Home / Animais / Cores do Schnauzer: Preto, Branco e Prata com Fotos

Cores do Schnauzer: Preto, Branco e Prata com Fotos

Os cachorros, pela variação de raças, podem ter detalhes muito diversos entre si. Dessa maneira, é muito comum que cães apresentem modos de vida completamente opostos, anda que criados de maneira semelhante. Logo, dentro do universo de cachorros, há aqueles que se adaptam melhor a locais pequenos, como também as raças que necessitam de grandes espaços para correr e brincar.

No caso do schnauzer, esse tipo de cão pode fazer ambas as coisas. Isso porque o schnauzer pode ser encontrado em versão miniatura, mas também em porte médio e grande. Dessa maneira, mesmo que o schnauzer grande nem seja tão alto assim, com cerca de 60 centímetros, o certo é que esse animal possui características bastante amplas.

Isso chega também às cores, pois o schnauzer pode apresentar variações muito importantes no tom da sua pelagem. Portanto, encontrar um schnauzer preto, branco ou prata na rua pode ser algo comum, pois as três cores são muito populares para a raça. Em alguns casos, o animal pode até possuir misturas de cores, como o schnauzer preto e prata ou o cão chamado de sal e pimenta. Há ainda algumas subpelagens para cada tipo de cachorro da raça, já que o preto pode ter tons mais ou menos fortes, assim como o cinza.

Cores do Schnauzer

O schnauzer é um animal de cores muito variantes, que pode ter uma série de mudanças de animal para a animal.

Dessa maneira, não há muito bem uma definição correta de tom de pelagem para o bicho. O mais natural é que o schnauzer seja preto, prata ou branco – ou, então, tenha misturas dessa cor. Porém, em alguns casos o schnauzer pode ser marrom em tons claros ou mesmo adotar misturas anormais – como prata em conjunto com o preto. Algo muito interessante sobre o schnauzer é que, independentemente do tipo de coloração da sua pelagem, esse animal deve ter uma máscara preta.

Assim, mesmo as versões cinzas ou brancas do schnauzer possuem detalhes escuros na região da face, dando o sinal claro de que o animal é uma raça pura e não uma mescla. Além disso, o cachorro deve ter a popular e famosa barba de schnauzer, tão comum em animais dessa raça. Caso o cão não tenha a barba, é muito provável que não seja um schnauzer verdadeiro; a única explicação seria o dono ter cortado essa barba, mas isso é improvável.

Schnauzer Miniatura

O mais interessante sobre o schnauzer é que esse animal possui três tipos muito bem definidos, divididos a partir do seu tamanho. Logo, há o schnauzer miniatura, o cão de porte médio e também aquele grande. Portanto, existem algumas diferenças entre esses animais que vão muito além do tamanho puro e simples.

A versão miniatura, por exemplo, pesa cerca de 8 quilos e chega aos 35 centímetros. O mais comum é que cachorros desse tipo tenham a pelagem prateada, embora o branco também seja muito popular entre os pequenos cães da raça schnauzer. A barba do animal é muito destacada, já que seu corpo pequeno faz com que a barba tenha ainda mais a atenção de quem observa. O cão é de fácil adestramento e tido como inteligente, embora as outras duas versões do schnauzer sejam mais inteligentes ainda.

Um schnauzer miniatura pode chegar aos 15 ou 16 anos em alguns casos e não costuma apresentar grandes problemas de saúde ao longo da vida. Mesmo os problemas relacionados à má postura, muito comuns em cachorros de todos os tipos, são incomuns para a menor versão do schnauzer. Logo, cuidar de um cachorro dessa subraça é bem simples.

Schnauzer Original

O schnauzer médio é também chamado de schnauzer original, já que esse animal foi o responsável por gerar os outros tipos – o gigante e o anão. Assim, o schnauzer original é tido como um animal muito inteligente, fácil de treinar e que sabe se adaptar às situações. Embora o schnauzer miniatura seja mais comum em casas e apartamentos, até mesmo por questão de tamanho, o schnauzer médio possui muitos exemplares espalhados por todo o mundo.

Schnauzer Original
Schnauzer Original

O cachorro pode chegar aos 20 quilos, podendo alcançar os 50 centímetros de altura. Um schnauzer original pode viver até os 16 anos, pois também apresenta boa saúde e não costuma ter tantos problemas relacionados à coluna – o schnauzer gigante sofre muito mais com tais dificuldades. A barba também é muito avantajada no schnauzer médio, tal como acontece na versão pequena.

Preto e prata são as cores mais comuns de ver no animal, que muitas vezes também possui uma mistura entre prata e branco, dando uma mescla muito interessante. O cão médio costuma ser menos agressivo que o pequeno, embora goste de carinho na mesma proporção e também seja muito brincalhão. O ideal mesmo é ter bastante espaço para brincar com o cachorro dessa raça.

Schnauzer Grande

O schnauzer gigante pode chegar aos 65 centímetros de altura em suas maiores versões, embora o mais comum seja um pouco menos. Esse animal é a maior versão do schnauzer e possui diversas semelhanças com os outros, mas também algumas distinções muito importantes. Para começar, o schnauzer gigante pode apresentar problemas de coluna com uma facilidade incrível.

Schnauzer Gigante
Schnauzer Gigante

Dessa forma, é muito importante estar sempre próximo do veterinário, pois o profissional será capaz de antever futuros problemas. Muito inteligente, o schnauzer grande é tido como um dois 30 cães mais espertos do mundo, capaz de assimilar muito bem o que é ordenado. Portanto, se você quiser treinar o seu schnauzer gigante, saiba que o cachorro entenderá muito bem e responderá de forma positiva; ao menos, esse é o cenário esperado.

O tempo médio de vida gira ao redor dos 12 anos, embora muitos exemplares cheguem aos 15 anos. Podendo pesar até 50 quilos quando macho, o schnauzer grande precisa de mais espaço para circular e brincar. Portanto, é fundamental que você ofereça o espaço mínimo para o cachorro se divertir. A cor preta é a mais comum para os cachorros da raça, muito mais difundida e popular do que o branco, por exemplo. Assim, em geral o schnauzer gigante costuma ser preto, sem manchas de outras cores.

Veja também

Alimentação do Dachshund: o Que Eles Comem?

O nome dessa raça é Dachshund, mas muitos chamam de salsichinha ou salsicha. É uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *