Home / Plantas / Jasmim Sambac: Como Cuidar, Fazer Mudas e Características

Jasmim Sambac: Como Cuidar, Fazer Mudas e Características

O cultivo de plantas é uma atividade que ajuda principalmente a acalmar as pessoas e também a desenvolver uma maior noção sobre o funcionamento da natureza, já que na grande maioria das vezes as pessoas que começam a cultivar não possuem uma noção assim tão grande sobre plantas e com o passar do tempo se tornam bem melhores no assunto.

O jasmim sambac é uma flor que vem ganhando cada vez mais visibilidade por conta de sua beleza e, justamente por esse motivo, também vem gerando mais dúvidas na cabeça das pessoas que não sabem exatamente como um cultivo de jasmim funciona.

Portanto, neste artigo resolvemos te ajudar a entender essa planta de uma maneira mais confusa. Assim, continue lendo até o final para descobrir as características dessa planta, como fazer para cuidar dela, como é possível fazer mudas e também conhecer diversos nomes populares pelos quais essa flor pode ser chamada.

Como Cuidar Da Jasmim Sambac

Entender como cuidar de uma espécie específica é essencial para que a sua planta seja cada vez mais forte e também cresça muito bonita. Por isso, vamos ver agora alguns tópicos que podem te ajudar a cuidar da jasmim sambac de maneira menos complicada.

  • Luminosidade

A luz é essencial para o crescimento de qualquer espécie vegetal, já que sem ela não existe o processo de fotossíntese. Nesse caso, podemos dizer que a sambac é conservada em luminosidade plena, o que significa que ela pode ficar exposta direto ao sol, mesmo conseguindo tolerar meia sombra.

  • Fertilização

A fertilização do solo para essa variedade deve ser feita utilizando matéria orgânica que você pode encontrar até mesmo em sua casa. No caso de fertilizações realizadas periodicamente com NPK, você com certeza terá muitas flores nascendo.

  • Temperatura

Essa é uma planta que está acostumada a temperaturas amenas, o que significa basicamente que um tempo muito frio pode fazer mal para ela assim como um tempo muito quente com certeza fará mal. Por isso, é interessante deixá-la sempre confortável quanto a isso.

Portanto, agora você sabe mais dicas de como cuidar do seu jasmim sambac de uma maneira mais simples e menos complicada. Depois de seguir essas dicas conte para a gente como o seu jasmim ficou com o passar do tempo, pois queremos saber exatamente!

Como Fazer Mudas De Jasmim Sambac

Saber fazer mudas das espécies que você está cuidando é muito importante principalmente quando levamos em consideração que muitas pessoas pedem mudas e também que algumas pessoas decidem fazer mudas de suas plantas para vender.

Assim, vamos te ensinar agora a fazer mudas de jasmim sambac de uma maneira mais simples e prática.

Em primeiro lugar, você precisa de uma pá para que consiga cavar a raiz da planta de uma maneira mais simples. Isso ocorre no caso de uma muda que está sozinha no solo, mas se você tiver vários jasmim perto uns dos outros, a melhor opção é cortar o caule que você quiser replantar na diagonal com uma tesoura própria para isso.

Mudas De Jasmim Sambac
Mudas De Jasmim Sambac

Em segundo lugar, pegue um vaso maior para que a planta tenha espaço para crescer e coloque a terra e o substrato já rico em NPK, então coloque a muda de jasmim sambac na terra e coloque terra por cima de forma que ela fique bem estabilizada.

Por fim, regue sempre até que a sua planta comece a crescer de maneira bem saudável e você possa fazer ainda mais mudas com ela para as mais diversas finalidades, já que assim você terá a chance de testar nossas dicas com a planta mais uma vez.

Características da Jasmim Sambac

Jasmim Sambac no Vaso
Jasmim Sambac no Vaso

Saber cultivar é importante assim como saber fazer mudas, mas algo também importante que muitas pessoas deixam de lado é o estudo sobre as características gerais da planta. Esses estudos são essenciais porque por meio deles conhecemos mais a espécie, por isso, leia a lista de características da Jasmim Sambac que preparamos:

  • A planta possui coloração branca com miolo amarelo claro e exatamente por isso possui tons bem claros e delicados;
  • Apesar de delicada, a verdade é que sua muda pode crescer bastante chegando a medir até 3 metros de altura quando bem cuidada;
  • Essa planta tem origem no Oriente Médio, e por esse local ser bem quente é exatamente por isso que podemos dizer que ela está adaptada ao sol pleno;
  • As flores de jasmim sambac são conhecidas por serem muito cheirosas e com o passar do tempo podem possuir tons mais rosados;
  • Na China essa planta é muito popular porque ela serve para dar um maior cheiro a uma bebida típica da China: o chá de jasmim;
  • Apesar da aparência delicada da flor, suas folhas são verde escuras e bem grandes.

Logo, essas são algumas das características que você deve ter em mente quando o assunto é o jasmim sambac!

Nomes Populares

Por fim, podemos dizer que a jasmim sambac não é sempre conhecida dessa forma; isso porque essa planta possui diversos nomes populares e, consequentemente, é chamada de diferentes formas ao redor de todo o mundo e também dentro do Brasil.

No nosso caso brasileiro podemos dizer que essa espécie possui 4 nomes populares diferentes e são eles: jasmim árabe, jasmim sambac, mosqueta e bogari, sendo que todos eles são utilizados na Língua Portuguesa e variam de acordo com a região que estamos levando em consideração.

É justamente por conta da variedade existente de nomes populares que devemos aprender mais sobre os nomes científicos, já que uma planta pode ser ao mesmo tempo chamada de jasmim árabe e de bogari, o que pode levar a um número bem grande de confusões entre as espécies.

Logo, isso é tudo que você precisa saber sobre a jasmim sambac! Agora é hora de colocar nossas dicas em ação e cultivar o jasmim mais bonito de todos para então conseguir fazer mudas lindas também por meio das nossas dicas.

Você gosta muito de cultivar plantas e quer aprender sobre outras espécies antes de ir fazer sua plantação? Confira aqui então este artigo: Como Cuidar da Flor Maria-Sem-Vergonha, Fazer Mudas e Podar

Veja também

Tudo Sobre Jasmim Manga: Características e Nome Científico

O jasmim manga encontrou no Oriente (especialmente na Índia) um lugar de proeminência. Para budistas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *