Home / Plantas / Quais São os Benefícios do Broto de Bambu?

Quais São os Benefícios do Broto de Bambu?

O bambu é originário natural da Ásia, e que pode ser encontrado em países como Índia, Nepal, China, Filipinas, Japão, Indonésia, Vietnã e também na Uganda. Quando se fala de brotos de bambu, muitas pessoas não sabem, mas eles podem ser utilizados em nossas dietas, pois têm elevado valor nutritivo.

Para saber mais sobre os benefícios do broto de bambu e suas características, continue lendo e descubra tudo aqui.

Nutrientes Presentes no Broto de Bambu

O broto de bambu possui muitas vitaminas importantes para o nosso organismo. As vitaminas do complexo B são algumas delas. Elas desempenham um papel muito importante em nosso sistema nervoso, prevenindo doenças cerebrais, como é o caso do Alzheimer, por exemplo; ajudando na memória, e combatendo o envelhecimento precoce das células do nosso corpo.

Nos países asiáticos, é bastante comum consumir esse alimento, pois ele tem uma textura bem crocante. O favorito dentre as espécies é o bambum takenoko que, além de tudo, é um alimento com baixa caloria, e com uma quantidade bastante significativa de nutrientes. Ele é muito usado em dietas para quem quer emagrecer, ou mesmo para ter uma alimentação mais saudável.

O broto de bambu também possui propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas. Além de também fortalecer o sistema imunológico e combater o colesterol.

Para exemplificar, uma bandeja com 100 gramas de broto de bambu fresco possui apenas 20 calorias. E, nessa mesma quantidade, há apenas 2,5 gramas de açúcar. Esse valor é bem menor que existente em várias frutas.

Na quantidade de gordura, os brotos de bambu também têm várias vantagens. A cada 100 gramas, há somente 0,49 g de gorduras, o que é muito bom para quem tem colesterol alto.  Além do mais, ele também contém fitonutrientes e fitoesteroides, que ajudam a evitar doenças cardiovasculares.

O broto de bambu também é rico em fibras. Na mesma quantidade de 100 gramas, o esse alimento possui entre 6 a 8 gramas de fibras, o que é ótimo para o intestino, pois ajuda no seu bom funcionamento, além de também combater o colesterol, reduzindo os riscos de um câncer color renal.

Consumir o broto de bambu fará um bem enorme para a saúde! Na China, que é o seu país de origem, esse alimento é muito consumido. Inclusive, ele já faz parte da dieta diária da população.

Broto de Bambu na Medicina

Como se não bastasse, o broto de bambu também é muito usado na medicina. Nos países orientais, acredita-se que a planta é muito eficaz para:

  • Limpar feridas
  • Contra problemas estomacais, como a úlcera, por exemplo
  • Vermes intestinais
  • E até para combater também mordidas de cobras e escorpiões graças às suas propriedades anti-inflamatórias.

De acordo com algumas crenças, o chá de broto de bambu pode causar contrações uterinas. Por esse motivo, várias mulheres tomam em seu último mês de gravidez.

Broto de Bambu
Broto de Bambu

Broto de Bambu na Culinária

No Brasil, não era tão comum se alimentar com broto de bambu. Porém, o seu uso na culinária está se tornando cada vez mais comum, fazendo com que o uso dessa iguaria se torne cada vez mais interessante.

Já existem restaurantes que aderiram pratos com o broto de bambu, como tortas, recheios de pastéis, saladas, purês e até suflês, que são usados como acompanhamentos de vários pratos. Além do mais, o broto de bambu em conserva também é outra opção cada vez mais comum.

Porém, uma das formas mais comuns de usar esse alimento é no preparo de salada asiática, que possui vários tipos e formas de fazer, com receitas que variam conforme os costumes e gostos de cada região. Uma das opções é a salada de broto de bambu, com milho, agrião, salada de arroz e os brotos de bambu.

Também existem yakisobas e saladas chinesas, que usam alguns brotos de bambu em conserva fatiados, cebolinha, alho picado, suco de limão com soja e molho de pimenta.

Broto de Bambu Para os Cabelos

O broto de bambu também tem proteínas que ajudam na saúde dos cabelos. Devido à sua enorme capacidade de nutrição, existem muitos produtos que usam o broto de bambu em sua composição, como shampoos, condicionadores, ampolas e máscaras de hidratação. Esses produtos contêm substâncias extraídas do broto de bambu, com muitos nutrientes capazes de ajudarem na reconstrução dos fios.

Com suas propriedades nutritivas, ele prepara o cabelo deixando os fios mais macios, saudáveis e protegidos de agressões do dia a dia, como o sol, oleosidade e até química, ajudando o cabelo a crescer mais rápido e bem mais bonito.

Por ser um nutriente natural, os produtos à base do broto de bambu são muito recomendados por vários especialistas. A proteína do bambu protege os fios, repondo as suas vitaminas e proporcionando mais brilho para os cabelos.

Broto de Bambu Para os Cabelos
Broto de Bambu Para os Cabelos

Hidratação Caseira Com Broto de Bambu

A hidratação é simples. Você pode fazer em casa mesmo e obter ótimos resultados. A hidratação de broto de bambu é indicada para quem está com os fios finos e quebradiços, pois os nutrientes da planta irão repor a massa e devolver a oleosidade natural dos fios.

Para essa receita capilar à base de broto de bambu, é necessário usar um shampoo anti resíduos, que irá remover todas as impurezas do couro cabeludo. Logo após, você deve adicionar o creme de hidratação à base de broto de bambu.  Misturar e aplicar por todo o comprimento do cabelo, até as pontas, deixando sempre um espaço entre o couro cabeludo para que não fique oleoso ou poroso.

Feito isso, massageie o fio e deixe agir por cerca de 20 minutos. Para um melhor resultado, use uma touca de alumínio. Enxaguar, condicionar e finalizar os fios como de costume.

Também existem shampoos próprios para hidratação feitos a partir do broto de bambu. Ele garante um cabelo bastante saudável, pois sua fórmula é rica em aminoácidos e sais minerais, que também ajudam na reconstrução do cabelo, hidratando e revitalizando os fios para que eles fiquem mais saudáveis.

As fibras do bambu são excelentes para a reconstrução capilar após um procedimento químico, pois os aminoácidos selam os fios. Com os nutrientes do broto de bambu, os fios estarão sempre brilhosos, pois os ativos presentes em sua fórmula protegem os fios, retendo a água e mantendo a sua lubrificação natural, evitando o ressecamento e a chance de ter porosidade.

Desta forma, os cabelos estarão protegidos, e com mais chances de crescerem sedosos e mais fortes. Os produtos à base de broto de bambu podem ser usados por qualquer tipo de cabelo.

Veja também

Como se Faz Saião com Leite? Para que Serve?

O saião (nome científico Kalanchoe brasiliensis) é uma planta medicinal que também pode ser conhecida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *