Home / Plantas / Como Plantar e Fazer Muda de Crisântemo

Como Plantar e Fazer Muda de Crisântemo

Você já conhece a planta crisântemo? Ela é considerada uma planta milenar, pois o seu cultivo é praticado há milhares de anos nos países asiáticos.

O nome crisântemo vem do grego, e seu significado é “flor de ouro”. É considerada também uma das plantas nobres da China, ficando ao lado de plantas como o bambu, a orquídea e a ameixeira. Começou a ser cultivada na China há mais de 2.500 anos e até hoje é muito respeita e querida.

Uma das lendas mais famosas sobre essa planta fala que se você colocar apenas uma pétala da flor em uma taça de vinho, ela irá trazer uma vida saudável e muito próspera. No século XVII o crisântemo foi levado para o ocidente, aumentando assim, ainda mais, a sua fama.

Além de produzir flores muito belas e elegantes, o crisântemo também possui propriedades benéficas para a nossa saúde e nosso bem-estar.

Hoje, você irá aprender sobre as principais características dessa planta, e também onde encontrar, e uma vez encontrada, como plantar e fazer mudas.

Características

O crisântemo pertence à família Asteraceae. Seu nome científico é Chrysanthemum, e pelo mundo, existem cerca de 100 ou mais espécies com mais de 800 variedades.

Com um porte herbáceo, pode chegar a uma altura de até 1 metro. E essa planta produz flores durante o ano inteiro.

Suas folhas podem ser dobradas ou então simples, e com cores e formas e tamanhos muito variados. A flor do crisântemo possui um estilo campestre, ou seja, de campo, e sua aparência é considerada muito elegante e majestosa.

Crisântemo Rosa Característica

Sua classificação científica geral se dá da seguinte forma:

  • Nome cienífico: Chrysanthemum
  • Reino: Plantae
  • Clado: angiospérmicas
  • Clado: eudicotiledóneas
  • Ordem: Asterales
  • Família: Asteraceae
  • Gênero: Chrysanthemum

O crisântemo viajou por alguns lugares antes de chegar no ocidente. No ano 400 d.C. alguns budistas levaram a planta da China até o Japão. Quando chegou lá, ela foi comparada com o nascer do sol, e por isso, se tornou um símbolo muito conhecido no Japão, com o trono do imperador, inclusive, ficando conhecido como “Trono do crisântemo”.

Durante o século XVII, o crisântemo chegou na Europa, e foi graças ao botânico e taxinomista chamado Carlos Lineu, que ela recebeu o nome crisântemo. Ele usou as palavras gregas “chrysoys”, de dourado, e juntou com anthemon, que significa flor, ficando então “flor dourada” ou “flor de ouro”.

No Japão essa planta também é conhecida como: crisântemo-da-China, monsenhor e crisântemo-do-Japão.

Onde Encontrar

No Brasil, o crisântemo chegou no início do século passado junto com os imigrantes japonese que vieram em massa para o nosso território.

A partir de então, ela começou a ser muito disseminada. E, hoje, é possível encontrar essa planta para vender nos principais mercados brasileiros.

A maior parte dos crisântemos encontrados para venda no Brasil tem origem japonesa, no entanto, há também alguns pomares e cultivares com origem europeia, que foram tragas por holandeses que passaram a morar aqui.

Então, caso você queira plantar ou comprar um crisântemo, é recomendável encontrar mercados, floricultoras e até mesmo site de vendas de sua confiança.

Para que não haja problemas na plantação, cultivo e manejo dessa planta tão especial, agora você também irá aprender como plantar e fazer muda de crisântemo.

Como Plantar

O crisântemo pode ser plantado tanto em forma de semente ou de muda. Depende da sua preferência, e também do que você conseguir comprar.

O período mais recomendável para o plantio é entre o fim do verão e início de outono. Essa planta é considerada de dia curto, ou seja, sua floração acontece quando a noite dura mais que o dia. Normalmente, plantas desse tipo floresce durante o verão, outono e, às vezes, inverno.

Uma vez plantada, o crisântemo anão pode alcançar 30 centímetros de altura, e quando se trata das arbustivas, podem chegar a 1,30 metros.

O solo ideal para o plantio do crisântemo é fértil, arenoso e tem um pH entre 6.0 e 7.0. Gosta de bastante calor e também de bastante umidade. A temperatura ideal para essa planta varia entre 18 até 25°C.

Os principais locais onde o crisântemo pode ser plantado é em canteiros, vasos ou então jardins.

Quanto aos cuidados com a planta, os principais são: realizar adubo cerca de 30 dias após o plantio. Regar 2 ou 3 vezes durante a semana na época de mais calor, mas com o cuidado de não encharcar a planta, para evitar o risco as raízes e as hastes apodrecerem, e também retirar as folhas velhas, para que a sua floração seja prolongada e a planta fortalecida.

As flores vão se abrir por completo cerca de duas semanas depois. O corte pode ser feito 13 semanas após o plantio.

Como Fazer Muda

A estação mais recomendada para se fazer as mudas é na primavera. Um pouco antes de fazer o corte, leva a planta para um ambiente interno que seja fresco.

Suas mudas podem ser retiradas nas ponteiras das plantas principais, com quatro centímetros, se no caso for para vaso pequeno ou jardim; para vaso normal é recomendável cinco centímetros e seis centímetros para corte normal.

O ideal é que as mudas sejam sempre compradas em locais de boas referências, ou que as mudas sejam feitas por pessoas qualificadas para que a planta também nasça com qualidade.

No início, as mudas são tratadas com alguns reguladores de crescimento, então use a iluminação das noites por 2 até 4 semanas.

As mudas devem permanecer em um local iluminado até que as suas raízes sejam criadas, porém não é recomendável a luz solar direto no corte. Então, o local ideal, é próximo de uma janela que o sol não bate de forma direta.

Após quatro semanas, as raízes devem começar a aparecer, e aí pode-se replantado em vasos individuais.

Então, após criarem raízes, as mudas podem ser levadas para algum ambiente externo. Para que os cortes fiquem parados, pode-se usar espeto de churrasco ou estacas finas.

Pronto, agora você já sabe como plantar o crisântemo e até mesmo como fazer mudas. O que está esperando para comprar já a sua semente e começar a plantar? Deixe nos comentários caso você conheça alguma dica especial.

 

 

 

Veja também

Nectarina Sunlite: Características, Nome Científico, Muda e Fotos

A nectarina é uma fruta muito apreciada no Brasil e possui algumas variedades. Neste artigo, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *