Home / Plantas / Classificação Técnica das Hortaliças

Classificação Técnica das Hortaliças

Segundo a Resolução – CNNPA nº 12, de 1978 da ANVISA, “hortaliças” são plantas herbáceas das quais uma ou mais partes são utilizadas como alimento na sua forma natural. A mesma divide as hortaliças em:

  • verduras,
  • legumes,
  • tubérculos
  • rizomas (caule em formato de raiz, frequentemente subterrâneo, rico em reservas de nutrientes e que se caracteriza pela capacidade de emitir novos ramos, presente em numerosas plantas, como, a bananeira e o gengibre).

As hortaliças pertencem ao grupo de vegetais cultivados em horta, sendo que as partes como raízes, caules, folhas, flores, frutos e sementes, são consumidas como alimento.

Classificação das Hortaliças

Quanto a sua forma de consumo, as Hortaliças classificam-se em:

Hortaliças Tuberosas

Neste tipo de hortaliças as partes consumidas crescem dentro do solo. Fazem parte deste grupo os bulbos como a cebola e o alho, tubérculos como cará e batata-doce, raízes tuberosas como as cenouras e beterrabas, e como os rizomas e inhames.

Hortaliças Herbáceas

Esta classificação de hortaliças compreende vegetal cujas partes consumidas estão acima do solo. No grupo das herbáceas encontramos as folhas de alface, almeirão, taioba, repolho; talos e hastes de aipo, aspargos e funcho; e flores como a couve-flor, alcachofra e brócolis.

Hortaliças Fruto

Nesta categoria de hortaliças, podemos citar todos os vegetais cujas partes aproveitáveis para o consumo são os frutos. Estão no grupo de hortaliças frutos: as melancias, os quiabos, as ervilhas, os pimentões, os tomates, os jilós, entre outros.

E quem diria melancia no mesmo grupo que quiabo e pimentão!

Existe ainda uma classificação que é bastante usada e que dividem as hortaliças em dois grupos:

  • verduras as partes comestíveis de vegetais como folhas, flores e hastes.
  • legumes são vegetais que as partes consumidas e apreciadas são os frutos, as sementes e partes que crescem no solo como a mandioca.
    Pé de Mandioca
    Pé de Mandioca

O consumo de hortaliças é indispensável na alimentação, pois são alimentos reguladores e fontes de vitaminas, minerais, nutrientes que mantém a saúde e o equilíbrio do organismo, além de mantê-lo em seu pleno funcionamento.

Hortaliças como cenoura, abóbora, almeirão, brócolis, e muitos outros são fontes de Vitamina A, que é essencial para a visão e para a pele.

Espinafres, couves, pimentão verde, são ricos em Vitamina C, que é responsável pelo combate às infecções e no processo de cicatrização.

E não é só isso, além de todas as vitaminas e minerais presentes nas hortaliças, uma grande quantidade de compostos bioativos que auxiliam no combate e prevenção de doenças, é o caso do licopeno que está presente no tomate, na melancia, entre outros, e que possui propriedades anticancerígenas e antioxidantes.

Claro que não poderiam faltar as fibras, tão valiosas e fundamentais para proteger a flora intestinal, ajudando na eliminação de toxinas, e uma série de outros benefícios.

Entre os minerais encontrados nas hortaliças, não podemos esquecer  do ferro, cálcio, potássio e magnésio.

Pesquisas Apontam que Poucos brasileiros Seguem a Recomendação da OMS

Praticamente todas as verduras e legumes são fontes de vitaminas, minerais e fibras. Destacando-se a vitamina C, vitaminas do complexo B, vitamina A (betacaroteno), presente nos vegetais amarelo e alaranjados.

ONúcleo de PNES (Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde) da USP, realizou pesquisas nas capitais dos 26 Estados do País e no Distrito Federal, divulgando o resultado em abril de 2008.

As pesquisas mostram que apenas 17,7% da população brasileira atende às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), em fazer cinco refeições diárias.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças que mais matam são aquelas adquiridas pela falta do consumo de alimentais naturais e sem agrotóxicos.

Este índice é alarmante, pois o Brasil é um dos maiores exportadores de vegetais do mundo.

Os vegetais apresentam muito mais do que nutrientes: as substâncias existentes nesses vegetais ajudam na prevenção e controle de doenças. Seus componentes ativos, somadas aos compostos nutricionais dos grãos, frutas e vegetais, trazem inúmeros benefícios à saúde de todos.

Os benefícios vão desde a prevenção de um simples intestino preso até a prevenção de certos tipos de cânceres, doenças cardiovasculares, diabetes, diverticulite e catarata, entre outras doenças.

Sucos Detox

Algumas misturas de hortaliças e frutas que combatem doenças, aliás, eles servem como sucos desintoxicantes ou como preferem chamar, suco detox.

Suco de abacaxi com funcho

2 rodelas grossas de abacaxi, 2 talos de funcho (erva doce), suco fresco de 1 limão, 2 colheres (sopa) de linhaça germinada. Bata tudo no liquidificador e sirva beba imediatamente.

Laranja com miolo de abóbora

2 a 3 colheres (sopa) daquele miolo gelatinoso da abóbora junto com a semente, 3 laranjas descascadas com a entrecasca, suco fresco de 1 limão. Bata tudo no liquidificador, coe na panela furada e beba imediatamente.

Essa receita é um laxante natural. (panela furada é a forma de chamar um pedaço de voil e usá-lo como coador)

Maçã e pepino

2 maças sem sementes, 1 pepino inteiro com casca, suco fresco de 1 limão. Bata tudo no liquidificador e beba imediatamente.

Sucos de Hortaliças

Repolho, cenoura e aipo

¼ de repolho pequeno, 2 cenouras, 2 talos de aipo, 1 limão descascados deixando a entrecasca. Passe tudo pela centrífuga e beba imediatamente.

Coquetel contra obesidade

2 talos se aipo, 1 talo de erva-doce, suco fresco e raspas de casca de 1 limão, 1 copo de água mineral gasosa ou de coco. Bata tudo no liquidificador e sirva imediatamente. Tome em jejum por 1 mês. Mude de suco Poe 15 dias e retorne por mais 1 mês.

Suco para câimbras

1 tomate (orgânico), 1 pepino com casca, 2 talos de aipo. Passe tudo pela centrífuga e beba imediatamente com o suco fresco de 1 limão.

Suco para anemia

2 a 3 folhas de couve, 1 xícara de chá de folhas e talos de espinafre, q xícara de brotos de alfafa, 1 tomate (orgânico), 1 limão descascado deixando a entrecasca. Passe tudo pela centrífuga e beba imediatamente.

Veja também

Boca-de-Leão

Flor Boca-de-Leão: Significado e Por que do seu Nome

A boca-de-leão é uma planta angiospérmica pertencente à família Plantaginaceae. Seu nome científico é antirrhinum …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *