistosa com a pessoa que está conhecendo, além de a beleza e raridade da flor escolhida servirem para analisar o status de quem oferece o artefato. Logo, quanto mais bela e rara era a flor, mais posses e boas condições financeiras a pessoa provavelmente teria.

Uma das primeiras “bolhas” econômicas de que se tem notícia, por exemplo, envolveu uma flor. Mais precisamente, as tulipas na Holanda durante o século XVII. De forma resumida, o que acontece é que as pessoas admiravam muito as tulipas na Holanda e pagavam altos valores para ter a planta na época de colheita, já que o item era raro e só poderia ser colhido uma vez ao ano.

Só que as tulipas logo viraram alvo de especulação financeira, em um caso muito parecido com o que frequentemente acontece atualmente no mercado financeiro. Ou seja, o interesse demasiado foi tão inflado que fez o valor real das tulipas serem supervalorizados. No fim das contas, muitas pessoas perderam até mesmo tudo que tinham pelo investimento feito nas tulipas.

O caso, embora longínquo, sintetiza de forma muito clara a importância das flores para as pessoas no passado. Porém, essa importância não ficou presa apenas aos dias mais distantes.

Assim, a relação do homem com as flores mudou muito ao longo do tempo, mas uma coisa que permanece viva até os dias atuais é a essência de fascínio do ser-humano em relação a muitas plantas.

Flor Amor Perfeito Características

Seja ao usar o aroma das flores na fabricação de artefatos de beleza, seja para utilizar os óleos naturais presentes nessas plantas ou até mesmo utilizar o cheiro delas como aromatizante natural, as flores ocupam espaço muito importante na sociedade contemporânea e nada indica que essa posição poderá ser alterada durante as próximas décadas.

Conheça a Flor Amor-Perfeito

Dessa forma, uma das plantas mais valorizadas em qualquer país é a flor amor-perfeito, que varia entre diferentes cores e pode ser encontrada em muitos estilos distintos. O amor-perfeito costuma exibir o seu colorido ao longo de todo o ano, já que não possui época específica para florescer e costuma dar brotos quase sempre.

As opções de cores são enormes e quase infinitas, havendo centenas de possibilidades para quem deseja adquirir uma planta dessa. Laranja, roxo, dourado, preto, azul, branco e lilás são apenas algumas das cores disponíveis quando se fala na flor amor-perfeito.

A flor é muito usada para atrair animais, já que possui cores fortes, coloridas e muito chamativas. As abelhas e os pássaros, por exemplo, fazem essa distinção entre cores chamativas ou não para realizar a polinização ou simplesmente pousar. Assim, a amor-perfeito é indicada para a atração desses animais.

Veja abaixo mais informações e características da flor amor-perfeito, tida como uma das mais belas do mundo, além de conhecer o nome científico da planta e aprender os detalhes mais apropriados para o cultivo da bela flor.

As Características da Flor Amor-Perfeito

A flor amor-perfeito atende cientificamente pelo nome de viola tricolor, já que muitas dessas flores têm três cores em destaque que criam um contrasta muito bonito entre si. A planta é de pequeno porte e não chega a ultrapassar os 30 centímetros de altura, sendo assim muito indicada para o cultivo em qualquer lugar, visto que a flor consegue se desenvolver sem necessitar de espaços enormes ou muito bem arejados.

Ademais, como mais uma prova de resistência, a flor amor-perfeito consegue florescer e se desenvolver plenamente mesmo quando em solos ácidos e até mesmo inclinados, indicando muito bem como é fácil realizar o plantio e o cultivo dessa planta.

Tal qual muitas outras flores, a amor-perfeito também é usada para a elaboração de cosméticos e de itens da linha de perfumaria, já que possui um aroma muito saboroso e pode ser cultivada em condições não muito complicadas. As espécies de amor-perfeito que vemos hoje nas casas e nos jardins particulares são, em sua maioria, produto de cruzamentos e não refletem exatamente as mesmas características naturais da amor-perfeito.

Com os cruzamentos, por exemplo, a flor deixou de ser apenas tricolor e começou a ter apenas duas ou até mesmo apenas uma cor predominante, além de outras características físicas terem sido alteradas.

A amor-perfeito, ainda assim, pode ser cultivada de maneira muito fácil em vasos dentro da casa ou em jardins, mais exposta às condições do clima. A flor se adapta bem aos dois cenários e não possui restrições em relação ao tipo de ambiente – se cuidada em vaso ou se em ambiente aberto de jardim.

Como Cultivar a Flor Amor-Perfeito

Como já foi dito, o cultivo da flor amor-perfeito não é difícil e pode ser realizado em diferentes regiões do Brasil, já que a planta suporta muito bem as distinções climáticas. Em geral, as pessoas costumam fazer o cultivo em jardineiras ou vasos de qualquer tamanho. O local não precisa ser necessariamente muito ensolarado, mas é ideal que a planta pegue ao menos algumas horas de sol ao longo do dia.

Apesar de se desenvolver e dar flores ao longo de todo o ano, a amor-perfeito prefere o outono e, naturalmente, a primavera para se desenvolver, ofertando menos frutos ao longo do inverno.

A Flor Amor-Perfeito é Comestível?

A flor amor-perfeito, assim como a violeta, pode ser ingerida e é bastante usada para compor o prato em saladas. Ademais, a flor ainda serve de decoração em alguns doces e chama a atenção no prato pelo colorido que entrega e pela beleza que oferece.

Apesar disso, não é muito comum que a amor-perfeito seja consumida no Brasil, já que a população brasileira em geral não possui o histórico de utilizar flores para compor pratos.

Veja também

Tabela De Ciclo Da Soja Precoce

A soja precoce, basicamente é uma variedade que desenvolve o ciclo entre o plantio e a colheita em um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *