Home / Plantas / Tudo Sobre a Flor Gazania: Características e Nome Cientifico

Tudo Sobre a Flor Gazania: Características e Nome Cientifico

Hoje vamos falar um pouco sobre outra flor cheia de beleza e curiosidades, se você ama flores, fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação.

Tudo Sobre a Flor Gazania

Nome Científico Gazania.

Essa é uma planta nativa do Sul da África, uma flor com cores muito vibrantes e possui uma variedade grande de cores.

O pseudanto dessa flor também podem apresentar cores diferentes, podem variar entre 5 e 8 cm no diâmetro, se destaca lindamente no jardim.

A Gazânia pode tranquilamente ser cultivada no seu jardim mesmo que com pedriscos, também em jardineiras, ela pode ser propagada através da estaquia e também utilizando sementes.

Características da Gazania

Gazania Laranja
Gazania Laranja

Essa planta é de pequeno porte, por esse motivo não deve ultrapassar de 10 a 30 cm de altura, ela pode chegar a 50 cm se alcançar o segundo ano de vida.

  • Como Plantar Gazânias – É uma espécie de fácil adaptação, mesmo em pequenos espaços, sejam em vasos, ou canteiros, ainda em jardineiras, desde que seja cuidada da forma correta. Fica linda quando planejada para crescer como um tapete de flores em seu jardim, mas também ótimas quando misturadas com outras espécies, desde que não sufoquem a planta com sombra.

Selecionamos algumas dicas sobre a preparação do solo, quando e como regar e muitas dicas de cultivo.

  • Solo sem Muita Frescura – Como dissemos o solo não é problema para essa espécie, mas é interessante que ele seja leve e bem drenado. É capaz de se adaptar em solo pobre, muito arenoso e salinos. A recomendação é que esse solo não seja muito arenoso, ao menos um tanto fértil, e enriquecido com matéria orgânica, o pH deve ficar dentro de 5,8 a 6,2.
  • Clima e Iluminação – É uma espécie acostumada com clima quente, por isso se desenvolve muito bem quando a temperatura está acima de 18º. Portanto, não espere que ela aguente geadas e baixas temperaturas. Controle a umidade do solo para não ficar encharcado, pois isso facilita o desenvolvimento de doenças na planta. Quando adulta, essa planta necessita de bastante luz do sol.

Como Plantar a Gazania?

Elas podem ser plantadas se utilizando de sementes, basta semear onde deseja e em uma clima propício, também podem ser utilizados sementeiras, alguns pequenos vasos ou outro local da sua escolha.

As sementes devem ser colocadas a cerca de 0,5 cm de profundidade no solo.

Essas sementes devem começar a germinar dentro do período de uma semana. Depois de 5 ou 6 semanas de vida dessa muda, ela deve ser transplantada.

Caso opte pela estaquia, basta cortar os ramos da base que serão utilizados para o plantio. Você vai plantar esses ramos onde vasos maiores, onde o solo deve ser úmido, coloque ele em um local muito bem iluminado, mas onde ela não recebe sol diretamente, pelo menos até que ocorra o enraizamento.

Muita atenção aos detalhes de espaçamento entre as plantas, recomenda-se de 15 a 50 cm, isso pode depender um pouco da altura da planta que você está cultivando, também se serão cultivadas por um período específico ou por muitos anos.

Como Realizar a Rega da Gazania?

Gazania Amarela
Gazania Amarela

No começo do crescimento dessa planta, é importante manter o solo umedecido. Já quando elas estão mais desenvolvidas, é possível que o solo seque de forma superficial entre uma rega e outra. Saiba que ela resiste bem à falta de água por períodos curtos.

Quando a Gazania Floresce?

Isso tende a variar de acordo com o clima da região:

  • Em locais de clima frio – Ela deve florescer no fim da primavera ou no verão até o início do outono;
  • Em locais de clima quente – Quando bem cuidada dentro das condições dela, é possível que esteja florida o ano inteiro.

A floração geralmente se inicia cerca de 60 a 90 dias depois de plantada, desde que o clima favoreça. Curiosamente o calátide dessa flor se fecha no período noturno, o mesmo acontece em climas nublados e escuros.

Clima e Cultivo da Gazania

É uma planta que em regiões de clima tropical ou subtropical vai florescer o ano inteiro. Já em locais onde faz muito frio, ela é cultivada anualmente.

Dicas Sobre o Plantio da Gazania

  • Caso você opte por plantar ela em um canteiro, saiba que ele precisa ser bem limpo sempre, tirando qualquer erva daninha que esteja por ali. Se optar por uma jardineira ou até mesmo um vaso, saiba que eles precisam possuir os frutos que fazem a drenagem da água.
  • Independente de como seja o solo onde você vai plantar, adicione terra, adubo e misture com areia.
  • Remexa todo o conteúdo do canteiro, jardineira ou vaso, que já esteja com a areia, abra um buraco de no máximo 15 cm. Dentro dessas covas realize o plantio de suas mudinhas.
  • Essa é uma planta que se multiplica com muita facilidade, pois ela vai se dividindo e se transformando em outras plantas. Por esse motivo, se for plantar em vaso, cuide de escolher um espaço onde ela possa se multiplicar tranquilamente.
  • Faça a rega dessa flor de maneira que o solo fique sempre úmido pelo menos nos primeiros dias, até ao menos 15 cm de profundidade, mas cuide com os excessos, somente água suficiente para ficar úmido. No momento que perceber seu crescimento, volte às regras normais de réga.

Cuidados com a sua Gazania

Saiba que os cuidados são muito simples, ela é uma planta muito resistente ao clima seco e até frio, mas alguns cuidados importantes devem ser observados para que ela floresça sempre bonita e saudável.

O jardim precisa ser renovado pelo menos a cada cinco anos. Sabemos que essa espécie tem uma expectativa de vida maior que essa, mas depois desse período ela já estará adulto e pouco gerando flores, ou nem produzindo mais. Esse é o momento perfeito para retirar uma muda, para plantá-la novamente. E uma renovação no seu jardim vai deixá-lo ainda mais vivo.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *